#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Brabo mesmo!

04-08-2016 | 07:05
Por Liga Nacional de Basquete

Espírito guerreiro, fome de garoto e experiência de sobra: aos 36 anos, Alex Garcia chega para sua segunda participação nos Jogos Olímpicos em grande forma

Só na idade mesmo: mais velho entre os 12 convocados, Alex apresenta disposição de sobra nas partidas (Gaspar Nobrega/Inovafoto)

Só na idade mesmo: mais velho entre os 12 convocados, Alex apresenta disposição de sobra nas partidas (Gaspar Nobrega/Inovafoto)

“Um cara que é guerreiro, não gosta de perder, que luta pela vitória o tempo todo. Esse é meu estilo dentro da quadra”. Foi assim que Alex Garcia se auto definiu em entrevista ao site oficial da CBB (Confederação Brasileira de Basketball). E é nesse espírito que o ala do Bauru Basket irá para sua segunda participação nos Jogos Olímpicos.

Aos 36 anos, sendo 16 deles dedicado ao selecionado nacional, Alex sabe que sua jornada com a camisa verde-amarela está chegando ao fim. Então o desejo de levar o país ao pódio olímpico – feito que não ocorre desde 1964 – está na ponta da língua do “Brabo”.

“É uma geração que está no seu melhor momento. Os caras que jogam na NBA terminaram com uma temporada muito boa e também os jogadores que disputaram a Liga Nacional. Todos se conhecem bem e temos tudo para conquistar uma medalha no Rio”, disse Alex, também em entrevista ao site oficial da CBB.

“Acho que só de chegar na Olimpíada defendendo uma Seleção é uma honra. E jogar em casa é uma satisfação muito grande. Mas também uma responsabilidade maior porque iremos representar todos os basqueteiros do país. Isso dá um gostinho de satisfação muito grande”, completou o ala.

Alex teve grande desempenho nos amistosos preparatórios para os Jogos Olímpicos 2016 (Gaspar Nobegra/Inovafoto)

Alex teve grande desempenho nos amistosos preparatórios para os Jogos Olímpicos 2016 (Gaspar Nobegra/Inovafoto)

Um dos maiores nomes do basquete nacional nos últimos anos, Alex disputou os três últimos Mundiais pela seleção e ainda fez parte do elenco que representou o país nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Naquela ocasião, o Brasil voltou ao torneio olímpico de basquete masculino após 16 anos e, com a derrota para a Argentina nas quartas de final, ficou com a quinta colocação

“Tivemos uma grande oportunidade em Londres 2012, mas jogamos abaixo no jogo contra a Argentina. O momento é agora e junto com o torcedor podemos chegar um pouco mais longe no Rio e brigar por uma medalha. Temos um grupo de jogadores muito forte e todas as condições na fase de preparação. Estamos trabalhando duro, vamos pensar num adversário de cada vez e fazer o nosso melhor em quadra”, disse Alex.

Eleito para o Quinteto Ideal do NBB CAIXA pela sexta vez, o camisa 10 do Bauru Basket chega em grande forma para sua disputar os Jogos Olímpicos pela segunda vez. Dono de médias de 13,6 pontos, 5,0 rebotes e 4,3 assistências por jogo na última temporada da competição nacional, o jogador é peça chave no esquema do técnico Rubén Magnano na Seleção.

“Só tenho idade (36 anos), porque o físico e o espírito são de um garoto. Quando estou em quadra faço o máximo para ajudar. Tenho 16 anos de seleção brasileira e lembro muito bem quando comecei em 2000, tinha acabado de sair do juvenil e era o mais novo. É muito gratificante estar na seleção brasileira, ajudando e dando minha contribuição em alto nível. Estou muito bem fisicamente. Sei da realidade de hoje e também a função na equipe”, concluiu o “Brabo”, mais velho entre os 12 convocados.

Dono de estilo de jogo agressivo e intenso, Alex segue escrevendo sua história em altíssimo nível (Fotojump/LNB)

Dono de estilo de jogo agressivo e intenso, Alex segue escrevendo sua história em altíssimo nível (Fotojump/LNB)