#JOGAJUNTO

LDB

Bom trabalho

UniCEUB/BRB LDB BRA 70
x
51 Paulistano CAP
15
1ºQ
X
13
20
2ºQ
X
6
18
3ºQ
X
20
17
4ºQ
X
12

4 de março de 2015

No duelo dos já eliminados do Grupo B, Brasília tem atuação determinante no segundo quarto, administra no fim e se despede da LDB com vitória sobre o Paulistano

DOCUMENTOS:
Súmula
70
X
51
70
PTS
51
6
A3C
5
21
A2C
13
10
LLC
10
39
RT
41
14
ASS
13

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

UniCEUB/BRB/Brasília e Paulistano/Unimed entraram em quadra sem chances de classificação ao Final Four Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), mas mesmo com este cenário, os candangos se sobressaíram e levaram a melhor no confronto, nesta quarta-feira, no Poliesportivo Henrique Villaboim, no E.C. Pinheiros, por 70 a 51.

Desta forma, o esquadrão do Distrito Federal encerrou sua participação na quarta edição da Liga de Desenvolvimento na terceira posição do Grupo B da segunda fase, com campanha final de 17 vitórias e nove derrotas (65,3% de aproveitamento), mesma campanha do clube da capital paulista, que não venceu nenhum jogo desta etapa.

“Nosso time vinha crescendo no campeonato. Fizemos uma quarta etapa muito regular em Mogi das Cruzes (SP) e por isso esperávamos um desempenho melhor nesta fase. Pegamos Flamengo e Basquete Cearense, dois times de muita qualidade, mas ficamos devendo, principalmente no ataque. Mas conversei com os garotos e precisávamos sair do campeonato com dignidade”, comentou o técnico do Brasília, Ronaldo Pacheco.

Os destaques do último triunfo do time do técnico Ronaldo Pacheco na LDB ficaram por conta do ala Gustavo Scaglia, que anotou 20 pontos, sete rebotes e seis assistências, e do ala Luiz, responsável por 17 pontos e oito rebotes. Ambos os atletas registraram 22 de eficiência. Outro que apareceu bem foi o armador Victor, que acertou três bolas de 3 pontos.

“Hoje vencemos um desfalcado Paulistano, mas o importante foi sair de cabeça erguida e já começando a pensar num trabalho para a próxima LDB. Hoje usamos muitos garotos novos, que com certeza estarão fazendo parte das próximas edições da LDB”, completou Ronaldo.

Pelo lado do Paulistano, que além dos desfalques certos desta etapa – Arthur Pecos e Arthur  Casimiro – teve as ausências de André Ferros, Thomas Poles e Mogi, os maiores pontuadores foram o ala Marcelo Serpa, com 17 pontos e cinco rebotes, o ala Doria, autor de 16 pontos, e o pivô Lucão, que ficou muito próximo de um duplo-duplo ao registrar nove pontos e dez rebotes.

“Dentro dos jogadores que nos sobraram o saldo foi positivo. Estávamos com seis machucados, um com cirurgia e hoje tive mais dois desfalques. Foi bom, mas não foi como esperávamos. Sabemos do potencial da nossa equipe e sabemos que poderíamos estar entre os quatro brigando pelo título”, disse o técnico do Paulistano, Roberto Jayme, o Beto.

“Mas tenho que dar parabéns a esses meninos de hoje. Hoje tinha um garoto de 16 anos armando contra um de 21. Foi muito importante para dar uma rodagem a mais pra esses meninos, pensando nas próximas temporadas da LDB. E temos que parabenizar também a Liga (Nacional de Basquete) por organizar esse campeonato tão importante para o enriquecimento do basquete brasileiro”, completou Beto.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O jogo

O primeiro quarto foi extremamente truncado. Nenhuma das duas equipes conseguiu levar vantagem sobre a defesa adversária e os erros foram bastante frequentes. Em meio a um jogo bem igual, o Brasília contou com quatro pontos de Scaglia nos últimos dez segundos e venceu o primeiro quarto por 15 a 13.

Mas no segundo período foi inteiro dos candangos. Marcando por zona com muita aplicação e sem dar espaços ao adversário, o time do técnico Ronaldo Pacheco abusou da velocidade de seu jogo de transição e emplacou uma corrida de 14 a 1 nos primeiros sete minutos da parcial, o que os deixou com 15 pontos de frente (29 a 14). O Paulistano seguiu com dificuldades para criar e foi para os vestiários perdendo por 16 tentos: 35 a 19.

As defesas seguiram levando vantagem sobre os ataques, tanto que a primeira cesta saiu somente após três minutos de jogo, que foi uma bandeja de Bruno Felipe, responsável por deixar a margem entre os dois times em 18 pontos (37 a 19). Mas o Paulistano não se deu por vencido e, com uma corrida de 13 a 0 em pouco menos de quatro minutos e baixou o prejuízo para cinco pontos (37 a 32).

O clube da capital paulista seguiu pressionando seguiu grande em quadra e o prejuízo chegou a ser de somente três pontos (42 a 39), mas a equipe do Distrito Federal se recuperou, fez uma corrida de 11 a 0 nos dois minutos finais e caminhou para a etapa final novamente tranquilo, com 14 pontos de frente, placar de 53 a 39.

O período final foi de total administração por parte dos candangos, que rapidamente colocaram a vantagem na casa dos 20 pontos e passaram a atuar com mais tranquilidade, somente esperando o tempo passar para confirmar seu digno triunfo em sua despedida da LDB: 70 a 51.