#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Derrota na estreia

27-07-2024 | 02:12
Por Liga Nacional de Basquete

Brasil faz bom primeiro quarto e reage no período derradeiro, mas não consegue conter Wembanyama e perde da França na estreia nos Jogos Olímpicos de Paris

A seleção brasileira fez um ótimo primeiro quarto e reagiu no período derradeiro, mas não conseguiu conter Victor Wembanyama, que terminou como cestinha com 19 pontos ao lado de Nicolas Batum, e foi superada pela anfitriã França por 78 a 66, neste sábado (27/07), no estádio Pierre Mauroy, em Lille, na estreia pelo Grupo B dos Jogos Olímpicos de Paris.

Lucas Dias tenta contestar o arremesso de Wembanyama. Foto: FIBA

O pivô Cristiano Felício saiu do banco para ocupar o lugar de Bruno Caboclo, que ficou pendurado com faltas, e se destacou ao anotar 14 pontos e pegar seis rebotes. Marcelinho Huertas também teve bom desempenho, com 11 pontos, cinco assistências e três rebotes para 14 de eficiência, assim como Leo Meindl, que anotou 14 pontos e pegou cinco rebotes.

O segundo jogo da seleção brasileira na Olimpíada será na terça-feira (30/07), às 16h, diante da Alemanha, que superou o Japão por 97 a 77, na estreia. Os alemães são os atuais campeões do mundo e foram responsáveis por evitar que o Brasil fosse aos Jogos de Tóquio com uma vitória na final do Pré-Olímpico de Split, na Croácia, em 2021.

+ Confira as estatísticas da partida entre Brasil e França

O Brasil começou bem o jogo. Logo no primeiro ataque, Marcelinho Huertas deu o cartão de visitas com um floater perfeito, mesmo marcado por Wembanyama. Leo Meindl também estava quente do perímetro, e Mãozinha completou uma ponte área diante de Rudy Gobert, eleito o melhor defensor da última temporada da NBA. A França se manteve próxima do placar em arremessos de 3 pontos convertidos por Nicolas Batum e Frank Ntilikina. A seleção brasileira fechou com vantagem de oito pontos na parcial inicial: 23 a 15.

Com uma corrida de 4 a 0 no começo do segundo período, o Brasil abriu 12 pontos, sua maior diferença no placar. O problema é que Bruno Caboclo cometeu sua terceira falta e jogou menos de um minuto no quarto. A ausência do pivô brasileiro facilitou o trabalho de Wembanyama, que anotou 11 pontos apenas na parcial e comandou o ataque da França. Evan Fournier converteu uma bola de 3 pontos para virar o jogo antes do intervalo: 39 a 36.

+ Confira galeria de fotos da partida entre França x Brasil

Bruno Caboclo voltou como titular para o terceiro quarto e logo cometeu mais uma falta. Apesar de pendurado com quatro faltas, o pivô continuou em quadra, mas não conseguiu ser efetivo no ataque. A França aproveitou o momento de instabilidade do Brasil e, com uma corrida de 10 a 0, abriu sua maior vantagem (13 pontos) no placar. A seleção brasileira foi para o último período perdendo por 57 a 45.

Com três arremessos certeiros do perímetro e dois lances livres convertidos por Vitor Benite, o Brasil encurtou sua desvantagem para quatro pontos logo no começo do último quarto. A França respondeu rapidamente e, com uma corrida de 7 a 0, desgarrou novamente: 69 a 58. A seleção brasileira não se entregou, mas os franceses controlaram o jogo e venceram por 78 a 66.