HOJE
3x3 perde a vaga
Por Juvenal Dias
Seleção masculina sofre duas derrotas no Pré-Olímpico Mundial, disputado no Japão, e não vai aos Jogos Olímpicos de Paris 2024; a feminina ainda tem chances
Nesta sexta-feira (03/05), começou o Pré-Olímpico de Basquete 3×3, em Utsonomiya, no Japão. Porém, o campeonato mal começou e o Brasil já teve uma notícia ruim. A seleção masculina perdeu os dois primeiros jogos no seu grupo e não tem mais chances de ir aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Brasil também não esteve em Tóquio 2020, edição que a modalidade estreou.
O time formado por Branquinho, André Feros, Matheus Parcial e Daniel Von Haydin perdeu a primeira partida para a Lituânia por 21 a 14 e se complicou no Grupo A, em que apenas os dois primeiros avançam à semifinal. Em seguida, algumas horas mais tarde, o time retornou à quadra para enfrentar Porto Rico, mas sofreu um novo revés, 21 a 19. Neste sábado (04/05), na despedida do torneio, o Brasil foi superado pela Holanda por 22 a 15.
Por outro lado, no feminino, o País ainda alimenta esperanças para estrear em Jogos Olímpicos. Na primeira partida, o time, que conta com Clarissa dos Santos, Vitória Marcelino, Thayná Silva e Luana Souza, perdeu para a Alemanha, na prorrogação, por 17 a 16. Contudo, se recuperou contra a Áustria, fazendo 21 a 11. Neste sábado (04/05), o Brasil superou o Japão por 13 a 12 e avançou na segunda colocação do Grupo B.
Na manhã deste domingo (05/05), a seleção feminina enfrenta a Austrália pela semifinal. No outro lado estão Alemanha e Canadá. Para conseguir garantir vaga nos Jogos de Paris, o Brasil precisa vencer os dois jogos, já que apenas o campeão do torneio pré-olímpico se classifica.