HOJE
Derrota na estreia
Por Liga Nacional de Basquete
Brasil faz bom primeiro quarto e reage no período derradeiro, mas não consegue conter Wembanyama e perde da França na estreia nos Jogos Olímpicos de Paris
A seleção brasileira fez um ótimo primeiro quarto e reagiu no período derradeiro, mas não conseguiu conter Victor Wembanyama, que terminou como cestinha com 19 pontos ao lado de Nicolas Batum, e foi superada pela anfitriã França por 78 a 66, neste sábado (27/07), no estádio Pierre Mauroy, em Lille, na estreia pelo Grupo B dos Jogos Olímpicos de Paris.

Lucas Dias tenta contestar o arremesso de Wembanyama. Foto: FIBA
O pivô Cristiano Felício saiu do banco para ocupar o lugar de Bruno Caboclo, que ficou pendurado com faltas, e se destacou ao anotar 14 pontos e pegar seis rebotes. Marcelinho Huertas também teve bom desempenho, com 11 pontos, cinco assistências e três rebotes para 14 de eficiência, assim como Leo Meindl, que anotou 14 pontos e pegou cinco rebotes.
O segundo jogo da seleção brasileira na Olimpíada será na terça-feira (30/07), às 16h, diante da Alemanha, que superou o Japão por 97 a 77, na estreia. Os alemães são os atuais campeões do mundo e foram responsáveis por evitar que o Brasil fosse aos Jogos de Tóquio com uma vitória na final do Pré-Olímpico de Split, na Croácia, em 2021.
+ Confira as estatísticas da partida entre Brasil e França
O Brasil começou bem o jogo. Logo no primeiro ataque, Marcelinho Huertas deu o cartão de visitas com um floater perfeito, mesmo marcado por Wembanyama. Leo Meindl também estava quente do perímetro, e Mãozinha completou uma ponte área diante de Rudy Gobert, eleito o melhor defensor da última temporada da NBA. A França se manteve próxima do placar em arremessos de 3 pontos convertidos por Nicolas Batum e Frank Ntilikina. A seleção brasileira fechou com vantagem de oito pontos na parcial inicial: 23 a 15.
Com uma corrida de 4 a 0 no começo do segundo período, o Brasil abriu 12 pontos, sua maior diferença no placar. O problema é que Bruno Caboclo cometeu sua terceira falta e jogou menos de um minuto no quarto. A ausência do pivô brasileiro facilitou o trabalho de Wembanyama, que anotou 11 pontos apenas na parcial e comandou o ataque da França. Evan Fournier converteu uma bola de 3 pontos para virar o jogo antes do intervalo: 39 a 36.
+ Confira galeria de fotos da partida entre França x Brasil
Bruno Caboclo voltou como titular para o terceiro quarto e logo cometeu mais uma falta. Apesar de pendurado com quatro faltas, o pivô continuou em quadra, mas não conseguiu ser efetivo no ataque. A França aproveitou o momento de instabilidade do Brasil e, com uma corrida de 10 a 0, abriu sua maior vantagem (13 pontos) no placar. A seleção brasileira foi para o último período perdendo por 57 a 45.
Com três arremessos certeiros do perímetro e dois lances livres convertidos por Vitor Benite, o Brasil encurtou sua desvantagem para quatro pontos logo no começo do último quarto. A França respondeu rapidamente e, com uma corrida de 7 a 0, desgarrou novamente: 69 a 58. A seleção brasileira não se entregou, mas os franceses controlaram o jogo e venceram por 78 a 66.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca