HOJE
Brasil em festa
Por Liga Nacional de Basquete
Pivô do San Antonio Spurs, Tiago Splitter faz história e se torna o primeiro brasileiro a conquistar o título da NBA
O basquete brasileiro está em festa. Com o título do San Antonio Spurs, que venceu o poderoso Miami Heat, neste domingo, por 4 a 1 na série final, o pivô Tiago Splitter conseguiu um feito inédito ao se tornar o primeiro atleta do nosso país a conquistar o troféu dourado de primeiro lugar da maior liga de basquete do mundo.
Demorou um ano inteiro para o torcedor do San Antonio Spurs poder soltar o grito de campeão da garganta. Após uma derrota dramática na final da NBA em 2013, o time do Texas concentrou toda a sua força para chegar novamente a final e, coincidentemente, dar o troco no rival Miami Heat, de LeBron James.
“Perdemos no ano passado de uma forma horrível, no último segundo, e conseguir ganhar assim, dominando nos playoffs, vencendo por 4 a 1, é incrível. Estou até sem palavras”, comemorou Splitter.
Na partida decisiva, o brasileiro teve uma atuação que não chamou tanta atenção em números, anotando apenas três pontos e dois rebotes em pouco mais de 11 minutos em quadra. Porém, essa foi uma das melhores temporadas de Splitter na NBA, com médias de 8,2 pontos e 6,2 rebotes por partida do pivô titular dos Spurs.
“Queria agradecer o apoio do povo brasileiro. Muita gente ficou acordado muitas madrugadas para acompanhar nosso time nos playoffs, muitos vieram para cá assistir aos jogos, então, só tenho a agradecer e mandar um grande abraço a todos”, disse o brasileiro, natural de Blumenau (SC).
Enrolado numa bandeira do Brasil durante toda a comemoração, o pivô lembrou do carinho e do apoio da sua família, dos seus amigos e dos seus companheiros do basquete.
“Ser o primeiro brasileiro campeão da NBA é incrível. Eu dedico esse feito há muitos técnicos e jogadores que me ajudaram muito em toda minha carreira e minha família. Todo mundo tem um pedaço desse título”, afirmou Splitter.
Essa foi a quinta conquista da franquia de San Antonio na história da NBA. O pivô Tim Duncan esteve em todas elas e foi, mais uma vez, um dos principais destaques da equipe na final deste ano. No entanto, a grande surpresa da decisão foi o jovem ala Kawhi Leonard, eleito MVP da série final, com atingiu médias de 17,8 pontos, 6,2 rebotes e duas assistências nos cinco jogos. Na partida que definiu o título, o jogador anotou um duplo-duplo de 22 pontos e 10 rebotes.