HOJE
Glorioso na final
Por Liga Nacional de Basquete
Botafogo vence clássico decisivo contra o Vasco e se classifica para a final do Campeonato Carioca 2018; time de General Severiano enfrentará Flamengo ou Niterói na decisão

O ala Cauê Borges teve atuação fundamental para levar o Botafogo à final do Carioca 2018 (Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
O Botafogo é o primeiro finalista do Campeonato Carioca 2018. Na noite desta terça-feira (18/09), o Glorioso recebeu o rival Vasco, no Ginásio Oscar Zelaya, pelo terceiro e decisivo jogo da série semifinal do Estadual do Rio de Janeiro, e se classificou para as finais ao vencer por 71 a 60.
Os destaques do time da estrela solitária ficaram por conta de Henrique Coelho, cestinha da noite com 21 pontos, além de sete rebotes e seis assistências, e Cauê Borges, que contribuiu com 19 pontos e oito rebotes. O ala/pivô Arthur Bernardi também teve boa atuação, com 11 pontos.
+Confira as estatísticas completas da partida
Pelo cruzmaltino, o norte-americano Desmond Holloway anotou um duplo-duplo de 11 pontos e 11 rebotes. Os maiores pontuadores do time de São Januário foram o ala Duda Machado e o pivô Lupa, ambos com 13 pontos na partida.
O Botafogo dominou a partida no primeiro tempo e abriu dez pontos de vantagem no intervalo (38 a 28). Na volta do intervalo, o Vasco conseguiu reagir e empatou o jogo com uma enterrada do pivô Lupa no final do terceiro quarto.
Nos últimos dez minutos, a dupla Cauê e Coelho foi responsável por levantar a torcida e levar o Glorioso às finais da competição, com vitória na parcial por 23 a 12 – 71 a 60 no final.
A classificação para a final foi ainda mais especial para Léo Figueiró, treinador do Botafogo. Formado nas categorias de base do clube, o atual comandante foi campeão Carioca em 1991, ainda como jogador.
“Comemorei tranquilo até o Carlos Eduardo (presidente) me parabenizar e falar que eu tinha voltado pra minha casa. Veio o filme todo na minha cabeça, lembrei de tudo que passei quando era jogador e me emocionei. É muito gratificante ver a torcida comparecendo, apoiando e fazendo a festa nesse momento de recomeço. Vencemos uma série difícil contra o Vasco, os atletas compraram a ideia de escrever uma linda história e estão fazendo por onde. Saio muito feliz da quadra hoje”, comemorou o técnico botafoguense.

Léo Figueiró é formado na base do Botafogo e foi campeão Carioca em 1991, quando vestia as cores da equipe (Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Com a vitória, o Botafogo espera o time vencedor do confronto entre Flamengo e Niterói, que se inicia na noite desta quarta-feira (19/09), para definir o campeão do Campeonato Carioca de 2018.
Próximos jogos do Campeonato Carioca 2018:
19/09 (Quarta-feira)
20h – Flamengo x Niterói
20/09 (Quinta-feira)
20h – Niterói x Flamengo
22/09 (Sábado)*
14h – Flamengo x Niterói
*se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca