HOJE
Partidahistórica
Por Liga Nacional de Basquete
Recuperado da COVID-19, Alberto Bial retorna às quadras para completar 50 anos como técnico de basquete
A carreira de uma das maiores personalidades da história do basquete brasileiro faz aniversário nesta quarta-feira (02/12). Recheada de conquistas, superação e generosidade, a trajetória de 50 anos de Alberto Bial como técnico será marcada pelo seu retorno ao NBB, na partida entre Fortaleza Basquete Cearense e KTO/Caxias do Sul, após se recuperar da COVID-19. O jogo será transmitido pelo DAZN, às 17h30.
Com passagens por diversas equipes entre o começo da década de 70 e o início dos anos 2000, como Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco da Gama, Liga Angrense e Universo-Ajax, Bial comandou o Joinville na primeira edição do NBB, em 2008/2009. Após três temporadas na equipe de Santa Catarina, ele foi para Fortaleza, para ser um dos pilares da fundação do Basquete Cearense.
“Dia 2 de dezembro, dia da minha primeira partida no NBB 2020/2021, no ano que eu completo 50 anos como técnico de basquete, tem um significado estupendo. São aquelas coisas que te fazem alegre, que dá prazer, saudade e amor. Além de todo o contexto no basquete, esse também é o dia que faço 43 anos de casado. É uma partida muito importante para a minha vida, em um momento que eu estou recuperado de uma doença maligna, e posso estar de volta em uma competição tão relevante como o NBB”, declarou o treinador.
A estreia de Bial na temporada também representa o seu primeiro jogo no seu retorno ao Fortaleza Basquete Cearense. Depois de seis anos à frente da equipe, o técnico se transferiu para o Vasco em 2018 e ficou dois anos fora da equipe nordestina. Ele se mostrou satisfeito com a equipe nestes primeiros jogos de 2020/2021.
“O olhar de longe é sempre um olhar muito importante para o técnico. Pude observar muitas virtudes, como a garra, a dedicação e a superação. Achei que a nossa equipe mostrou porque o Fortaleza Basquete Cearense é um time diferente dos outros. Ele foi criado e fundado por pessoas que tem um grande amor pelo basquete. E que sabem da importância que é fazer basquete de uma forma reta, íntegra, honesta e pura. Quando eu vi todas esses valores em quadra, nesses cinco jogos, fiquei lisonjeado e muito feliz. Até porque o Espiga, que comandou a equipe, foi tremendamente generoso para comigo. Ele foi de uma magnitude que é difícil de achar em outras pessoas. Isso nos fortalece muito. Essa relação intrínseca de amizade entre nós ficou mais que evidente nesse momento de dificuldade”, contou Bial.
Atualmente, o Fortaleza BC ocupa a oitava posição do NBB 2020/2021, com duas vitórias, sobre Campo Mourão e Pato Basquete, e três derrotas. Para começar a maratona de jogos em Brasília com resultado positivo, a equipe contará com a volta do cestinha Holloway e de Sualisson, ambos recuperados da COVID-19. Segundo Bial, o embate entre Fortaleza BC e Caxias vai muito além das quatro linhas.
“Esse é o confronto que a mesmice diz que é um jogo de quatro pontos, mas é muito mais do que isso. Essa é um confronto de duas equipes, uma no polo extremo sul do país e a outra aqui em cima, no Nordeste, se confrontando no planalto central. Só isso já dá um clima na partida de um clássico. Gaúchos, sulistas, contra os nordestinos, do grande Estado do Ceará”, analisou.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.