HOJE
Foco nas quartas
Por Marcius Azevedo
Seleção brasileira sofre primeira derrota na AmeriCup 2025 para os Estados Unidos e agora enfrenta a República Dominicana por uma vaga na semifinal
A seleção brasileira conheceu seu primeiro revés na AmeriCup 2025 ao ser superada pelos Estados Unidos por 90 a 78, nesta terça-feira (26/08), no Poliesportivo Alexis Argüello, em Manágua, capital da Nicarágua. Em um jogo equilibrado e de alternâncias no placar, o Brasil lutou até o fim, mas não conseguiu segurar o maior volume da equipe americana no último período. Com o resultado, o time do técnico Aleksandar Petrovic terminou na terceira colocação do Grupo A e agora terá pela frente a República Dominicana, pelas quartas de final, na quinta-feira (28/08), às 16h10.
Bruno Caboclo foi o maior pontuador da seleção brasileira com 21 pontos, além de cinco rebotes para 21 de eficiência. Yago flertou com um duplo-duplo, terminando o confronto com 14 pontos e nove assistências. Pelos Estados Unidos, Javonte Smart terminou como cestinha ao anotar 22 pontos, além de sete rebotes e quatro assistências para 25 de eficiência.

Bruno Caboclo anotou 21 pontos na derrota do Brasil para os Estados Unidos. Foto: FIBA
Os Estados Unidos começaram melhor e abriram uma vantagem inicial. O Brasil reagiu com uma grande atuação de Yago, que teve um desempenho quase perfeito no ataque e ajudou a diminuir a diferença no placar. Mesmo assim, os americanos fecharam o primeiro período na frente, com três pontos de vantagem (24 a 21), sustentados pelo forte trabalho no garrafão, de onde saíram 16 dos 24 pontos da equipe.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Estados Unidos e Brasil
No segundo período, o Brasil cresceu em quadra e dominou os Estados Unidos. Bruno Caboclo liderou o ataque, sendo responsável por 12 dos 25 pontos da seleção na parcial. Gui Deodato também foi bastante efetivo, com oito pontos, incluindo duas bolas triplas. A jogada da virada saiu de suas mãos, após receber um lindo passe pelas costas de Caio Pacheco em um contra-ataque. A equipe brasileira foi para o intervalo com uma vantagem de seis pontos: 46 a 40.
Na volta do intervalo, os Estados Unidos foram mais agressivos na defesa e endureceram o jogo. No ataque, Javonte Smart assumiu o protagonismo e liderou uma virada americana no placar. Ainda assim, a seleção brasileira manteve a calma, jogou com inteligência e respondeu no momento certo. Com Gui Deodato novamente em destaque, o Brasil recuperou a dianteira e entrou nos derradeiros 10 minutos com três pontos de frente: 67 a 64.
+ Veja a galeria de fotos do jogo do Brasil diante dos Estados Unidos
No último período, os Estados Unidos colocaram ainda mais pressão na defesa e conseguiram castigar o Brasil com um excelente trabalho no garrafão e bom desempenho do perímetro. A seleção brasileira lutou até o fim, buscou alternativas ofensivas e se manteve competitiva, mas não conseguiu conter a força adversária. Apesar do esforço, o time do técnico Aleksandar Petrovic sofreu o primeiro revés na AmeriCup.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca