HOJE
Bom começo
Por Liga Nacional de Basquete
Na preparação para a disputa da Copa Intercontinental, Flamengo inicia temporada 2014/2015 com tranquila vitória na rodada de abertura do Campeonato Carioca

Flamengo fez seu primeiro teste antes da disputa da Copa Intercontinental (Gilvan de Souza/Fla Imagem)
O Flamengo abriu a temporada 2014/2015 neste sábado e não poderia ter sido melhor. Com pouco menos de duas semanas para a disputa da Copa Intercontinental, a equipe rubro-negra mostrou estar em boa forma e venceu a Liga Super Basketball, com tranquilidade, atuando em casa, no Ginásio da Gávea, pelo placar de 102 a 53, na partida que inaugurou as disputas do Campeonato Carioca 2014.
Mesmo ainda sem poder contar com os serviços de Marquinhos, Marcelinho Machado e dos argentinos Nicolás Laprovittola e Walter Herrmann, que estavam com suas respectivas seleções na disputa da Copa do Mundo e ganharam alguns dias de folga, a equipe não teve maiores dificuldades para triunfar em seu primeiro jogo oficial na temporada. O cestinha do confronto foi o pivô Cristiano Felício, com 22 pontos.
Antes de lutar pelo título mundial interclubes, diante do Maccabi Tel-Aviv, nos dias 26 e 28 de setembro, os atuais campeões do NBB e da Liga das Américas ainda terão mais três testes. O primeiro deles será na próxima sexta-feira, às 20 horas (de Brasília), diante do Macaé Basquete, novamente na Gávea, pela segunda rodada do Estaduak. Depois, nos dois dias seguintes, a equipe disputará dois amistosos frente ao Pinheiros/SKY.
“Creio que tenha sido muito proveitoso este primeiro jogo do time. Os jogadores que estavam treinando há um bom tempo tiveram a chance de colocar em ação o que foi trabalhado ao longo da pré-temporada. Estamos cientes que todas as partidas daqui para frente serão importantes demais para deixar o grupo entrosado e com o ritmo de jogo ideal pensando na disputa da Copa Intercontinental”, disse o ala/armador Vitor Benite.
A Copa Intercontinental
Realizada entre os anos de 1966 e 1987 – somente entre 1971 e 1973 a competição não foi disputada -, a Copa Intercontinetal chegou a ser revivida em 1996, mas não teve continuidade. Em 2013, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou a volta do torneio e o Olympiacos, da Grécia, venceu o Pinheiros/SKY, em disputa realizada na cidade de Barueri (SP), para ficar com o primeiro título da “Era Moderna” do torneio.
Agora, em 2014, a Copa Intercontinental, popularmente conhecida como Mundial de Clubes, voltará a ser disputada em solo brasileiro e, mais uma vez, colocará frente a frente os atuais campeões de duas das principais competições interclubes do planeta: a Liga das Américas e a Euroliga.
Na HSBC Arena, nos dias 26 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR) lutarão pelo troféu de campeão mundial em duas partidas. Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que tiver triunfado pela maior diferença de pontos ficará com o título
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca