#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Passou por cima

28-08-2025 | 06:03
Por Marcius Azevedo

Seleção brasileira tem grandes atuações de Georginho e Yago, vence a República Dominicana e se garante na semifinal da AmeriCup 2025

A seleção brasileira está na semifinal da AmeriCup 2025! Com uma grande atuação, o Brasil venceu a República Dominicana por 94 a 82, nesta quinta-feira (28/08), no Poliesportivo Alexis Argüello, em Manágua, capital da Nicarágua, em jogo marcado por emoção, rivalidade e momentos de tensão. Depois de um início instável, o time do técnico Aleksandar Petrovic cresceu, contou com grandes exibições de Georginho de Paula e Yago, além da força coletiva, para conquistar uma vitória maiúscula e garantir presença entre os quatro melhores da competição. O adversário por um lugar na decisão será os Estados Unidos, que derrotou o Uruguai por 83 a 70. O jogo será neste sábado (30/08), às 17h40.

Georginho teve um desempenho espetacular, terminando o jogo com 28 pontos, sete assistências, cinco rebotes e quatro roubos de bola para 38 de eficiência. Yago também se destacou pela seleção ao anotar 25 pontos, além de sete rebotes e quatro assistências para 27 de eficiência. Já Bruno Caboclo flertou com um duplo-duplo, fechando o confronto com 19 pontos e nove rebotes.

O Brasil encontrou dificuldades diante do jogo em transição da República Dominicana no primeiro período. A equipe caribenha impôs ritmo acelerado desde o início, explorando os espaços deixados pela defesa brasileira. A seleção não conseguiu se encaixar em quadra, mostrando falhas na recomposição defensiva. Mesmo com o bom desempenho de Georginho, que foi bastante agressivo nas infiltrações e assumiu o protagonismo ofensivo, o time brasileiro foi superado na parcial inicial por 25 a 18.

+ Confira as estatísticas do jogo entre Brasil e República Dominicana

No segundo período, o cenário mudou, e o Brasil conseguiu impor o seu jogo diante da República Dominicana. A equipe brasileira encontrou mais equilíbrio entre ataque e defesa, ajustando a marcação e controlando melhor as ações em transição. O trio do Sesi Franca formado por Georginho, Lucas Dias e Nathan Mariano combinou para 18 pontos e deu o volume necessário para uma virada brasileira com ajuda de Yago. A seleção impôs 29 a 17 na parcial e foi para o intervalo com cinco de frente: 47 a 42.

A seleção brasileira voltou para o terceiro período ainda mais agressiva na defesa, forçando erros da República Dominicana, o que se converteu em pontos rápidos. Georginho e Yago continuam com protagonismo, controlando as movimentações ofensivas e mantendo a energia alta. Do outro lado, os dominicanos perderam o controle emocional e acabaram exagerando na dose. Jean Montero deu uma cabeçada em Reynan e foi excluído do jogo, enquanto Juan Guerrero acertou uma cotovelada em Bruno Caboclo. O Brasil soube se manter focado e ampliou sua vantagem para 14 pontos: 75 a 61.

+ Veja a galeria de fotos da vitória do Brasil diante da República Dominicana

No último período, a República Dominicana tentou reagir com arremessos do perímetro, buscando reduzir rapidamente a diferença no placar. Porém, o Brasil não se abalou e mostrou maturidade para administrar a vantagem construída ao longo da partida. A seleção brasileira usou inteligência nas posses de bola, valorizando cada ataque, e demonstrou controle emocional para não entrar no ritmo precipitado do adversário. Segurou a pressão e confirmou a vitória, coroando a consistência mostrada a partir do segundo quarto até o fim do jogo.