#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Com opé direito

01-09-2019 | 03:28
Por Liga Nacional de Basquete

Com grande atuação no terceiro quarto, Seleção Brasileira conta com briho de Alex Garcia para estrear com sucesso no Mundial

Nada melhor do que começar a Copa do Mundo com vitória. E foi assim que o Brasil iniciou sua jornada na China. Na madrugada deste domingo (01/09), a Seleção Brasileira enfrentou a Nova Zelândia, em Nanjing (CHN), conseguiu uma importante vitória, por 102 a 94, e estreou na competição com o pé direito.

Como toda estreia, a partida começou bem pegada. As duas equipes, com a mão calibrada, acertaram diversos arremessos de 3 pontos. No momento em que o Brasil conseguia abrir uma certa vantagem, os neozelandeses reagiam com uma bola do perímetro, principalmente com o armador Corey Webster. As equipes foram para o intervalo com o placar empatado (50 a 50).

Na volta dos vestiários, a Seleção Brasileira conseguiu encaixar a defesa e aproveitou bem as oportunidades no ataque. O resultado disso foi uma parcial de 28 a 12 para o time comandado pelo treinador Aleksandar Petrovic.

Após isso, a Nova Zelândia até tentou esboçar uma reação nos últimos dez minutos, mas sem sucesso. Com isso, o time verde-amarelo saiu de quadra com sua primeira vitória na Copa do Mundo da China 2019.

“Foi um jogo atípico, contra um time muito diferente de todos os outros que enfrentamos durante a nossa preparação, um time que joga com quatro jogadores abertos chutando bolas de três o tempo inteiro, por isso foi um jogo muito perigoso. Fico feliz com a atitude da equipe e a maneira como ela se comportou, principalmente na segunda etapa”, avaliou o treinador Aleksandar Petrovic.

Seleção Brasileira estreou com uma vitória importante na Copa do Mundo (FIBA/Divulgação)

+ Estatísticas completas de Brasil e Nova Zelândia 

No time brasileiro, os destaques ficaram por conta dos experientes Leandrinho Barbosa e Alex Garcia. O ala/armador foi o cestinha do jogo com 22 pontos, mais três rebotes e três assistências, enquanto o “Brabo” contribuiu com 14 pontos e quatro rebotes.

A atuação de Alex foi ainda mais especial por um motivo: ele estava há 10 dias sem treinar, devido a uma contratura na coxa esquerda, e era dúvida para a estreia na Copa do Mundo. Sem atuar no primeiro tempo, o ala de 39 anos entrou na segunda etapa e foi fundamental no triunfo brasileiro.

Alex Garcia, vindo do banco, foi determinante para a vitória da Seleção Brasileira (FIBA/Divulgação)

“Foi importante porque o Alex estava há 10 dias sem treinar, inclusive chegou a correr o risco de ser cortado. Ele entrou e mudou o jogo. Mudou o ritmo da partida, conseguiu neutralizar o maior pontuador da Nova Zelândia, então eu parabenizo o Alex, pois a entrada dele foi determinante para a vitória”, avaliou o treinador Aleksandar Petrovic.

Além deles, o armador Rafa Luz, com 15 pontos, seis assistências e quatro rebotes, e o ala Marquinhos, com 12 pontos, e o pivô Cristiano Felício, que anotou sete pontos e pegou 13 rebotes, também tiveram boas atuações individuais na estreia brasileira.

Pela Nova Zelândia, os destaques ficaram com os armadores Corey Webster, que contribuiu com 19 pontos (5/12 nos arremessos de 3 pontos), seis rebotes e seis assistências, e Shea Ili, com 16 pontos e seis assistências.

Próxima adversária do Brasil, Grécia vence Montenegro

Ainda pelo Grupo F, a Grécia não teve muitas dificuldades em sua primeira partida. Em ação contra Montenegro, os gregos abriram uma boa vantagem logo no início do jogo e administraram a diferença no restante da partida, até vencer por 85 a 60.

O ala/pivô Georgis Printezis foi o cestinha da partida com 16 pontos, enquanto o pivô Georgis Papagiannis anotou 15 pontos e pegou oito rebotes. O MVP da última temporada da NBA, Giannis Antetokounmpo, atuou por apenas 15 minutos e terminou o duelo com dez pontos e oito rebotes.

O próximo confronto dos gregos será justamente com o Brasil, na terça-feira (03/09), às 09 horas (horário de Brasília). No outro jogo do grupo, a Nova Zelândia enfrentará Montenegro, no mesmo dia, às 05 horas (horário de Brasília).