#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Nova aventura

27-11-2025 | 07:46
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção brasileira enfrenta o Chile no Coliseo Antonio Azurmendi, em Valdivia, nesta quinta-feira, no primeiro compromisso pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Catar 2027

A Seleção Brasileira inicia nesta terça-feira (27/11) uma nova jornada, agora mirando uma vaga na Copa do Mundo FIBA Catar 2027. O ponto de partida chega em um momento especial, poucos meses depois de conquistar a AmeriCup, na Nicarágua, e recuperar o protagonismo nas Américas. A estreia será contra o Chile, às 20h10, no Coliseo Antonio Azurmendi, em Valdivia. Um duelo fora de casa, em que o Brasil terá a missão de impor ritmo, intensidade defensiva e maturidade na construção das posses. A partida terá transmissão da Cazé TV.

A seleção brasileira está pronta para estrear nas Eliminatórias da Copa do Mundo Catar 2027. Foto: CBB

A primeira janela costuma ser crucial para estabelecer referências, ajustar rota e definir a personalidade da equipe dentro da competição. É o tipo de partida que molda a narrativa do ciclo. O grupo convocado apresenta a combinação de uma base sólida formada pelos campeões da AmeriCup, somada à energia de jovens que vêm ganhando espaço no cenário nacional e internacional.

Esse equilíbrio entre experiência e renovação confere ao Brasil uma versatilidade interessante, com múltiplas leituras táticas e capacidade de adaptação às diferentes demandas do jogo. É um time que defende com agressividade, corre com consistência e, sobretudo, sabe competir.

+ Zu Jr. volta à seleção um ano após grave lesão; confira entrevista exclusiva

“Não tivemos muito tempo, foram apenas dois treinos para preparar esta nova aventura, este Pré-Mundial, mas estou muito satisfeito com o que, depois de dois treinos, estamos colocando em quadra. Há uma mescla de sete jogadores com mais experiência, há jovens, mas penso que estamos em um bom caminho”, afirmou o técnico Aleksandar Petrovic.

De volta à Seleção após ter ficado fora da AmeriCup por causa de uma lesão, embora tenha permanecido com o grupo durante todo o torneio na Nicarágua, Léo Meindl está ansioso para entrar em quadra. “Estou muito feliz de estar de volta. Todo mundo está muito empenhado, todo mundo está muito focado. As nossas expectativas são muito boas, fazer estes dois bons jogos, primeiro aqui no Chile e depois no Brasil. Vamos embora, vamos para cima, estamos preparados”, afirmou.

No domingo (30/11), às 19h10, Brasil e Chile voltam a se enfrentar, desta vez no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo. O retorno ao país carrega outra atmosfera. A expectativa é do apoio da torcida, o que gera responsabilidade de manter o padrão, mas também é uma oportunidade de fechar a primeira janela com autoridade. Os ingressos para o confronto estão à venda em na plataforma Tickzi.

Como funciona

Na primeira fase, as 16 seleções foram divididas em quatro grupos de quatro. Cada equipe enfrentará as outras três do seu grupo em jogos de ida e volta ao longo das três primeiras janelas, com duas partidas por equipe em cada uma. As três melhores equipes de cada grupo avançarão para a segunda rodada das Eliminatórias das Américas, onde se juntarão a três equipes de outro grupo. Todas as equipes manterão os resultados da primeira fase.

Na segunda fase, cada equipe jogará partidas de ida e volta contra as três equipes do outro grupo, com dois jogos por equipe em cada janela. Ao final dessas seis partidas adicionais por equipe, as três melhores de cada grupo, juntamente com a quarta melhor entre eles, se classificarão para a Copa do Mundo de Basquete da FIBA ​​de 2027.

Grupos da primeira fase:

A: EUA, República Dominicana, México e Nicarágua

B: Porto Rico, Canadá, Bahamas e Jamaica

C: Brasil, Venezuela, Colômbia e Chile

D: Argentina, Uruguai, Panamá e Cuba

Duelos da primeira fase:

27/11/2025 – Chile x Brasil
30/11/2025 – Brasil x Chile
27/02/2026 – Brasil x Venezuela
02/03/2026 – Brasil x Colômbia
02/07/2026 – Venezuela x Brasil
05/07/2026 – Colômbia x Brasil

Cruzamentos da segunda fase:

Grupo A x Grupo C
Grupo B x Grupo D

Calendário

1ª janela: 24 de novembro a 2 de dezembro de 2025

2ª Janela: 23 de fevereiro a 3 de março de 2026

3ª Janela: 29 de junho a 7 de julho de 2026

4ª Janela: 24 de agosto a 1 de setembro de 2026

5ª janela: 23 de novembro a 1 de dezembro de 2026

6ª Janela: 22 de fevereiro a 2 de março de 2027