HOJE
Gigantes de volta!
Por Liga Nacional de Basquete
Gestores de Botafogo, Mogi Basquete e R10 Score Vasco da Gama analisam o retorno dos times ao NBB
O maior NBB de todos os tempos tem como principal novidade o retorno de três equipes com muita história no esporte e torcidas apaixonadas por basquetebol. Botafogo, Mogi Basquete e R10 Score Vasco da Gama vão participar da temporada 2023/2024 ao lado de outros 16 clubes e chegam com projetos marcados especialmente pelos pés no chão, mas sonhando com bons momentos no campeonato e conquistas em um futuro próximo.
+ NBB 16 será o maior da história
O site oficial da Liga Nacional de Basquete conversou com os principais executivos dos projetos destes times: Carlos Salomão, diretor de basquete do Botafogo, Danilo Padovani, gestor do Mogi Basquete e Gegê Chaia, coordenador geral do R10 Score Vasco da Gama. Confira a íntegra das entrevistas:
Botafogo
NBB: A torcida do Botafogo é apaixonada por basquete e já vivia a expectativa pela volta do time profissional há algum tempo. Como foi o planejamento para que o clube retornasse à elite do basquete nacional no NBB
Carlos Salomão – R: Desde a nossa última participação no NBB 19/20,o Botafogo tem trabalhado para estruturar um departamento de Basquete forte e consolidado na base, formando atletas e fomentando o Basquetebol em nosso estado. Nosso planejamento é baseado em uma forte conexão entre a base e o basquete adulto, sendo o alto rendimento uma referência para as futuras geração do Basquete Alvinegro.
NBB: Qual tem sido a estratégia para montagem do elenco do Botafogo? Quais as características individuais de atletas buscadas pelo clube.
Carlos Salomão – R: A montagem do elenco parte da concepção do Botafogo como clube formador. Dentro desse cenário estamos avaliando nomes que estejam alinhados com essa visão, pensando num Botafogo forte e sólido a médio prazo.
NBB: O que os adversários podem esperar quando enfrentarem o Botafogo em General Severiano? A intenção é transformar o ginásio em caldeirão? Como o basquete pode movimentar a sede do clube?
Carlos Salomão – R: O maior patrimônio do Botafogo é a sua torcida. Nós contamos com a força dela para encher todos os jogos no Oscar Zelaya, adquirindo produtos oficiais, planos de sócios, ativações, sendo ela a estrela principal desse espetáculo. Estamos preparando muitas novidades para nossa torcida!
Mogi Basquete
NBB: O que significa para o Mogi, uma equipe com tanta tradição no NBB, a volta à competição depois de um ano?
Danilo Padovani – R: Tem um significado muito grande né? Sair da elite do Basquete e retornar em um período de um ano é a realização de um sonho, tendo que organizar as contas e fazer uma gestão responsável. É um orgulho muito grande para todos nós aqui em Mogi. Para nós, para toda a cidade e todos os mogianos. Temos torcedores fiéis aqui e todos estão muito empolgados com essa volta à elite. A volta ao lugar no qual o Mogi conseguiu permanecer entre os melhores durante muitos anos. Tivemos que fazer essa pausa mas agora vamos seguir passo a passo e voltar ao NBB com muito orgulho.
NBB: Como foi feito o trabalho de reestruturação do basquete profissional para a volta à competição?
Danilo Padovani – R: Em primeiro lugar, a diretoria e a presidência do Mogi montaram uma nova estrutura, um novo organograma e fizeram alterações no estatuto do clube. Também conseguimos reduzir todas as despesas, cortamos o que foi possível e acertamos todas as dívidas com jogadores e comissões técnicas. Além disso, fomos buscar novas formas de captação de recursos através de projetos de lei de incentivo estaduais e federais e contamos com o auxílio de empresas mogianas e da Prefeitura. Assim o Mogi Basquete conseguiu equilibrar as contas e disputar os campeonatos dessa temporada.
NBB: A torcida de Mogi ficou feliz e está empolgada com a volta do Shamell, jogador que se identifica demais com o time. O que o terceiro pode esperar desta temporada?
Danilo Padovani – R: Trazer de volta uma estrela como o Shamell foi uma realização e todos ficamos muito felizes e o torcedor adorou essa notícia. Ele é mais brasileiro do que estrangeiro, ainda é o cestinha da história do NBB e agora volta à cidade onde ele teve muito sucesso e muitas conquistas. Shamell é uma pessoa de muito caráter, muito comprometimento e vai nos ajudar dentro e fora de quadra. Esperamos trazer outros grandes jogadores futuramente para podermos voltar a ter um time para disputar títulos. Esse é o primeiro ano da nossa volta e precisamos dar um passo de cada vez.
R10 Score Vasco da Gama
NBB: É nítida a empolgação da torcida do R10 Score Vasco com a volta do basquete profissional ao NBB. A torcida sonha com a volta das glórias dos anos 90 e 2000. O que o torcedor cruzmaltino deve esperar da equipe este ano?
Gegê Chaia – R: É nítida e motivante toda essa empolgação do torcedor. Receber o carinho e perceber toda essa motivação dos torcedores do R10 Score Vasco é algo fantástico e que nos dá mais força ainda para colocar em prática tudo aquilo pelo qual estamos trabalhando. O R10 Score Vasco tem não só uma expressão de grandeza no basquetebol assim como um histórico muito vencedor. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque você valoriza as glórias e ruim porque a cobrança para termos times iguais àqueles que conquistaram tantos títulos no passado é grande. Mas quanto a isso estamos bem tranquilos. Sabemos que estamos trabalhando da maneira correta e estruturando bem esse nosso retorno. O torcedor tem entendido que esse é um processo de médio e longo prazo e que não pensamos em nada imediato, até porque isso não seria possível, entendendo todo o investimento que vem sendo feito em outros times há alguns anos. Estamos voltando agora e não só prometendo, mas mostrando ao nosso torcedor o caminho que queremos seguir.
NBB: Como está sendo feita a montagem do elenco? Qual será a filosofia de jogo da equipe?
Gegê Chaia – R: A montagem foi feita em conjunto com o técnico Léo Figueiró. Buscamos uma mescla de experiência com juventude para que tenhamos um time que entenda o que é o R10 Score Vasco e que consiga entregar o que o Léo espera de acordo com o esquema de jogo dele. Estamos bem satisfeitos com os atletas que já estão conosco e vamos em busca dos nossos objetivos que são a classificação para os playoffs do NBB, evoluindo e levando o R10 Score Vasco ao lugar que ele merece.
NBB: São Januário vai se transformar novamente em um caldeirão? Além de ser um espaço para o torcedor apoiar o time, o R10 Score Vasco também quer usar o ginásio para relacionamento com parceiros comerciais, certo?
Gegê Chaia – R: Sem dúvida nenhuma São Januário é nosso caldeirão, com diz a música cantada em todos os lugares pelos torcedores vascaínos. Estamos fazendo adaptações no ginásio e coisas boas estão por vir no futuro bem próximo. Temos a filosofia de implementar muitas novidades nessa temporada e com certeza nossos patrocinadores e apoiadores estarão juntos conosco nessa retomada. Ah, o nosso ginásio também terá ativações bacanas no NBB. O público pode contar com isso.
Sobre o NBB
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da NBA, IMG Arena e Genius Sports.