HOJE
É ouro,é Brasil!
Por Liga Nacional de Basquete
Com grande atuação de Tainá Paixão, Seleção Brasileira Feminina supera norte-americanas e sobe no lugar mais alto do pódio após 28 anos
Nada melhor do que quebrar um tabu com um grande título! Foi isso que aconteceu com a Seleção Brasileira Feminina de basquete, que venceu os Estados Unidos na decisão dos Jogos Pan-Americano de Lima 2019, na noite deste sábado (10/08), por 79 a 73, e conquistou a medalha de ouro que não vinha desde o Pan de 1991.
Em uma partida muito equilibrada e disputada até os instantes finais, as meninas do Brasil começaram um pouco nervosas e viram as norte-americanas vencerem o primeiro quarto (20 a 22). Mas a partir da parcial seguinte, o time comandado pelo treinador José Neto conseguiu impor seu forte ritmo nos dois lados da quadra, até poder comemorar mais essa grande conquista.
+ Estatísticas completas da vitória do Brasil sobre os Estados Unidos
A armadora Tainá Paixão foi o grande nome da final. Com atuação espetacular de 24 pontos, sete rebotes, três assistências e um roubo de bola, a jogadora de 27 anos foi extremamente decisiva no título do selecionado brasileiro.
“Estamos iniciando um novo ciclo muito bem, conquistando uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, coisa que não acontecia desde 1991. Hoje tive a oportunidade de me destacar, mas temos um grupo homogêneo, em que todas as atletas dão a sua parcela de contribuição; nesta final eu me destaquei mais, contudo, nos jogos anteriores outras jogadoras se destacaram e assim se forma um grupo coeso”, afirmou a cestinha da final.
Outras três jogadoras atingiram dois dígitos de pontuação pelo time brasileiro: a ala/pivô Clarissa dos Santos (12) e as alas Rapha Monteiro e Patty (ambas com dez).
“Esta é uma conquista para todo o basquete feminino, mas as meninas estão de parabéns, assim como a comissão técnica. Tenho certeza que é apenas o começo de uma nova era, pois estamos preparadas para tudo”, completou a experiente pivô Erika.
A campanha do Brasil na competição foi impecável. Antes de bater os EUA na decisão (79 a 73), a Seleção Brasileira venceu seus três jogos na fase de grupos, contra Canadá (79 a 71), Porto Rico (64 a 58) e Paraguai (81 a 37), e passou pela Colômbia (62 a 48), na fase semifinal.
Essa foi a quarta medalha de ouro do basquete feminino brasileiro na história dos Jogos Pan-Americanos (Winnipeg 1967, Cali 1971, Havana 1991 e Lima 2019). Além das conquistas, nossa seleção ainda possui quatro pratas e quatro bronzes no currículo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca