HOJE
Mais uma vitória
Por Liga Nacional de Basquete
Já classificado, Brasil supera o Panamá neste domingo (24/11), em Belém, e conquista o quarto triunfo nas Eliminatórias da Americup 2025
A seleção brasileira continua invicta nas Eliminatórias da Americup 2025. Neste domingo (24/11), o Brasil teve uma atuação consistente para superar o Panamá por 93 a 67, no ginásio Mangueirinho, em Belém, e conquistar o quarto triunfo. Já garantido no torneio que será disputado na Nicarágua, o time verde-amarelo fecha sua participação na competição classificatória entre os dias 20 e 24 e fevereiro do ano que vem, quando viaja para enfrentar o Uruguai e depois o Panamá, na última janela.
A seleção brasileira entrou em quadra com um quinteto inicial diferente daquele que venceu o Uruguai na quinta-feira. O técnico Aleksandar Petrovic colocou Mathias Alessanco, de 16 anos, que não havia entrado no jogo anterior, como titular, assim como Reynan Gabriel. Bruno Caboclo abriu os trabalhos com uma enterrada e comandou o ataque no primeiro quatro ao lado de Georginho de Paula. O Brasil foi superior ao Panamá e fechou com 10 pontos de vantagem em uma rebodunk de Mãozinha: 26 a 16.
Mãozinha comandou o showtime no começo do segundo quarto. Foram duas ponte áreas em parceria com Kevin Crescenzi no ataque e dois tocos na defesa. A seleção brasileira conseguiu uma corrida de 14 a 0 para abrir uma vantagem de 22 pontos com o cronômetro indicando 4 minutos para o intervalo. O Panamá esboçou uma reação com Ricardo Lindo, mas o Brasil logo retomou o ritmo para estabelecer 23 a 12 na parcial e ir para o vestiário liderando o placar por 49 a 28.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Brasil e Panamá
O começo do terceiro período foi dominado pelo pivô Márcio. O jogador do Ratiopharm Ulm, da Alemanha, anotou sete pontos consecutivos, com dois arremessos convertidos do perímetro, e manteve o Brasil em vantagem no placar. O Panamá reagiu e, com quatro bolas seguidas de 3 pontos, sendo duas de Ricardo Lindo, diminuiu sua desvantagem para 14 pontos. Mãozinha voltou à quadra após um pedido de tempo e, com muita energia, recolocou o time nos trilhos. A seleção brasileira fez 24 a 19 na parcial e foi para o derradeiro quarto com 26 pontos de frente: 73 a 47.
Com uma vantagem confortável, Petrovic pôde dar minutos para os jogadores mais jovens. A seleção brasileira jogou boa parte da última parcial com Adyel Borges, Lucas Atauri, Reynan Gabriel, Mathias Alessanco e Ruan Miranda, todos com menos de 23 anos. A garotada mostrou serviço, manteve o ritmo em quadra e fechou com um triunfo sobre o Panamá por 93 a 67.
Mãozinha foi o principal nome da seleção brasileira ao registrar um duplo-duplo, com 18 pontos e 13 rebotes, para 36 de eficiência. O ala-pivô terminou o jogo com 100% de aproveitamento nos arremessos de quadra, sendo 5/5 do perímetro. Georginho de Paula também se destacou ao fechar com 16 pontos e seis assistências para 23 de eficiência.