#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Seleção convocada

17-11-2025 | 10:28
Por Liga Nacional de Basquete

Lista tem oito campeões da AmeriCup, além da chegada de jovens que se destacaram em 2025, para encarar o Chile, na primeira janela das Eliminatórias da Copa do Mundo FIBA Catar 2027

A seleção brasileira masculina está convocada para o primeiro desafio das Eliminatórias da Copa do Mundo FIBA Catar 2027. Nos dias 27 e 30 de novembro, o Brasil encara o Chile, dentro e fora de casa, pela primeira janela da competição. A lista de 13 atletas conta com oito campeões da AmeriCup na Nicarágua, além da chegada de jovens prospectos que se destacaram em 2025.

Alexey Borges, Caio Pacheco, Georginho de Paula, Reynan, Gui Deodato, Lucas Dias e Nathan Mariano estiveram em quadra na AmeriCup. E Léo Meindl, mesmo lesionado, fez parte do grupo na competição. Zu Jr., Pedro Pastre, Mathias Alessanco, Brunão e Wini Silva completam a lista do técnico Aleksandar Petrovic.

Oito campeões da AmeriCup estão na convocação para o começo das Eliminatórias. Foto: FIBA Américas

“Acompanhei todas as outras competições, como Globl Jam, Jogos Universitários e Solidarity Cup, e os jogadores que estavam jogando bem estão na lista deste primeiro desafio que temos em busca de uma vaga na Copa do Mundo do Catar”, afirmou Aleksandar Petrovic.

Alguns atletas estão inviabilizados nesta janela. Yago Mateus e Márcio jogam a Euroliga. Gui Santos está na temporada da NBA. Bruno Caboclo se recupera de cirurgia na coluna. Benite foi poupado por opção de Petrovic, assim como Tim Soares e Didi, que estão fora, evitando desgaste por viagens longas desde Japão e Austrália.

A estreia nas Eliminatórias será no dia 27, às 20h, em Valdivia, na casa dos chilenos. Já no dia 30, às 19h10, o Brasil joga em casa contra o mesmo Chile, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, casa do Corinthians. Os ingressos estão à venda na plataforma Tickzi por R$ 60 a inteira.

Além dos campeões da AmeriCup, a convocação dá vaga para jovens talentos como Pedro Pastre, de 18 anos, campeão do Globl Jam e Solidarity Cup; Mathias, de 17, presença já constante na adulta; Wini Braga, 20 anos, destaque na temporada pelo KTO Minas; Brunão, 23 anos, que treinou com o grupo para a AmeriCup e venceu os Jogos Mundiais Universitários e Globl Jam; e Zu Jr., 22 anos, campeão dos Jogos Mundiais Universitários.

Lista de convocados:

Alexey Borges – Flamengo
Caio Pacheco – Basket Coruña-ESP
Georginho de Paula – Sesi Franca
Reynan dos Santos – Capitanes-MEX
Gui Deodato – Flamengo
Léo Meindl – Burgos-ESP
Pedro Pastre – Pinheiros
Zu Jr. – Sesi Franca
Lucas Dias – Sesi Franca
Nathan Mariano – Valley Suns-EUA
Brunão – CAIXA/Brasília
Mathias Alessanco – OTE-EUA
Wini Silva – KTO Minas

Como funciona

Na primeira fase, as 16 seleções foram divididas em quatro grupos de quatro. Cada equipe enfrentará as outras três do seu grupo em jogos de ida e volta ao longo das três primeiras janelas, com duas partidas por equipe em cada uma. As três melhores equipes de cada grupo avançarão para a segunda rodada das Eliminatórias das Américas, onde se juntarão a três equipes de outro grupo. Todas as equipes manterão os resultados da primeira fase.

Na segunda fase, cada equipe jogará partidas de ida e volta contra as três equipes do outro grupo, com dois jogos por equipe em cada janela. Ao final dessas seis partidas adicionais por equipe, as três melhores de cada grupo, juntamente com a quarta melhor entre eles, se classificarão para a Copa do Mundo de Basquete da FIBA ​​de 2027.

Grupos da primeira fase:

A: EUA, República Dominicana, México e Nicarágua

B: Porto Rico, Canadá, Bahamas e Jamaica

C: Brasil, Venezuela, Colômbia e Chile

D: Argentina, Uruguai, Panamá e Cuba

Duelos da primeira fase:

27/11/2025 – Chile x Brasil
30/11/2025 – Brasil x Chile
27/02/2026 – Brasil x Venezuela
02/03/2026 – Brasil x Colômbia
02/07/2026 – Venezuela x Brasil
05/07/2026 – Colômbia x Brasil

Cruzamentos da segunda fase:

Grupo A x Grupo C
Grupo B x Grupo D

Calendário

1ª janela: 24 de novembro a 2 de dezembro de 2025

2ª Janela: 23 de fevereiro a 3 de março de 2026

3ª Janela: 29 de junho a 7 de julho de 2026

4ª Janela: 24 de agosto a 1 de setembro de 2026

5ª janela: 23 de novembro a 1 de dezembro de 2026

6ª Janela: 22 de fevereiro a 2 de março de 2027