HOJE
Raio X do adversário
Por Liga Nacional de Basquete
Brasil e Argentina decidem o título da AmeriCup 2025 neste domingo (31/08), na Nicarágua, na reedição da decisão de 2022, quando os argentinos foram campeões no Recife
A seleção brasileira tem pela frente a Argentina na disputa pelo título da AmeriCup 2025. A decisão da competição acontece neste domingo (31/08), às 21h10, no Poliesportivo Alexis Argüello, em Manágua, capital da Nicarágua, com transmissão da ESPN.
Será uma reedição da final da última edição da AmeriCup, em 2022, quando os argentinos venceram por 75 a 73, no Recife, e conquistaram o terceiro título da competição. O Brasil entra em quadra para levantar o troféu pela quinta vez. A seleção brasileira faturou o título em 1984, 1988, 2005 e, pela última vez, em 2009.
A seleção da Argentina chega para enfrentar o Brasil após uma campanha complicada, mas com uma vitória contundente diante do Canadá pela semifinal. Na fase de grupos, os argentinos venceram a Nicarágua (94 a 70), perderam da República Dominicana por 84 a 83, em um jogo que terminou em briga generalizada, e fecharam com um triunfo por apenas um ponto (84 a 83) diante da Colômbia. Nas quartas, triunfo sobre Porto Rico por 82 a 77, na prorrogação.

Cestinha da Argentina na AmeriCup, Vildoza defendeu o Flamengo por uma temporada. Foto: AmeriCup
Os destaques
Juan Fernandez é o jogador mais eficiente e o segundo maior pontuador da Argentina na AmeriCup 2025. O ala-pivô é uma das promessas da nova geração e combina presença física no garrafão com movimentação eficaz e leitura de jogo. Atualmente no Girona, da Espanha, ele registra médias de 16 pontos e 21 de eficiência, além de 6,8 rebotes.
O cestinha é Jose Ignacio Vildoza, que atualmente defende o Boca Juniors, da Argentina, mas tem uma passagem pelo NBB CAIXA. Na temporada 2022/23, o armador de 29 anos defendeu o Flamengo. Na AmeriCup 2025, ele se destacou na semifinal, quando anotou 25 pontos na vitória sobre o Canadá, e ostenta uma média de 16,2 pontos por jogo, além de 48,7% nos arremessos do perímetro e 5,6 assistências.
Outro jogador que faz parte da nova geração, Gonzalo Corbalán tem demonstrado versatilidade, visão de jogo e capacidade de infiltração nesta AmeriCup. O armador de 23 anos defende o San Pablo Burgos, da Espanha, e ostenta médias de 15,8 pontos, 6,4 rebotes e cinco assistências para 15,8 de eficiência.
Vale destacar ainda Nicolas Brussino, um dos jogadores experientes do técnico Pablo Prigioni na competição. Aos 32 anos, o ala tem uma enorme bagagem internacional e importante no papel de líder. Atualmente no Granada, da Espanha, ele registra médias de 10,4 pontos, 6,8 rebotes e 2,8 assistências para 14,4 de eficiência.

Pablo Prigioni também era o treinador da Argentina na final da AmeriCup em 2022. Foto: AmeriCup
O treinador
No comando da seleção desde 2022, Pablo Prigioni tem liderado uma renovação estratégica focada no desenvolvimento de jovens talentos. Com passagens pela NBA como jogador e experiência como assistente técnico no Brooklyn Nets e atualmente no Minnesota Timberwolves, o ex-armador traz uma abordagem moderna, com mais intensidade defensiva e jogo de transição, e disciplinada ao time. Exatamente o que está sendo observado na Nicarágua.
Ele continua o trabalho de construção uma equipe competitiva, equilibrando experiência e juventude, com foco no crescimento a longo prazo. Apesar de a Argentina ter ficado fora da Copa do Mundo de 2023 e dos Jogos de Paris, em 2024, Pablo Prigioni conquistou a AmeriCup em 2022.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca