#JOGAJUNTO

Rio 2016

Bola no Carmelo!

10-08-2016 | 09:07
Por Liga Nacional de Basquete

Em jogo épico e equilibradíssimo, Carmelo Anthony chama a responsabilidade e leva equipe americana à vitória contra a Austrália neste terceiro jogo na #Rio2016

Um jogo equilibrado, que mudou a história, demonstrou que a equipe dos Estados Unidos não é invencível e tem seus dias ruins também. Após incrível reação da Austrália no segundo quarto da partida, nesta noite de quarta-feira, Carmelo Anthony chamou o jogo para si, tomou conta do último quarto da partida, e sua equipe venceu a Austrália, por 98 a 88, garantindo a terceira vitória da equipe liderada por Mike Krzyzewski na Olimpíada do Rio de Janeiro.

O cara: Carmelo Anthony anotou 31 pontos nesta partida e em momentos cruciais. Ao término do segundo quarto, era o único jogador norte-americano com mais de 5 pontos na partida (17), no terceiro período manteve sua equipe perto dos Boomers e no último quarto anotou pontos cruciais para ultrapassar no placar a equipe da Oceânia. Neste jogo, Carmelo se consagrou como maior pontuador na história da equipe americana, passando LeBron James. Que noite!

Põe na conta: Com esta vitória a equipe dos Estados Unidos está na primeira posição do Grupo A, com três vitórias e seis pontos. Já a Austrália cai para a segunda colocação, com duas vitórias e uma derrota,  somando cinco pontos, porém, como venceu a França, está na frente.

Apesar do desempenho abaixo do esperado, no último período Kyrie Irving se recuperou e guardou 19 pontos na partida (Créditos: FIBA)

Apesar do desempenho abaixo do esperado, no último período Kyrie Irving se recuperou e guardou 19 pontos na partida (Créditos: FIBA)

Peitou: No primeiro quarto, com um jogo rápido e intenso como na NBA, a Austrália não deu chances para os Estados Unidos da América passar à frente no placar e os 10 minutos iniciais terminaram empatados em 29. A forte defesa dos Boomers neutralizou Durant, Kyrie Irving, Klay Thompson.

Passou a frente: Com Patty Mills acumulando 15 pontos, Andrew Bogut 13, Dellavedova três pontos e nove rebotes e Andersen perfeito, a Austrália passou a frente no placar e terminou o primeiro tempo da partida na frente dos Estados Unidos. O time norte-americano não aguentou o forte ataque, ágil, inteligente dos oceânicos e ficou atrás por cinco pontos (54 a 49). Enquanto os australianos chutavam para 68%, a equipe da terra do Tio Sam encarava o aproveitamento de 37%. Apenas Carmelo Anthony ultrapassou os 10 pontos (17, 5/7 em 3 pontos).

Ultrapassou: Em menos de dois minutos do terceiro período, a equipe dos Estados Unidos aplicou uma sequência de nove pontos seguidos e colocou vantagem própria de quatro pontos. Mas os australianos não permitiram que a vantagem continuasse e o terceiro quarto foi uma batalha incessante. Ao fim do terceiro quarto, os norte-americanos estavam na frente por apenas três pontos (70 a 67).

Showtime: Carmelo Anthony resolveu chamar o jogo para si. Faltando seis minutos de jogo, o ala anotou sete pontos em sequência e liderou sua equipe para abrir quatro pontos em cima da Austrália e dar um conforto maior. O atleta passou a ser o refugo da própria seleção e chegou aos 31 pontos, anotando nove tiros do perímetro.

Patty Mills anotou 30 pontos nesta partida (Créditos: Divulgação)

Patty Mills anotou 30 pontos nesta partida (Créditos: FIBA)

Números comprovam: O número de bolas perdidas foi crucial para a equipe norte-americana ultrapassar o placar e vencer o jogo. Apesar do bom jogo, no último período, a equipe australiana totalizou 16 perdas enquanto os Estados Unidos se segurou em oito.

De novo eles: O trio Mills, Bogut e Dellavedova novamente foi crucial para o bom desempenho dos Boomers. Patty Mills anotou 30 pontos nesta partida e fez um duelo incrível com Carmelo Anthony durante toda a partida. Com jogo envolvente, rápido e de transição, que favorece o armador, por isso anotou 11 tiros em 22 tentados. Matthew conseguiu outro duplo-duplo (11 pontos e 11 assistências) e Bogut anotou 15 pontos na partida.

Experiência ajuda: Andersen atuou por 18 minutos e ajudou sua equipe com 13 pontos e cinco rebotes. O atleta participou muito ativamente no terceiro período, quando a Austrália estava na frente.

Se recuperou: No final da partida, Kyrie Irving voltou a ter um desempenho melhor e acumulou 19 pontos e cinco rebotes nos 22 minutos jogados, sendo um dos três jogadores que anotou mais de 10 pontos pela equipe norte-americana.

E agora? Agora os norte-americanos enfrentarão a Sérvia, na sexta-feira, às 19 horas (horário de Brasília). Já a Austrália tem um duelo contra a China, na mesma sexta-feira, às 22h30 (horário de Brasília)