HOJE
Passou por cima
Por Marcius Azevedo
Seleção brasileira tem grandes atuações de Georginho e Yago, vence a República Dominicana e se garante na semifinal da AmeriCup 2025
A seleção brasileira está na semifinal da AmeriCup 2025! Com uma grande atuação, o Brasil venceu a República Dominicana por 94 a 82, nesta quinta-feira (28/08), no Poliesportivo Alexis Argüello, em Manágua, capital da Nicarágua, em jogo marcado por emoção, rivalidade e momentos de tensão. Depois de um início instável, o time do técnico Aleksandar Petrovic cresceu, contou com grandes exibições de Georginho de Paula e Yago, além da força coletiva, para conquistar uma vitória maiúscula e garantir presença entre os quatro melhores da competição. O adversário por um lugar na decisão será os Estados Unidos, que derrotou o Uruguai por 83 a 70. O jogo será neste sábado (30/08), às 17h40.
Georginho teve um desempenho espetacular, terminando o jogo com 28 pontos, sete assistências, cinco rebotes e quatro roubos de bola para 38 de eficiência. Yago também se destacou pela seleção ao anotar 25 pontos, além de sete rebotes e quatro assistências para 27 de eficiência. Já Bruno Caboclo flertou com um duplo-duplo, fechando o confronto com 19 pontos e nove rebotes.

O Brasil encontrou dificuldades diante do jogo em transição da República Dominicana no primeiro período. A equipe caribenha impôs ritmo acelerado desde o início, explorando os espaços deixados pela defesa brasileira. A seleção não conseguiu se encaixar em quadra, mostrando falhas na recomposição defensiva. Mesmo com o bom desempenho de Georginho, que foi bastante agressivo nas infiltrações e assumiu o protagonismo ofensivo, o time brasileiro foi superado na parcial inicial por 25 a 18.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Brasil e República Dominicana
No segundo período, o cenário mudou, e o Brasil conseguiu impor o seu jogo diante da República Dominicana. A equipe brasileira encontrou mais equilíbrio entre ataque e defesa, ajustando a marcação e controlando melhor as ações em transição. O trio do Sesi Franca formado por Georginho, Lucas Dias e Nathan Mariano combinou para 18 pontos e deu o volume necessário para uma virada brasileira com ajuda de Yago. A seleção impôs 29 a 17 na parcial e foi para o intervalo com cinco de frente: 47 a 42.
A seleção brasileira voltou para o terceiro período ainda mais agressiva na defesa, forçando erros da República Dominicana, o que se converteu em pontos rápidos. Georginho e Yago continuam com protagonismo, controlando as movimentações ofensivas e mantendo a energia alta. Do outro lado, os dominicanos perderam o controle emocional e acabaram exagerando na dose. Jean Montero deu uma cabeçada em Reynan e foi excluído do jogo, enquanto Juan Guerrero acertou uma cotovelada em Bruno Caboclo. O Brasil soube se manter focado e ampliou sua vantagem para 14 pontos: 75 a 61.
+ Veja a galeria de fotos da vitória do Brasil diante da República Dominicana
No último período, a República Dominicana tentou reagir com arremessos do perímetro, buscando reduzir rapidamente a diferença no placar. Porém, o Brasil não se abalou e mostrou maturidade para administrar a vantagem construída ao longo da partida. A seleção brasileira usou inteligência nas posses de bola, valorizando cada ataque, e demonstrou controle emocional para não entrar no ritmo precipitado do adversário. Segurou a pressão e confirmou a vitória, coroando a consistência mostrada a partir do segundo quarto até o fim do jogo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca