#JOGAJUNTO

Mais basquete

AmeriCup 2022:É no Brasil!

11-08-2021 | 03:57
Por Liga Nacional de Basquete

Maior competição de basquete masculino de seleções das Américas retorna ao Brasil após 38 anos; última edição terminou com título do Brasil, em 1984

Após 38 longos anos de espera, o Brasil voltará a ser o anfitrião da FIBA AmeriCup 2022. A maior competição de basquete masculino das Américas já tem data marcada para começar e acontecerá entre os dias 2 e 11 de setembro do próximo ano.

AmeriCup 2022 terá Brasil como país sede (Arte/FIBA)

Esta edição será a 19ª na história da competição, que carrega uma história riquíssima dentro do continente americano. Ao todo, 12 países farão parte do campeonato, sendo eles: Argentina, Canadá, Colômbia, México, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, Ilhas Virgens, Estados Unidos e Brasil, país sede.

“É uma honra e um privilégio retornar ao Brasil para jogar a FIBA AmeriCup 2022. Temos trabalhado junto com a CBB por muito tempo e agora temos um plano muito estruturado e inspirados para trazer esse evento ao Brasil em setembro de 2022”, disse Carlos Alves, Diretor Executivo da FIBA nas Américas.

A última vez que a AmeriCup teve o Brasil como país sede foi ainda em 1984. Naquela oportunidade, o Brasil levou o ouro ao vencer a Seleção de Porto Rico na finalíssima por 109 a 107. Oscar Schmidt, lenda do basquete brasileiro e Hall da Fama do Basquete, foi o líder da equipe naquela campanha vitoriosa.

A última edição da competição aconteceu em 2017 e, pela primeira vez na história, contou com três países sedes (Argentina, Colômbia e Uruguai. Naquela oportunidade, o Brasil caiu ainda na fase de grupos. A seleção campeã foi a dos Estados Unidos após vencerem a Argentina na final por 81 a 76.