HOJE
Falta uma!
Por Liga Nacional de Basquete
Brasil cresce no segundo tempo, supera Filipinas e se garante na final do Pré-Olímpico para os Jogos de Paris; decisão é neste domingo (07/07), às 13h, diante da Letônia
A seleção brasileira está na final do Pré-Olímpico de Riga. Neste sábado (06/07), pela semifinal, o Brasil cresceu no segundo tempo, superou Filipinas por 71 a 60 e continua com chances de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. A decisão acontece neste domingo (07/07), às 13h, diante da anfitriã Letônia, que eliminou Camarões. Apenas o campeão vai à Olimpíada para ocupar o Grupo B, que tem França, Alemanha e Japão.

Bruno Caboclo dá linda enterrada na vitória do Brasil sobre Filipinas. Foto: FIBA
O principal destaque da seleção brasileira foi Bruno Caboclo, que registrou um duplo-duplo, com 15 pontos e 11 rebotes. Foram ainda três tocos para 24 de eficiência. Além do pivô, o Brasil contou com boa atuação de Marcelinho Huertas (13 pontos e sete assistências) e Lucas Dias (10 pontos e nove rebotes). Pelo lado das Filipinas, Justin Brownlee foi o cestinha com 15 pontos.
Gui Santos converteu um arremesso de 3 pontos logo no primeiro ataque e deu impressão de que o Brasil teria facilidade do perímetro, mas, mesmo diante da frágil marcação das Filipinas, o aproveitamento no quarto inicial não foi bom. A seleção brasileira terminou com 2/8 (25%) e abriu caminho para o adversário fechar a parcial com 22 a 12 no placar, sob liderança de Dwight Ramos e Justin Brownlee.
Filipinas fechou o garrafão no segundo período e proporcionou ao Brasil continuar livre para arremessar de fora. O problema é que o aproveitamento não melhorou, com apenas um acerto em sete tentativas. A diferença é que a seleção brasileira foi mais efetiva nos rebotes ofensivos e pontuou na zona pintada. A parcial foi favorável aos brasileiros (15 a 11), o que levou o jogo para o intervalo com seis pontos de desvantagem: 33 a 27.
A seleção brasileira voltou quente para o terceiro período. Com arremessos de 3 pontos convertidos por Georginho de Paula e Leo Meindl e uma corrida de 14 a 0, o Brasil virou o jogo, ganhou confiança e abriu vantagem no placar. Bruno Caboclo era protagonista defensivamente. Os brasileiros venceram por 24 a 6 na parcial e foram para o derradeiro quarto com 12 pontos de frente: 51 a 39.
No início do último período, Filipinas esboçou uma reação, mas o Brasil não permitiu uma mudança de cenário. Marcelinho Huertas e Bruno Caboclo comandaram o ataque, combinando para 14 pontos. A seleção brasileira soube controlar sua vantagem, até perdeu na parcial por 21 a 20, mas conseguiu se garantir na final do Pré-Olímpico.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca