HOJE
Brasil em festa
Por Liga Nacional de Basquete
Pivô do San Antonio Spurs, Tiago Splitter faz história e se torna o primeiro brasileiro a conquistar o título da NBA

Os sul-americanos Ginobili e Splitter comemoram o título (NBAE)
O basquete brasileiro está em festa. Com o título do San Antonio Spurs, que venceu o poderoso Miami Heat, neste domingo, por 4 a 1 na série final, o pivô Tiago Splitter conseguiu um feito inédito ao se tornar o primeiro atleta do nosso país a conquistar o troféu dourado de primeiro lugar da maior liga de basquete do mundo.
Demorou um ano inteiro para o torcedor do San Antonio Spurs poder soltar o grito de campeão da garganta. Após uma derrota dramática na final da NBA em 2013, o time do Texas concentrou toda a sua força para chegar novamente a final e, coincidentemente, dar o troco no rival Miami Heat, de LeBron James.
“Perdemos no ano passado de uma forma horrível, no último segundo, e conseguir ganhar assim, dominando nos playoffs, vencendo por 4 a 1, é incrível. Estou até sem palavras”, comemorou Splitter.
Na partida decisiva, o brasileiro teve uma atuação que não chamou tanta atenção em números, anotando apenas três pontos e dois rebotes em pouco mais de 11 minutos em quadra. Porém, essa foi uma das melhores temporadas de Splitter na NBA, com médias de 8,2 pontos e 6,2 rebotes por partida do pivô titular dos Spurs.
“Queria agradecer o apoio do povo brasileiro. Muita gente ficou acordado muitas madrugadas para acompanhar nosso time nos playoffs, muitos vieram para cá assistir aos jogos, então, só tenho a agradecer e mandar um grande abraço a todos”, disse o brasileiro, natural de Blumenau (SC).

Duncan e Splitter formaram uma grande dupla na temporada (NBAE)
Enrolado numa bandeira do Brasil durante toda a comemoração, o pivô lembrou do carinho e do apoio da sua família, dos seus amigos e dos seus companheiros do basquete.
“Ser o primeiro brasileiro campeão da NBA é incrível. Eu dedico esse feito há muitos técnicos e jogadores que me ajudaram muito em toda minha carreira e minha família. Todo mundo tem um pedaço desse título”, afirmou Splitter.
Essa foi a quinta conquista da franquia de San Antonio na história da NBA. O pivô Tim Duncan esteve em todas elas e foi, mais uma vez, um dos principais destaques da equipe na final deste ano. No entanto, a grande surpresa da decisão foi o jovem ala Kawhi Leonard, eleito MVP da série final, com atingiu médias de 17,8 pontos, 6,2 rebotes e duas assistências nos cinco jogos. Na partida que definiu o título, o jogador anotou um duplo-duplo de 22 pontos e 10 rebotes.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca