#JOGAJUNTO

Mais basquete / Seleção Brasileira

Passaporte carimbado

07-07-2024 | 02:57
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção brasileira masculina derrota a Letônia por 94 a 69, em Riga, neste domingo (07/07), conquista o título do Pré-Olímpico e garante vaga nos Jogos de Paris 2024

A seleção brasileira masculina está de volta aos Jogos Olímpicos. Neste domingo (07/07), o Brasil fez uma partida irretocável diante da Letônia na final do Pré-Olímpico de Riga, venceu por 94 a 69,  e carimbou o passaporte para Paris 2024. A equipe do técnico Aleksandar Petrovic se posiciona no Grupo B da Olímpiada, ao lado de França, Alemanha e Japão.

+ Confira as estatísticas do jogo entre Letônia e Brasil

A última participação da seleção masculina no torneio olímpico foi na Rio-2016, quando não precisou passar pelo classificatório por ser o país-sede. O Brasil havia ficado fora em Tóquio-2020 e esteve em Londres-2012. Vale lembrar que antes disso foram três ausências consecutivas: Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008.

Leo Meindl teve ótima atuação na vitória que garantiu o Brasil nos Jogos de Paris. Foto: FIBA

Bruno Caboclo foi o cestinha da seleção brasileira em uma partida em que o coletivo prevaleceu. O pivô anotou 21 pontos e pegou quatro rebotes para 23 de eficiência. Leo Meindl também teve ótimo desempenho, com 20 pontos e nove rebotes para 23 de eficiência. Outros três jogadores terminaram com mais de 10 pontos: Georginho de Paula (14), Marcelinho Huertas (12) e Gui Santos (12).

Como foi o jogo da classificação?

A seleção brasileira fez um primeiro quarto irrepreensível dos dois lados da quadra. No ataque, com suas peças bem posicionadas, o Brasil escolheu os melhores arremessos e registrou 100% de aproveitamento na linha de 3 pontos (8/8). Defensivamente, com um comportamento agressivo, forçava mais um passe, o que dificultou bastante o trabalho da Letônia. A parcial terminou com 23 pontos de vantagem para os brasileiros: 34 a 11.

A Letônia se reorganizou na volta para o segundo quarto. Rihards Lomazs comandou uma corrida de 9 a 2 até que o técnico Aleksandar Petrovic pediu tempo. A seleção brasileira reagiu, mas, pouco depois, perdeu Yago. O armador sentiu um problema na panturrilha da perna esquerda, o mesmo que quase o tirou do Pré-Olímpico. A torcida entrou no jogo e empurrou o time letão para uma vitória por 22 a 15 na parcial, indo para o intervalo com Brasil na frente por 16 pontos: 49 a 33.

+ Confira o álbum de fotos da partida entre Letônia e Brasil

O Brasil voltou ligado para o terceiro período. Leo Meindl assumiu o protagonismo e anotou os primeiros cinco pontos. A Letônia optava pelo arremesso do perímetro em quase todo ataque, mas com um péssimo aproveitamento. E, quando buscava entrar no garrafão, esbarrava na sólida defesa brasileira. Quando Janis Timma, enfim, acertou uma bola de 3 pontos, Gui Santos já devolveu no ataque seguinte. Com 23 a 13 na parcial, a seleção foi para o período derradeiro com 26 pontos de vantagem: 72 a 46.

Sem outra opção, a Letônia começou com uma corrida de 5 a 0 com todos os pontos anotados por Arturs Strautins. Marcelinho Huertas usou sua experiência para conduzir o Brasil. A seleção brasileira jogou com inteligência, trabalhou cada posse com tranquilidade e evitou que os letões pudessem ameaçar o triunfo brasileiro. O passaporte para Paris estava carimbado.

Calendário do Brasil em Paris:

27/07 (sábado), às 12h15, França x Brasil
30/07 (terça-feira), às 16h, Brasil x Alemanha
02/08 (sexta-feira), às 6h, Japão x Brasil