HOJE
Falta uma!
Por Liga Nacional de Basquete
Brasil cresce no segundo tempo, supera Filipinas e se garante na final do Pré-Olímpico para os Jogos de Paris; decisão é neste domingo (07/07), às 13h, diante da Letônia
A seleção brasileira está na final do Pré-Olímpico de Riga. Neste sábado (06/07), pela semifinal, o Brasil cresceu no segundo tempo, superou Filipinas por 71 a 60 e continua com chances de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. A decisão acontece neste domingo (07/07), às 13h, diante da anfitriã Letônia, que eliminou Camarões. Apenas o campeão vai à Olimpíada para ocupar o Grupo B, que tem França, Alemanha e Japão.
O principal destaque da seleção brasileira foi Bruno Caboclo, que registrou um duplo-duplo, com 15 pontos e 11 rebotes. Foram ainda três tocos para 24 de eficiência. Além do pivô, o Brasil contou com boa atuação de Marcelinho Huertas (13 pontos e sete assistências) e Lucas Dias (10 pontos e nove rebotes). Pelo lado das Filipinas, Justin Brownlee foi o cestinha com 15 pontos.
Gui Santos converteu um arremesso de 3 pontos logo no primeiro ataque e deu impressão de que o Brasil teria facilidade do perímetro, mas, mesmo diante da frágil marcação das Filipinas, o aproveitamento no quarto inicial não foi bom. A seleção brasileira terminou com 2/8 (25%) e abriu caminho para o adversário fechar a parcial com 22 a 12 no placar, sob liderança de Dwight Ramos e Justin Brownlee.
Filipinas fechou o garrafão no segundo período e proporcionou ao Brasil continuar livre para arremessar de fora. O problema é que o aproveitamento não melhorou, com apenas um acerto em sete tentativas. A diferença é que a seleção brasileira foi mais efetiva nos rebotes ofensivos e pontuou na zona pintada. A parcial foi favorável aos brasileiros (15 a 11), o que levou o jogo para o intervalo com seis pontos de desvantagem: 33 a 27.
A seleção brasileira voltou quente para o terceiro período. Com arremessos de 3 pontos convertidos por Georginho de Paula e Leo Meindl e uma corrida de 14 a 0, o Brasil virou o jogo, ganhou confiança e abriu vantagem no placar. Bruno Caboclo era protagonista defensivamente. Os brasileiros venceram por 24 a 6 na parcial e foram para o derradeiro quarto com 12 pontos de frente: 51 a 39.
No início do último período, Filipinas esboçou uma reação, mas o Brasil não permitiu uma mudança de cenário. Marcelinho Huertas e Bruno Caboclo comandaram o ataque, combinando para 14 pontos. A seleção brasileira soube controlar sua vantagem, até perdeu na parcial por 21 a 20, mas conseguiu se garantir na final do Pré-Olímpico.