HOJE
Bora, Brasil!
Por Liga Nacional de Basquete
Com seis atletas do NBB CAIXA, Seleção Brasileira se apresenta em São Paulo e inicia preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Seleção Brasileira terá mais de um mês de preparação até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Divulgação/CBB)
A Seleção Brasileira iniciou sua preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Na última sexta-feira, o grupo convocado pelo técnico Rubén Magnano se apresentou em São Paulo (SP) e iniciou suas atividades visando a disputa da principal competição esportiva do planeta.
Dos 14 jogadores chamados por Magnano apenas quatro ainda não se apresentaram. Envolvidos nas Finais da NBA, Leandrinho Barbosa e Anderson Varejão, do Golden State Warriors, se juntarão a seus companheiros na próxima quinta (30/06), assim como Raulzinho Neto e Augusto Lima.
“Toda a equipe está comprometida com a seleção. No dia 30, todos os atletas terão se apresentado. Está tudo certo. Na apresentação falei que devemos ter coragem de acreditar que se pode fazer um bom trabalho e lutar pela medalha. Temos que alimentar o grupo com trabalho e confiança. Nossas perspectivas são boas, como já falei. Não falo por falar, mas por experiência já vivida”, afirmou o treinador argentino da Seleção.
Com seis jogadores, o NBB CAIXA é a competição que mais forneceu jogadores para a lista (Rafa Luz, Larry, Marquinhos, Alex, Giovannoni e Hettsheimeir). Da NBA são cinco atletas chamados por Magnano, enquanto que três dos convocados vêm do basquete europeu. Antes das Olimpíadas, dois dos 14 convocados serão cortados.
Para a disputa dos Jogos Olímpicos em casa, a Seleção Brasileira chega após duas grandes campanhas nas últimas competições internacionais. Nas Olimpíadas de Londres em 2012, o grupo verde-amarelo ficou com a quinta posição. Dois anos depois, na Copa do Mundo da Espanha, os brasileiros terminaram na sexta colocação.
“Temos a possibilidade de fazer história e conquistar uma medalha, já que nossa equipe jogou de igual para igual contra nossos principais adversários nos Jogos de Londres (2012) e na Copa do Mundo da Espanha (2014). E o que vai definir o quanto estaremos prontos é a nossa preparação, a nossa intensidade, a química com os jogadores. A motivação maior é você estar numa Olimpíada, isso não tem preço. É muito orgulho poder defender o seu país, principalmente em casa diante de sua torcida”, destacou Nenê.

Com seus principais talentos reunidos novamente. Seleção terá desafio de jogar Olimpíadas em casa (FIBA/Divulgação)
Neste início da preparação, quatro jovens jogadores estão treinando com o grupo principal da Seleção. Cortados do grupo que viajou para a disputa do Campeonato Sul-Americano, Deryk e Humberto participam das atividades comandadas por Magnano. Os outros dois são os pivôs Wesley Sena (Paschoalott/Bauru) e Pedro Henrique (Paulistano/Corpore).
A Seleção Brasileira permanecerá treinando em São Paulo até o dia 02 de agosto. Neste período, a equipe nacional realizará alguns amistosos na capital paulista, com adversários e datas a definir. Além disso, o time verde-amarelo também disputará algumas partidas preparatórios em Mogi das Cruzes, no Ginásio Professor Hugo Ramos.
O Brasil está no grupo “B” das Olimpíadas e terá como adversários na primeira fase Lituânia (dia 7), Espanha (9), o vencedor do Pré-Olímpico Mundial 3 (11), Argentina (13) e por último a Nigéria (15). A chave “A” é formada por Austrália, China, Estados Unidos, Venezuela e os vencedores do Pré-Olímpico Mundial nas posições 1 e 2.
Confira a lista completa de convocados:
Armadores
Larry Taylor (Mogi das Cruzes/Helbor)
Marcelinho Huertas (Los Angeles Lakers-EUA)
Rafa Luz (Flamengo)
Raulzinho (Utah Jazz-EUA)
Alas
Alex Garcia (Bauru Basket)
Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors-EUA)
Marquinhos (Flamengo)
Vitor Benite (Murcia-ESP)
Pivôs
Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers-EUA)
Augusto Lima (Real Madrid-ESP)
Guilherme Giovannoni (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
Nenê (Washington Wizards-EUA)
Rafael Hettsheimeir (Bauru Basket)
Vitor Faverani (Murcia-ESP)
Convidados
Deryk Ramos (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
Humberto Gomes (EC Pinheiros)
Pedro Henrique (Paulistano/Corpore)
Wesley Sena (Bauru Basket)
Programação
– 21 a 25 de julho – Jogos amistosos em São Paulo (adversários a definir)
– 28 de julho – Amistoso: Brasil x Austrália em Mogi das Cruzes (SP)
Desafio Super BRA
Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos” / Mogi das Cruzes
– Dia 30 de julho – Austrália x Lituânia e Brasil x China
– Dia 31 de julho – Perdedor x Perdedor e Vencedor x Vencedor
– 2 de agosto – Amistoso em Mogi das Cruzes (adversário a definir)
– Viagem para o Rio de Janeiro e entrada na Vila
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca