HOJE
Bola cheia
Por Liga Nacional de Basquete
Com duplos-duplos em todos os jogos, Jefferson, do Bauru, encerra 1º turno do Paulista 2014 como reboteiro e atleta mais eficiente; confira os líderes das estatísticas

Jefferson é o reboteiro e jogador mais eficiente do Paulista 2014 (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Pode se dizer que Jefferson William foi o cara do primeiro turno do Campeonato Paulista 2014. Nas cinco partidas que fez na primeira metade da fase de classificação da competição estadual, o ala/pivô do Paschoalotto/Bauru anotou duplos-duplos e está mandando nas estatísticas até aqui.
Logo de cara, em sua estreia com a camisa bauruense, na rodada de abertura do Paulista, o jogador anotou 21 pontos e dez rebotes contra o Palmeiras/Meltex, fora de casa. Já na rodada seguinte, o camisa 1 marcou 19 pontos e dez rebotes diante do Mogi das Cruzes/Helbor, e na outra, contra o Winner/Limeira, repetiu as marcas registradas na partida anterior.
Na quarta rodada, contra o Lins, Jefferson foi mais discreto na pontuação, mas não deixou de anotar dois dígitos em dois fundamentos – dez pontos e 12 rebotes para ele –. E por fim, no clássico do interior paulista contra o Vivo/Franca, o ala/pivô ajudou o Bauru com 17 pontos e dez rebotes.
Diante de grandes atuações, Jefferson é o líder isolado no ranking de rebotes, com a expressiva média de 10,6 sobras por duelo, bem à frente do segundo colocado, o pivô Léo Waszkiewicz, do Vivo/Franca, que apanha 8,3 rebotes por partida. Eficiente também no setor ofensivo, o atleta faz 17,2 pontos por jogo, a sétima maior marca do campeonato.
Até nas assistências o camisa 1 do Bauru está se destacando. Jefferson está distribuindo 3,6 servidas por jogo, número que culmina na 13ª melhor média do campeonato e o deixa como único jogador de garrafão entre os 25 primeiros colocados no fundamento, ficando inclusive à frente de muitos armadores na lista.
Todas as excelentes marcas apresentadas por Jefferson William até aqui na competição o deixam com 23,0 de valorização por jogo, número que o coloca no posto de jogador mais eficiente do primeiro turno do Campeonato Paulista 2014.
Bauru lidera em outros quesitos

Segundo cestinha do Paulista, Day é o líder em bolas de 3 pontos (Newton Nogueira/Divulgação)
Jefferson William não é o único jogador do Bauru a se destacar nas estatísticas do primeiro turno do Paulista 2014. Outro recém-chegado a terras bauruenses, o ala norte-americano Robert Day vem mostrando a todos que sua mão continua fervendo nos arremessos.
Segundo cestinha da competição, com média de 20,2 pontos, Day é também o jogador que mais acertou bolas de 3 pontos no Estadual, com 20, média de 4,0 por jogo, além de um alto aproveitamento de 45,45%.
E por falar em aproveitamento, o camisa 31 do Bauru apresenta a melhor porcentagem nos tiros de 2 pontos: 81,25%. Já nos lances livres, o norte-americano está perfeito, não errou uma tentativa sequer (15 em 15 – 100% de aproveitamento) e lidera o ranking do fundamento ao lado de seu compatriota David Jackson, do Limeira, que também não desperdiçou nenhum tiro livre (18 em 18).
Ainda no ranking de bolas de 2 pontos, outro jogador bauruense aparece entre os três primeiros: o pivô Thiago Mathias, que tem 70,83% de aproveitamento nas bolas curtas. E por falar em Mathias, o jogador, nascido em Pelotas (RS), é o líder em tocos do Paulista 2014, com média de 1,6 rejeições por partida.
Outro bauruense que aparece bem cotado nas estatísticas é Ricardo Fischer, que tem a segunda maior média de assistências do campeonato – 6,6 por partida. Além disso, o armador está com média de 13,8 pontos em aproximadamente 34 minutos em quadra.
Francanos Léo Meindl e Figueroa em alta

Léo Meindl foi o cestinha de quatro dos cinco jogos do Franca no campeonato (Newton Nogueira/Divulgação)
O Vivo/Franca também está sendo muito bem representado nas estatísticas do Paulista 2014. O ala Léo Meindl e o armador argentino Juan Pablo Figueroa estão sendo os principais atletas da equipe da Capital do Basquete no torneio e seus números podem comprovar tal eficiência.
Após defender a Seleção Brasileira no Sul-Americano da Venezuela, Léo voltou com fome de bola e foi o cestinha do Franca em quatro das cinco disputadas até aqui no Estadual.
Com 22 contra Mogi, 14 contra Lins, 25 sobre o Palmeiras, 18 contra Limeira e 20 sobre o Bauru, o jovem ala francano acumula média de 19,8 pontos por jogo, a quarta maior do Campeonato Paulista 2014.
Já o “hermano” Figueroa aparece como líder de dois fundamentos no Paulista: assistências e roubos de bola. No primeiro, o argentino tem a expressiva média de 6,8 por partida, a mesma de Nezinho, do Limeira, e Davi, do Lins. Já no ranking de bolas recuperadas, o camisa 8 francano tem a ponta isolada, com 3,0 desarmes por duelo.
Mais um atleta do Franca está bem colocado nos rankings estatísticos do Paulista. O pivô Léo Waszkiewicz, tem média de 8,33 sobras e ocupa o segundo lugar na lista dos reboteiros do Estadual, atrás apenas do bauruense Jefferson William, que soma 10,3 por partida.
Rashaun é o cestinha
O ala norte-americano Rashaun, do Internacional de Santos, é o cestinha do Campeonato Paulista 2014. O jogador, que defendeu o Espírito Santo Basquete durante o NBB 6, anotou 125 pontos nas cinco partidas que disputou e soma média de 25,0 tentos por jogo.
Grande parte dos pontos do gringo da equipe santista vem através das bolas de 2 pontos. Rashaun é o atleta que mais converteu tiros curtos na competição estadual até o momento, com 29 no total dos cinco jogos.
Além do sucesso na pontuação, o gringo tem a terceira maior média de roubos de bola da competição – 2,4 por jogo, tudo em pouco mais de 36 minutos em quadra.

Rashaun, do Inter de Santos, é o cestinha do Campeonato Paulista 2014 (Divulgação)
Confira os líderes de cada fundamento do primeiro turno do Campeonato Paulista 2014:
Pontos: Rashaun (Internacional de Santos) – 25,0 por jogo
Rebotes: Jefferson (Paschoalotto/Bauru) – 10,3 por jogo
Assistências: Figueroa(Vivo/Franca), Nezinho (Winner/Limeira) e Davi (Lins) – 6,8 por jogo
Arremessos de 3 pontos convertidos: Robert Day (Paschoalotto/Bauru) – 4,0 por jogo
Arremessos de 2 pontos convertidos: Rashaun (Internacional de Santos) – 5,8 por jogo
Lances livres convertidos: Holloway (Paulistano/Unimed) e Rashaun (Internacional de Santos) – 8,6 por jogo
Roubos de bola: Figueroa (Vivo/Franca) – 3,0 por jogo
Tocos: Mathias (Paschoalotto/Bauru) – 1,6 por jogo
Enterradas: Estevam (Rio Claro) – 1,6 por jogo
Aproveitamento dos 2 pontos: Robert Day (Paschoalotto/Bauru) – 81,25%
Aproveitamento dos 3 pontos: Rafinha (São José/Unimed) – 66,67%
Aproveitamento nos lances livres: David Jackson (Winner/Limeira) e Robert Day (Paschoalotto/Bauru) – 100%
Eficiência: Jefferson (Paschoalotto/Bauru) – 23,0 por jogo
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca