HOJE
Começo com pé direito!
Por Gustavo Marinheiro
Brasil vence Japão na estreia da Copa do Mundo sub-19; Próximo duelo será neste domingo (25/06), contra a Sérvia
Neste sábado (24/06), a seleção brasileira sub-19 iniciou sua jornada na Copa do Mundo da categoria. O Brasil venceu o Japão em seu primeiro compromisso pelo Grupo C, pelo placar de 94 a 73. Foi uma atuação sólida e coletiva da equipe de Vitor Galvani, que larga na frente na competição. Na outra partida da chave, a Sérvia derrotou o Egito por 74 a 59.
A seleção brasileira conseguiu um jogo muito eficiente dos dois lados da quadra desde o início de jogo, sem muitas dificuldades para pontuar e anulando bem os principais jogadores japoneses. A vantagem de 18 pontos imposta logo no primeiro quarto de jogo foi essencial para tranquilizar e dar liberdade ao Brasil durante todo o restante do duelo.
Reynan Gabriel, foi o cestinha do duelo com 22 pontos, além de anotar mais seis rebotes e duas assistências, totalizando 27 de eficiência. Samis Calderon conseguiu um jogo eficiente em diversos aspectos e terminou com 13 pontos, oito rebotes e quatro assistências, somando 24 de eficiência. Guilherme Tesch, com 12 pontos e 4 bolas do perímetro, e Lucas Atauri, com 15 pontos, foram outros bons destaques da seleção. Pelo lado dos japoneses, o destaque absoluto fica para Yuto Kawashima, com 30 pontos.
O próximo compromisso da seleção é amanhã (25/06), às 07h30, contra a Sérvia. Todos os jogos da Copa do Mundo sub-19 possuem transmissão exclusiva do Youtube da FIBA.
Sobre a Copa do Mundo Sub-19
A última vez que a seleção brasileira se classificou para a Copa do Mundo Sub-19 foi em 2016, quando contava com jogadores como Yago, Munford, Gabriel Jaú, Ruivo, Pedro Nunes e Felipe Dos Anjos.
Na primeira fase, o Mundial terá 16 seleções divididas em quatro grupos de quatro equipes. Na segunda fase, as equipes da chave do Brasil cruzarão com as seleções da chave D da seguinte forma: C1 x D4, C2 x D3, C3 x D2 e C4 x D1.
Essa mesma seleção brasileira que conquistou o Sul-Americano Sub-18 em 2022, vencendo a rival Argentina na grande final, ficou com o vice-campeonato da Americup Sub-18, perdendo apenas para os Estados Unidos, equipe cotada como Top 1 da geração. De acordo com o Power Ranking da Copa do Mundo elaborado pela FIBA, o Brasil fica atrás apenas de Estados Unidos, Espanha, Turquia e França, fazendo o torcedor brasileiro sonhar com medalhas na Hungria.