#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Raio X do adversário

29-08-2025 | 10:41
Por Liga Nacional de Basquete

Brasil x Estados Unidos: conheça um pouco mais sobre o adversário da semifinal da AmeriCup 2025; jogo acontece neste sábado (30/08), em Manágua, capital da Nicarágua

A seleção brasileira tem pela frente os Estados Unidos na disputa por uma vaga na decisão da AmeriCup 2025. O jogo pela semifinal acontece neste sábado (30/08), às 17h40, com transmissão da ESPN.

A equipe americana foi responsável pela única derrota do Brasil no torneio que está sendo disputado no Poliesportivo Alexis Argüello, em Manágua, capital da Nicarágua. Na fase de grupos, os Estados Unidos venceram o time do técnico Aleksandar Petrovic por 90 a 78. Os americanos também perderam apenas um jogo, diante do Uruguai.

Agora é uma situação bem diferente. É um confronto eliminatório. Aliás, Estados Unidos e Brasil são os maiores vencedores da AmeriCup. Os americanos conquistaram sete títulos, enquanto os brasileiros têm quatro troféus. Canadá e Argentina se enfrentam do outro lado da chave.

Javonte Smart tem sido um dos destaques da equipe dos Estados Unidos. Foto: AmeriCup

Os destaques

Javonte Smart tem sido o principal nome da seleção americana na competição. O ala-armador registra médias de 15 pontos, três rebotes e 2,5 assistências para 16,5 de eficiência. Atualmente no Osceola Magic, equipe da G-League afiliada ao Orlando Magic, o jogador de 26 anos passou sem muito brilho pela NBA. Foram duas temporadas com apenas 35 jogos. Ele defendeu Milwaukee Bucks, Miami Heat e Toronto Raptors em 2021/22 e Philadelphia 76ers em 2023/24.

O ala-pivô Zachary Auguste, que atua no Cedevita Olimpija, da Eslovênia, e fez toda sua carreira na Europa, também tem se destacado na AmeriCup. Com um jogo de garrafão eficiente dos dois lados da quadra e um aproveitamento de 60% do perímetro, o jogador de 32 anos registra médias de 13,8 pontos, 6,3 rebotes e 2,3 assistências para 17 de eficiência na competição.

Outro jogador importante para os Estados Unidos é Langston Galloway. São oito temporadas na NBA no currículo do armador, que totaliza 452 jogos por seis equipes diferentes. Sem ser selecionado no draft, ele entrou na maior liga de basquete do mundo pelo New York Knicks após se destacar no Westchester Knicks, da G-League. O jogador de 33 anos defende atualmente o Esenler Erokspor, da Turquia. Na AmeriCup, ele registra médias de 11,5 pontos e 3,8 assistências.

Treinador dos Estados Unidos, Stephen Silas já comandou o Houston Rockets. Foto: AmeriCup

O treinador

Stephen Silas, que comandou o Houston Rockets por três temporadas na NBA, com 59 vitórias e 177 derrotas, é o treinador da equipe americana. Ele é conhecido por adotar um estilo de jogo moderno, baseado em ofensivas dinâmicas e espaçamento de quadra. Valoriza a movimentação sem a bola, a leitura de jogo e o uso constante do pick and roll para criar vantagens.

Outro ponto marcante é a confiança que dá aos seus armadores para tomarem decisões rápidas, estimulando a liberdade criativa dentro de um sistema coletivo. Apesar de sua ênfase no ataque, Stephen Silas também busca equilíbrio com uma defesa consistente, priorizando versatilidade e capacidade de trocas nas marcações.