HOJE
Bola da vez
Por Liga Nacional de Basquete
Beirando a zona de classificação aos playoffs, Basquete Cearense desafia o vice-líder Bauru, que vem de 11 vitórias consecutivas, nesta quinta-feira, em Fortaleza
Dono da 13ª posição da sétima edição do NBB, o Basquete Cearense está a um passo de entrar na zona de classificação aos playoffs, mas para isso poder se tornar verdade terá de superar ninguém menos que o vice-líder e embalado Paschoalotto/Bauru. O duelo, válido pela 17ª rodada do maior campeonato do basquete brasileiro, será nesta quinta-feira, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 20 horas (de Brasília).
“Esse jogo contra o Bauru representa para o Basquete Cearense tudo o que achamos de bom. É o time que mostra o basquete mais bem jogado e mais moderno do Brasil. É um projeto singular. Um trabalho muito bem feito. Jogaremos contra uma grande equipe e podemos, quem sabe, conseguir um grande resultado, pois acredito muito nos meus jogadores, na garra que estão demonstrando dentro das dificuldades que temos encontrado em jogar esse NBB contra times muito fortes”, comentou Alberto Bial.
Com campanha de quatro triunfos em 16 partidas (25% de aproveitamento), os representantes da Região Nordeste possuem campanha igual a do Unitri/Pilhas Energizer, que leva a pior no desempate por ter perdido o confronto direto e por isso ficam em 14º. Enquanto isso, os bauruenses vêm de 11 vitórias consecutivas e têm rendimento total de 14 resultados positivos em 16 oportunidades (87,5% de aproveitamento).
O Basquete Cearense pode encerrar a 17ª rodada dentro do grupo dos 12 primeiros colocados que vão aos playoffs, algo que ainda não aconteceu na atual temporada do NBB. Para isso se concretizar, os comandados de Alberto Bial precisam, além de vencer os atuais campeões sul-americanos, torcer por uma derrota do UniCEUB/BRB/Brasília, último clube dentro do G-12, para o Franca Basquete, também nesta quinta-feira.
“Sabemos que temos algumas limitações, mas ganhar da melhor equipe do Brasil poderá dar uma virada de página, e é com isso que vou trabalhar. Vamos tentar neutralizar as ações que são as mais fortes da equipe de Bauru e deixar meu time solto. Jogar a responsabilidade toda para eles e tentar a vitória sobre a melhor equipe do Brasil”, completou o treinador do Basquete Cearense.
Por falar em playoffs, Bauru e Basquete Cearense se enfrentaram nas oitavas de final d edição passada do NBB. Na ocasião, a equipe paulista não tomou conhecimento dos nordestinos e avançou às quartas de final com uma ‘varrida’ por 3 a 0 na série melhor de cinco partidas.
Na partida do primeiro turno, atuando no interior paulista, a equipe do técnico Guerrinha também não encontrou dificuldades para superar os representantes da Região Nordeste, no Ginásio Panela de Pressão, pelo placar de 99 a 81, em partida que marcou a primeira vitória dos atuais campeões sul-americanos na sétima edição do NBB. O destaque ficou por conta do ala/pivô Jefferson, cestinha da partida, com 30 pontos e dez rebotes.
“As duas equipes se conhecem bastante e vão fazer de tudo para anular o trabalho adversário. O Basquete Cearense tem a vantagem de jogar diante da própria torcida, mas não podemos levar isso para dentro da quadra. Quando a bola subir temos que fazer nosso jogo e buscar mais um resultado positivo”, declarou Gui Deodato, ala do Bauru.