HOJE
Bola nele
Por Liga Nacional de Basquete
Léo Meindl aproveita espaços, cresce nos playoffs e aparece como boa arma ofensiva do Bauru nas Finais
Jefferson William e Alex Garcia são o alvo principal de qualquer defesa que jogue contra o Gocil/Bauru Basket no NBB CAIXA. Não à toa, a dupla tem cancha de sobra decidir em diversas situações, como fizeram nos playoffs e em toda a temporada. Foi exatamente isso que o Paulistano/Corpore fez, e a situação apareceu como um prato cheio para Léo Meindl.
Dono de grande leque de recursos ofensivos, Léo registrou os mesmos 18 pontos de Alex e Jefferson, mas seu desempenho foi mais constante. Foram 12 pontos no primeiro tempo e seis no último quarto, em um total de 28 minutos em quadra – ficou grande parte do terceiro quarto no banco com problema de faltas. “Brabo” e “Jé”, por suas vezes, jogaram aproximadamente 37 minutos.
Além dos 18 pontos, Meindl deixou a quadra com oito rebotes e 17 de eficiência. No entanto, apesar do bom desempenho ofensivo, o camisa 23 do Dragão prefere manter os pés no chão e alertar sobre a defesa. Para isso, os 25 pontos sofridos no terceiro quarto foram cruciais para o resultado negativo para o Paulistano na abertura das Finais, por 82 a 78.
+Confira mais detalhes do Jogo 1 das Finais entre Paulistano e Bauru
“Acabei tendo um pouco mais de espaço e acredito que aproveitei bem. Estou aqui para ajudar a equipe da maneira que for preciso, seja pontuando, defendendo ou dando assistências. Nosso ataque foi bem, mas acabamos pecando muito na defesa. Sabemos do nosso potencial ofensivo, mas no terceiro quarto tomamos 25 pontos, isso é inadmissível para uma equipe que quer ser campeã”, declarou Léo Meindl.
A escolha de “priorizar” Jefferson e Alex na defesa aconteceu também na série semifinal contra o EC Pinheiros, em que Léo Meindl apareceu como fator essencial principalmente no Jogo 2, em Bauru, em que registrou 22 pontos e cinco assistências, enquanto os camisas 11 e 10 registraram 14 e 15 pontos, respectivamente.
Em 13 partidas disputadas nestes playoffs até o momento, Léo tem média de 13,5 pontos. Já na fase de classificação, a média foi de 11,7 por partida. E por falar em playoffs, o jogador relembrou as viradas nas séries contra Brasília (quartas) e Pinheiros (semi) e as usou como motivação para tentar reverter a decisão contra o Paulistano, mas não deixou de falar sobre a defesa.
“As viradas nas outras séries nos motivam, é claro, mas não podemos tomar o tanto de pontos que sofremos no terceiro quarto e nem perder os rebotes que perdemos na defesa. A reação no último quarto mostra a força da nossa equipe, mas se não tivéssemos errado tanto não precisaríamos da reação”, comentou o ala de 23 anos.
Léo e o Bauru buscarão o empate na série contra o Paulistano já nesta sexta-feira (02/06), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19h30, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Já o Jogo 3 acontecerá no domingo (04/06), no Ginásio “Gigantão”, em Araraquara (SP), às 14h35, ao vivo na Band e no SporTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira o calendário completo das Finais do NBB CAIXA 2016/2017:
Jogo 1 – Paulistano 82 x 78 Bauru
Jogo 2 – 02/06 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 04/06 (domingo), às 14h35, no Ginásio Gigantão, em Araraquara – ao vivo na Band e no SporTV
Jogo 4* – 10/06 (sábado), às 14 horas, no Ginásio Wlamir Marques (Corinthians), em São Paulo (SP) – ao vivo na Band e no SporTV
Jogo 5* – 17/06 (sábado), às 14h30, no Ginásio Mário Covas, em Botucatu (SP) – ao vivo na Band e no SporTV
*Se necessário