HOJE
Valeu, Brasil!
Por Liga Nacional de Basquete
Seleção brasileira tem bons momentos no jogo, mas é superada pelos Estados Unidos nas quartas de final e se despede dos Jogos Olímpicos de Paris
A seleção brasileira masculina lutou, mas não conseguiu segurar os Estados Unidos. O Brasil foi superado por 122 a 87, nesta terça-feira (06/08), na Bercy Arena, pelas quartas de final e se despediu dos Jogos Olímpicos de Paris. Os americanos agora vão enfrentar a Sérvia por vaga na decisão pela medalha de ouro. A outra semifinal será entre Alemanha e França, seleções que estavam no mesmo grupo do Brasil na primeira fase.
Bruno Caboclo foi o maior pontuador do Brasil com 30 pontos. O pivô pegou ainda seis rebotes para terminar com 29 de eficiência. Georginho de Paula também teve boa atuação, com 15 pontos, oito rebotes e três assistências para 16 de eficiência. Pelos Estados Unidos, Devin Brooker foi o cestinha da equipe com 18 pontos, com 5/7 (71%) nos arremessos de 3 pontos. LeBron James ficou perto de um duplo-duplo, com 12 pontos e nove assistências.
+ Confira as estatísticas da partida entre Brasil e Estados Unidos
A seleção brasileira adotou uma estratégia perigosa no primeiro quarto: decidir rápido no ataque. Os Estados Unidos aproveitaram os erros do Brasil e jogaram em transição, com LeBron James distribuindo assistências. Foram cinco no período. Para complicar o cenário, os americanos tiveram bom aproveitamento de 3 pontos, com 4/7 (54%), e venceram por 33 a 21 na parcial.
Os Estados Unidos voltaram com tudo para o segundo período e abriram 19 pontos, mas o Brasil não se entregou. Marcelinho Huertas liderou o time brasileiro para uma corrida de 10 a 0, reduziu o placar para oito pontos e forçou o pedido de tempo do técnico Steve Kerr. Na reta final do quarto, os americanos cresceram novamente, impuseram 15 a 0 e foram para o intervalo com 27 pontos de vantagem: 63 a 36. Joel Embiid comandou o ataque com 14 pontos.
+ Veja o álbum de fotos da derrota do Brasil para os Estados Unidos
O Brasil não desistiu. Com bom aproveitamento do perímetro e Bruno Caboclo efetivo no garrafão, o time brasileiro impediu que os Estados Unidos se sentissem ainda mais confortáveis em quadra no terceiro período. A seleção brasileira fez 35 a 31 na parcial e foi para o quarto derradeiro com 23 pontos de desvantagem: 94 a 71.
Com Anthony Edwards efetivo no ataque, os americanos impuseram 10 a 3 no começo do último período para seguirem com tranquilidade no placar. O Brasil não conseguiu repetir o desempenho do quarto anterior, e os Estados Unidos aproveitaram para ampliar sua vantagem e fechar com uma triunfo 122 a 87. Com dois minutos para o fim do jogo, Marcelinho Huertas saiu de quadra em sua despedida da seleção brasileira.