HOJE
Começo com pé direito!
Por Gustavo Marinheiro
Brasil vence Japão na estreia da Copa do Mundo sub-19; Próximo duelo será neste domingo (25/06), contra a Sérvia
Neste sábado (24/06), a seleção brasileira sub-19 iniciou sua jornada na Copa do Mundo da categoria. O Brasil venceu o Japão em seu primeiro compromisso pelo Grupo C, pelo placar de 94 a 73. Foi uma atuação sólida e coletiva da equipe de Vitor Galvani, que larga na frente na competição. Na outra partida da chave, a Sérvia derrotou o Egito por 74 a 59.

O ala/armador Reynan Gabriel foi o cestinha brasileiro, com 22 pontos (FIBA)
A seleção brasileira conseguiu um jogo muito eficiente dos dois lados da quadra desde o início de jogo, sem muitas dificuldades para pontuar e anulando bem os principais jogadores japoneses. A vantagem de 18 pontos imposta logo no primeiro quarto de jogo foi essencial para tranquilizar e dar liberdade ao Brasil durante todo o restante do duelo.
Reynan Gabriel, foi o cestinha do duelo com 22 pontos, além de anotar mais seis rebotes e duas assistências, totalizando 27 de eficiência. Samis Calderon conseguiu um jogo eficiente em diversos aspectos e terminou com 13 pontos, oito rebotes e quatro assistências, somando 24 de eficiência. Guilherme Tesch, com 12 pontos e 4 bolas do perímetro, e Lucas Atauri, com 15 pontos, foram outros bons destaques da seleção. Pelo lado dos japoneses, o destaque absoluto fica para Yuto Kawashima, com 30 pontos.
O próximo compromisso da seleção é amanhã (25/06), às 07h30, contra a Sérvia. Todos os jogos da Copa do Mundo sub-19 possuem transmissão exclusiva do Youtube da FIBA.
Sobre a Copa do Mundo Sub-19
A última vez que a seleção brasileira se classificou para a Copa do Mundo Sub-19 foi em 2016, quando contava com jogadores como Yago, Munford, Gabriel Jaú, Ruivo, Pedro Nunes e Felipe Dos Anjos.
Na primeira fase, o Mundial terá 16 seleções divididas em quatro grupos de quatro equipes. Na segunda fase, as equipes da chave do Brasil cruzarão com as seleções da chave D da seguinte forma: C1 x D4, C2 x D3, C3 x D2 e C4 x D1.
Essa mesma seleção brasileira que conquistou o Sul-Americano Sub-18 em 2022, vencendo a rival Argentina na grande final, ficou com o vice-campeonato da Americup Sub-18, perdendo apenas para os Estados Unidos, equipe cotada como Top 1 da geração. De acordo com o Power Ranking da Copa do Mundo elaborado pela FIBA, o Brasil fica atrás apenas de Estados Unidos, Espanha, Turquia e França, fazendo o torcedor brasileiro sonhar com medalhas na Hungria.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca