#JOGAJUNTO

Copa Super 8

arquiteto do título

31-01-2026 | 08:10
Por Marcius Azevedo

Desde 2019 no comando do KTO Minas, Léo Costa conquista o bi da Copa Super 8 ao superar o Pinheiros e consolida um trabalho sustentado por continuidade, competitividade e ambição

Desde 2019 à frente do KTO Minas, o técnico Léo Costa construiu algo que vai além de resultados pontuais. O bicampeonato da Copa Super 8, conquistado neste sábado (31/01) com uma vitória sobre o Pinheiros no Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, é a consolidação de um projeto sustentado por continuidade, convicção e alto nível de competitividade no cenário nacional.

O triunfo diante de um Pinheiros intenso, jovem e em clara ascensão reforçou a identidade de uma equipe que entra em qualquer competição com ambição real de disputar títulos. Para Léo, a conquista simboliza exatamente isso: a força de um trabalho coletivo que atravessa temporadas, ajustes e desafios.

“É um esforço coletivo para chegar à sequência do trabalho. Agradecer à diretoria toda do Minas, ao presidente e a todo mundo que confia em mim para tentar liderar esse processo”, destacou o treinador, que já soma sete anos de protagonismo constante à frente da equipe. “São sete anos que estamos sempre brigando, batemos algumas na trave. Conquistamos hoje o segundo título de nível nacional para a instituição, algo que nos enche de orgulho.”

Léo Costa foi perfeito no plano de jogo para superar o Pinheiros. Foto: Yuri Reuters/LNB

No detalhe, no controle emocional e na leitura dos momentos-chave da final, o KTO Minas mostrou maturidade competitiva. Características que refletem diretamente a mão do treinador e a sintonia com o elenco. “Mas é muita gente envolvida. A estrutura toda que o Minas nos dá. Estamos mostrando uma equipe que entra nas competições para realmente disputar”, completou Léo Costa, valorizando o ambiente que sustenta o rendimento em alto nível.

A vitória na final da Copa Super 8 também foi um retrato do comprometimento interno, ponto frequentemente destacado pelo técnico ao longo da temporada. “O comprometimento dos atletas e de toda a minha comissão. Só tenho de agradecer por ter a oportunidade de estar junto com esses caras diariamente construindo isso”, afirmou. A felicidade pela conquista, no entanto, vem acompanhada de lucidez. “Estou muito feliz. Feliz com esse momento, mas consciente de que aumenta a nossa responsabilidade. Ficamos mais em foco para as competições que estão por vir.”

Ao longo dos anos, o KTO Minas passou por reformulações naturais de elenco, sem perder competitividade. Para Léo Costa, esse processo faz parte da dinâmica do basquete de alto nível. “Esse é um processo que acontece. Acho que o mercado também movimenta isso. Mas enfim, feliz demais com a equipe que conseguimos montar. Com o nível de comprometimento desses jogadores que chegaram”, avaliou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por NBB CAIXA (@nbb)

Mesmo longe de Belo Horizonte, o título teve sabor especial pela presença da torcida. “Não foi ao lado da nossa torcida como gostaríamos no ano passado, mas eu sei que eles estão vibrando de lá. E quem veio aqui hoje tinha um grupo que torceu ferozmente pela gente. Então agradecemos também”, disse, citando a derrota para o Flamengo na decisão da Copa Super 8 em janeiro de 2025.

No encerramento de mais uma conquista nacional, Léo Costa fez questão de voltar o olhar para o que sustenta tudo fora da quadra. Em meio à celebração, a emoção foi reservada à família, seu ponto de equilíbrio ao longo da carreira. “Esse é o meu grande talismã, meu alicerce para a vida, minha família, minha esposa Isabela, Davi e Manu, os meus filhos. Isso é para eles.”

Bicampeão da Copa Super 8, Léo Costa reafirma seu nome entre os treinadores mais consistentes do basquete brasileiro. Mais do que o troféu, o título é a confirmação de um projeto sólido, que transforma continuidade em competitividade e mantém o KTO Minas permanentemente na rota das grandes decisões.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, patrocínio Cruzeiro do Sul Virtual e Eurofarma e parcerias oficiais IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.