HOJE
Bienvenidos
Por Liga Nacional de Basquete
Conheça quem são as duas equipes argentinas, Libertad Sunchales e Atenas, que disputam o segundo quadrangular do Torneio Interligas contra Franca e Pinheiros
Começa nesta sexta-feira o segundo quadrangular da segunda edição do Torneio Interligas Brasil/Argentina. A competição será realizada em Franca e contará com a participação dos dois primeiros colocados do NBB, Vivo/Franca e Pinheiros/SKY, e o terceiro e quarto lugares da Liga Argentina, o Libertad Sunchales e o Atenas.
A missão não será fácil para as equipes brasileiras, já que ambos os clubes argentinos possuem muita tradição no basquete sul-americano e, assim como Franca, estiveram na primeira edição do Interligas.
O Libertad Sunchales é segundo clube mais antigo da Liga Argentina, atrás apenas do Boca Juniors (1905). Fundado em 25 de maio de 1910, o Libertad possui os títulos de campeão argentino (2007/2008) e bicampeão da Liga Sul-Americana (2002 e 2007). O experiente pivô Rubén Wolkowysky, campeão olímpico em Atenas 2004, e o irmão do ala do San Antonio Spurs, Manu Ginóbili, Sebastián Ginóbili, são os grandes ídolos da equipe.
Nesta temporada, no entanto, os principais nomes do time vem sendo o pivô norte-americano Robert Battle e o ala porto-riquenho Alexander Galindo. Battle possui médias de 13,2 pontos e 9,2 rebotes por jogo e Galindo é o cestinha da equipe, com 16 pontos por partida.
Além desses jogadores, o técnico da equipe também se destaca. Desde o início desta temporada, o porto-riquenho Flor Melendez está no comando do Libertad. O treinador é bastante conhecido aqui no Brasil, pois comandou o Jales (SP), o Corinthians (SP), campeão brasileiro em 1996, e o Vasco da Gama (RJ), equipe que disputou o McDonald’s World Championship, em 1999, competição em que os cariocas perderam a final para o San Antonio Spurs (NBA).
Com uma equipe sem tantas caras conhecidas como o Libertad, mas com um histórico de vitórias muito maior, o Atenas chega a Franca como o clube mais tradicional do basquete argentino. Detentor de nove títulos nacionais, alguns deles sob o comando do atual técnico da Seleção Brasileira, Rubén Magnano, e cinco títulos sul-americanos, o time de Córdoba vem bastante diferente da última edição do Interligas.
A equipe está completamente reformulada da última temporada. Os alas Diego LoGrippo e Juan Locatelli mais os armadores Juan Pablo Cantero e Juan Pablo Figueroa (hoje, no Pinheiros) não estão mais no elenco.
Além disso, o Atenas, do jovem técnico Sebastián González, vem ao Brasil desfalcado por duas peças importantes, o cestinha da equipe, o pivô norte-americano Gregory Lewis, ex-Libertad Sunchales, e o armador titular Bruno Labaque. Assim, os destaques da equipe ficam para o outro americano, o pivô James Williams, que possui médias de 12,5 pontos e 8,3 rebotes por jogo na Liga Argentina, e os alas Roberto Gabini e Matías Lescano.
O vencedor deste segundo quadrangular enfrenta o Obras Sanitárias (ARG), que venceu o Grupo A do Torneio Interligas, realizado em Mendoza (ARG), superando o Peñarol (ARG), Uniceub/BRB/Brasília e Flamengo. A decisão será no dia 21 de abril.
<strong>Confira os confrontos do segundo quadrangular do Torneio Interligas:</strong>
<strong>15/04 (Sexta-feira)</strong>
19h – Pinheiros/SKY x Libertad (ARG) – JOGO 1
21h – Vivo/Franca x Atenas (ARG) – JOGO 2
<strong>16/04 (Sábado)</strong>
19h – Vencedor J1 x Perdedor J2
21h – Vencedor J2 x Perdedor J1
<strong>17/04 (Domingo)</strong>
19h – Perdedor J1 x Perdedor J2
21h – Vencedor J1 x Vencedor J2
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca