HOJE
NBA no Glorioso
Por Liga Nacional de Basquete
Com passagem pela NBA, Scott Machado é o principal nome entre os reforços do Botafogo, que ganha experiência, identificação com o clube e juventude para se fortalecer no NBB CAIXA
O Botafogo reforçou o elenco para a sequência do NBB CAIXA 2025/26 apostando em um pacote que combina experiência internacional, identificação com o clube e projeção de futuro. São cinco jogadores que ampliam a competitividade do grupo e oferecem alternativas importantes ao técnico Jorge Balbis, com um nome que se destaca de forma natural: Scott Machado, armador com passagem pela NBA.
Vice-campeão do NBB CAIXA na temporada passada, Scott Machado, de 35 anos, chega para ser o organizador do time. Nascido em Nova York e com dupla nacionalidade, o armador construiu sua carreira a partir do basquete universitário, onde se destacou pela inteligência, visão de jogo e capacidade de liderança. Ainda jovem, ganhou notoriedade por figurar entre os principais distribuidores de assistências da NCAA, chamando a atenção do mercado profissional pelo controle de ritmo e leitura coletiva.
A experiência de Scott Machado inclui passagem pela NBA, onde defendeu Houston Rockets, Golden State Warriors e Los Angeles Lakers, convivendo com o mais alto nível do basquete mundial. Além disso, ampliou o currículo em campeonatos da Europa, Ásia e Oceania, o que moldou um jogador completo, acostumado a diferentes sistemas táticos e exigências competitivas.

Scott Machado defendeu o KTO Minas na temporada passada após passar pelo Flamengo. Foto: Hedgard Moraes/MTC
No Brasil, o armador defendeu o Flamengo no NBB CAIXA 2023/24 e depois seguiu para o KTO Minas, quase sempre como uma opção saindo do banco para exercer o papel central na construção ofensiva. Na equipe mineira, quando também chegou à final como havia acontecido pelo Rubro-Negro, Scott Machado teve até mais espaço como titular com o técnico Léo Costa pela ausência de Franco Baralle por lesão. No Botafogo, ele será referência técnica, liderança natural e cérebro da equipe em quadra.
Peça importante na temporada passada, o ala Derick Machado, de 29 anos, retorna ao Botafogo trazendo familiaridade com o clube e versatilidade no perímetro. Ele estava defendendo o El Talar y Anexo Básquet, da Argentina. Com bom porte físico e capacidade de contribuir nos dois lados da quadra, é um jogador capaz de se adaptar a diferentes funções, oferecendo equilíbrio defensivo e leitura ofensiva, além de conhecimento da competitividade do NBB CAIXA.
Outro reforço de perímetro é Luiz Machado Jr., de 27 anos, irmão de Scott Machado. Com intensidade, bom aproveitamento em situações de arremesso e agressividade nas infiltrações, o ala amplia a rotação da equipe e adiciona energia ao elenco. A conexão familiar em quadra tende a favorecer seu jogo, especialmente pela qualidade na movimentação sem a bola e pelo entendimento do espaço ofensivo. Ele esteve presente no NBB CAIXA 2023/24, quando defendeu o Ceisc/União Corinthians em 26 jogos.
+ Vasco da Gama reforça o elenco com Lamar Morgan e Lamonte Bearden
No garrafão, o Botafogo aposta na experiência de Abner, pivô de 36 anos, que chega para disputar sua quinta temporada de NBB CAIXA, passando por equipes como Joinville, CAIXA/Brasília, Corinthians e Mr. Moo São José Basketball. Com histórico no Glorioso pela Liga Ouro, ele oferece força física, presença defensiva, trabalho no rebote e leitura de posicionamento, sendo uma peça importante tanto tecnicamente quanto na liderança do grupo.
Fechando o pacote de reforço para o segundo turno do NBB CAIXA, o jovem Natã, de 20 anos, chega como aposta de desenvolvimento. Com boa estatura e mobilidade, o pivô chega para ter mais tempo de quadra do que tinha no Mr. Moo São José Basketball, evoluir no dia a dia e agregar profundidade ao setor interno. Ele fez apenas quatro jogos na atual temporada pela equipe joseense, totalizando pouco mais de oito minutos.
Com esse conjunto de reforços, o Botafogo fortalece o elenco e eleva o nível competitivo da equipe para a sequência do NBB CAIXA, quando buscará uma vaga nos playoffs sem se descuidar da briga ferrenha contra o rebaixamento.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, patrocínio Cruzeiro do Sul Virtual e parcerias oficiais IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca