HOJE
É campeão
Por Liga Nacional de Basquete
Em campanha invicta, Seleção conquista Sul-Americano Sub-21 e demonstra força do basquete de base brasileiro
A Seleção Brasileira fez bonito no Sul-Americano Sub-21 disputado em Salta, na Argentina. Em um grupo formado por 12 atletas, com 11 que atuam no basquete brasileiro, o selecionado verde-amarelo fez campanha invicta e coroou sua conquista diante dos anfitriões na decisão.
Ao longo de seis jogos, em apenas sete dias, o Brasil foi evoluindo, partida a partida, e demonstrou seu domínio na competição continental. Chile, Uruguai, Paraguai, Peru e por duas vezes Argentina tentaram frear a campanha verde-amarela, mas não conseguiram.
Na decisão, a Seleção contou com mais uma grande atuação de Yago, com 20 pontos e seis assistências, que foi eleito o MVP da competição, além de Maikão, dono de 12 pontos e 12 rebotes, para bater os ‘hermanos’ por 84 a 76.
+Estatísticas completas de Brasil x Argentina
A conquista só reforça o grande trabalho de base realizado pelos clubes brasileiros nos últimos anos. Com exceção do armador Caio Pacheco, ex-Palmeiras, que ainda muito novo foi atuar no basquetebol argentino, todos os outros atletas do elenco campeão atuaram pela LDB, principal competição de base do Brasil.
Só em sua última edição, a LDB teve sete dos campeões sul-americanos: Felipe Ruivo, Gemadinha, Danilo Sena, Didi, Guilherme Abreu, Dikembe e Victão.
Não é diferente quando falamos destes garotos já no basquete profissional. Mesmo jovens, 11 deles fizeram parte da décima edição da maior competição do basquete nacional, o NBB CAIXA. Novamente, a única exceção é Caio Pacheco.
Pelo campeão Paulistano/Corpore, Dikembe, Victão, Yago e Gemadinha (que depois ainda conquistou a Liga Ouro pelo Corinthians); pelo EC Pinheiros, Danilo Sena, Felipe Ruivo e Guilherme Bento; pelo Sesi Franca Basquete, Didi e Guilherme Abreu; pelo Sendi/Bauru Basket, Maikão; e pelo Mogi das Cruzes/Helbor, José Carlos.
A demonstração de força em uma competição continental não é a toa. Ano após ano a LDB segue crescendo em competitividade e trazendo a tona os grandes talentos brasileiros da modalidade.
O bom trabalho dos clubes, somado a organização da principal competição nacional da categoria vem revelando que o futuro do basquete brasileiro tem tudo para ser promissor e a conquista invicta do Sul-Americano Sub-21 é apenas reflexo disto.
Campanha brasileira
– 30 de julho (Segunda-feira)
Primeira fase – Brasil 63 x 59 Chile
– 31 de julho (Terça-feira)
Primeira fase – Brasil 90 x 87 Uruguai
– 01 de agosto (Quarta-feira)
Primeira fase – Brasil 88 x 76 Argentina
– 03 de agosto (Sexta-feira)
Primeira fase – Brasil 88 x 45 Paraguai
– 04 de agosto (Sábado)
Primeira fase – Brasil 112 x 57 Peru
– 05 de agosto (Domingo)
Final – Brasil 84 x 76 Argentina
O elenco do Brasil
Armadores
Caio Pacheco (Bahía Basket – ARG)
Felipe Ruivo (EC Pinheiros)
Gemadinha (Corinthians)
Yago Matheus (Paulistano/Corpore)
Alas
Danilo Sena (EC Pinheiros)
Didi (Sesi Franca)
Gui Abreu (Sesi Franca)
Gui Bento (EC Pinheiros)
Pivôs
Dikembe (Paulistano/Corpore)
José Carlos (Mogi das Cruzes/Helbor)
Maikão (Sendi/Bauru Basket)
Victão (Paulistano/Corpore)
Técnico: César Guidettti (EC Pinheiros)
Auxiliares: Bruno Savignani (Corinthians) e Felipe Santana (SE Palmeiras)