#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Foco nas quartas

26-08-2025 | 11:55
Por Marcius Azevedo

Seleção brasileira sofre primeira derrota na AmeriCup 2025 para os Estados Unidos e agora enfrenta a República Dominicana por uma vaga na semifinal

A seleção brasileira conheceu seu primeiro revés na AmeriCup 2025 ao ser superada pelos Estados Unidos por 90 a 78, nesta terça-feira (26/08), no Poliesportivo Alexis Argüello, em Manágua, capital da Nicarágua. Em um jogo equilibrado e de alternâncias no placar, o Brasil lutou até o fim, mas não conseguiu segurar o maior volume da equipe americana no último período. Com o resultado, o time do técnico Aleksandar Petrovic terminou na terceira colocação do Grupo A e agora terá pela frente a República Dominicana, pelas quartas de final, na quinta-feira (28/08), às 16h10.

Bruno Caboclo foi o maior pontuador da seleção brasileira com 21 pontos, além de cinco rebotes para 21 de eficiência. Yago flertou com um duplo-duplo, terminando o confronto com 14 pontos e nove assistências. Pelos Estados Unidos, Javonte Smart terminou como cestinha ao anotar 22 pontos, além de sete rebotes e quatro assistências para 25 de eficiência.

Bruno Caboclo anotou 21 pontos na derrota do Brasil para os Estados Unidos. Foto: FIBA

Os Estados Unidos começaram melhor e abriram uma vantagem inicial. O Brasil reagiu com uma grande atuação de Yago, que teve um desempenho quase perfeito no ataque e ajudou a diminuir a diferença no placar. Mesmo assim, os americanos fecharam o primeiro período na frente, com três pontos de vantagem (24 a 21), sustentados pelo forte trabalho no garrafão, de onde saíram 16 dos 24 pontos da equipe.

+ Confira as estatísticas do jogo entre Estados Unidos e Brasil

No segundo período, o Brasil cresceu em quadra e dominou os Estados Unidos. Bruno Caboclo liderou o ataque, sendo responsável por 12 dos 25 pontos da seleção na parcial. Gui Deodato também foi bastante efetivo, com oito pontos, incluindo duas bolas triplas. A jogada da virada saiu de suas mãos, após receber um lindo passe pelas costas de Caio Pacheco em um contra-ataque. A equipe brasileira foi para o intervalo com uma vantagem de seis pontos: 46 a 40.

Na volta do intervalo, os Estados Unidos foram mais agressivos na defesa e endureceram o jogo. No ataque, Javonte Smart assumiu o protagonismo e liderou uma virada americana no placar. Ainda assim, a seleção brasileira manteve a calma, jogou com inteligência e respondeu no momento certo. Com Gui Deodato novamente em destaque, o Brasil recuperou a dianteira e entrou nos derradeiros 10 minutos com três pontos de frente: 67 a 64.

+ Veja a galeria de fotos do jogo do Brasil diante dos Estados Unidos

No último período, os Estados Unidos colocaram ainda mais pressão na defesa e conseguiram castigar o Brasil com um excelente trabalho no garrafão e bom desempenho do perímetro. A seleção brasileira lutou até o fim, buscou alternativas ofensivas e se manteve competitiva, mas não conseguiu conter a força adversária. Apesar do esforço, o time do técnico Aleksandar Petrovic sofreu o primeiro revés na AmeriCup.