#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Boa sorte, Renato!

01-07-2014 | 06:00
Por Liga Nacional de Basquete

Aos 36 anos de idade e 20 temporadas dedicadas somente ao basquete, ala Renato Lamas anuncia sua aposentadoria das quadras

Após dedicar 20 anos de sua vida nas quadras e disputar as seis edições do NBB, o ala Renato Lamas, que atuou com a camisa doWinner/Kabum/Limeira no NBB6, anunciou nesta terça feira, sua aposentadoria das quadras. Em carta à imprensa e ao público, Renato divulgou que finaliza seu ciclo como atleta de basquete e ainda deixou suas próprias palavras de agradecimento aos torcedores e familiares.

Renato Lamas Limeira

Um dos ídolos da torcida do Limeira, Renato é o sexto maior cestinha da história do clube (JB Anthero/Divulgação)

A carreira vitoriosa de Renato começou ainda quando criança nas categorias de base do Esporte Clube Ginástico, de Belo Horizonte, cidade natal do ala. Em 1998, quando Renato se tornou profissional, ele partiu para defender o Ribeirão Preto e foi muito feliz por lá. Conquistou o título do campeonato brasileiro de 2003, sendo eleito o melhor jogador da competição. Ainda pelo time do interior de São Paulo, Renato fez parte do elenco que comandou a  soberania de Ribeirão Preto no campeonato estadual, conquistando o título quatro vezes seguidas (2002, 03, 04 e 05).

O ala deu sequência em sua carreira vitoriosa atuando pelo Limeira em 2007, quando conquistou os Jogos Abertos do Interior, e também na temporada seguinte vencendo o primeiro título estadual da história do Limeira. Nos anos subsequentes, ele defendeu as cores  do São José/Unimed e Pinheiros/SKY, conseguindo um título estadual em cada clube. Renato também foi muito feliz com a camisa da Seleção Brasileira, conquistando o título Sul-Americano e o Pan-Americano, ambos no ano de 2003.

Renato participou das seis edições do NBB, defendo a camisa de quatro clubes: Winner/Kabum/Limeira (NBB1 e NBB6), São José/Unimed (NBB2 e NBB3), Pinheiros/SKY (NBB4) e Minas Tênis Clube (NBB5). Ao todo, o ala disputou 179 partidas no NBB, tendo médias de 8,5 pontos e 3,0 rebotes.

“Valeu muito a pena! Eu me acho um cara de muita sorte, pois tive companheiros que foram fundamentais na minha carreira, muitos amigos e muitas pessoas que compartilharam esses momentos de grande alegria”, disse Renato.

Pouco tempo depois de anunciar sua aposentadoria, Renato já estava empregado novamente. Ele foi anunciado como o novo supervisor da equipe limeirense, substituindo Otávio Troyano, que se tornou assistente técnico da equipe principal, que será comandada na quadra por Dedé Barbosa.

“Eu estou muito empolgado com essa oportunidade, estou me sentindo em uma final de campeonato querendo ser o melhor. Eu espero corresponder e ajudar da melhor forma possível, passando tudo que aprendi ao longo desses anos”, afirmou Renato.

Com a camisa do São José, Renato foi campeão do Campeonato Paulista de 2009 (Adenir Brito/PMSJC)

Com a camisa do São José, Renato foi campeão do Campeonato Paulista de 2009 (Adenir Brito/PMSJC)

Confira aqui na íntegra a carta publicada por Renato Lamas anunciando sua aposentadoria e agradecendo a todos por sua carreira de sucesso dentro da quadra.