HOJE
#BrasilÉHistória – 1968
Por Liga Nacional de Basquete
Sem Amaury Pasos, Brasil perde duas vezes para a União Soviética, fica na quarta colocação e Era Kanela se encerra após 20 anos de comando

Wlamir Marques e Amaury Pasos conquistaram dois mundiais e dois bronzes com a camisa da Seleção (Divulgação)
Sempre há um fim e, em 1968, Togo “Kanela” Soares dava seu adeus em sua última Olimpíada com a seleção. Apenas com Wlamir Marques em seu elenco, a Era da dupla “Diabo Loiro” e Amaury Pasos chega ao fim, Seleção Brasileira é barrada pela União Soviética nas semifinais novamente e fica com a quarta colocação nos Jogos Olímpicos de Verão no México, em 1968.
Uma das poucas verdades que se tem em nossa vida é: tudo possui um começo, um período em que se goza de todas as oportunidades daquilo que se iniciou e um fim. Em 1968, a era Wlamir Marques e Amaury Pasos terminou antes mesmo das Olimpíadas começarem, ainda sim, foi a última vez que o elenco brasileiro possuiu pelo menos um dos dois em quadra.
Um ano antes do torneio olímpico no México, o Brasil se mantinha como uma das principais seleções do basquete planetário. Após duas conquistas do mundial, a equipe comandada pelo técnico Kanela ficou na terceira colocação da competição e Amaury Pasos dava seu último passo com a camisa verde e amarela. Sua última aparição pelo elenco brasileiro aconteceu no mesmo ano, pelo campeonato pan-americano de Winnipeg, no Canadá.

Ubiratan, ou “Bira” foi o segundo cestinha do Brasil em 1968 (Divulgação)
Em 1968, o quinteto titular dos Jogos Olímpicos era composto por: Edvar Simões, Rosa Branca, Wlamir Marques, Menon e Bira. Sucar, Mosquito, Scarpini, Hélio Rubens, Zé Geraldo e Sérgio Macarrão compunham o elenco canarinho nesta nova etapa, em final de ciclo com Wlamir, que ingressou na competição com 30 anos, sendo o jogador mais velho da equipe.
O sistema de disputa do torneio é o mesmo das Olimpíadas de Tokyo 1964: dois grupos com oito participantes e os dois melhores se classificavam para a fase semifinal, enquanto os demais disputavam as posições restantes do campeonato. A equipe brasileira ingressou no Grupo B e tinha como oponentes como a URSS, México, Polônia, Marrocos, Coreia do Sul, Cuba e Bulgária.
A Seleção começou o campeonato vencendo o Marrocos no Palácio de Los Desportes, no dia 13 de Outubro, por uma diferença de quase 50 pontos. E a boa fase pereceu durante os jogos, venceu o México, Bulgária, Pokônia, Cuba e Coreia do Sul, dando a invencibilidade para a equipe verde e amarela até o último jogo do grupo. No dia 20 de Outubro, o último jogo do conjunto B era entre os dois primeiros colocados, URSS e Brasil, e, novamente, o Brasil não segurou Palauskas e perdeu a partida, ficando na segunda posição.
Confira os resultados dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase:
Grupo B:
Brasil 98 x 52 Marrocos – 13 de Outubro – Wlamir 19 pontos, Bira 18 e Sucar 16 pontos
Brasil 75 X 59 Bulgária – 14 de Outubro – Wlamir 23 pontos e Mosquito 16 pontos
Brasil 60 x 53 México – 15 de Outubro – Bira 21 pontos e Menon 14 pontos
Brasil 88 x 51 Polônia – 16 de Outuburo – Bira 20 pontos e Wlamir 18 pontos
Brasil 91 x 59 Coréia do Sul – 18 de Outubro – Bira 26 pontos, Wlamir 21, Menon 20 e Sucar 18 pontos
Brasil 84 x 68 Cuba – 19 de Outubro – Menon 17 pontos e Rosa Branca 17 pontos
Brasil 65 x 76 URSS – 20 de Outubro – Paulauskas 30 pontos

Kanela foi técnico da Seleção Brasileira de basquete por 20 anos (Divulgação)
Na segunda colocação, a equipe canarinha enfrentou o primeiro colocado do Grupo A, que era composto por EUA, Iugoslávia, Itália, Espanha, Porto Rico, Senegal, Filipinas e Panamá. O elenco norte-americano ficou na primeira colocação, como a melhor defesa do campeonato, e os iugoslavos ficaram logo atrás na parte de cima da tabela. Portanto, nossa Seleção enfrentaria os Estados Unidos na semifinal enquanto a União Soviética recebeu a equipe balcã.
A equipe norte-americana era a mais forte das Olimpíadas e vinha como a favorita. A melhor defesa do campeonato tinha astros ainda em ascensão como Spencer Haywood, calouro do ano na ABA, MVP da liga em seu primeiro ano (1970) e campeão da NBA em 1980, e Jo Jo White, duas vezes campeão da NBA (1974 e 1976) e MVP das finais no segundo campeonato. Mesmo com os 24 pontos de Menon, nossa Seleção não conseguiu bater os americanos e perdeu, por 75 a 63.
Do outro lado, o confronto entre União Soviética e Iugoslávia terminou com a vantagem da equipe dos balcãs por apenas um ponto (63 a 62). Então, com a derrota, a URSS enfrentou o Brasil novamente pela disputa da medalha de bronze. O trio Sakandelidze, Paulauskas e Polivoda não deram chances e a equipe soviética venceu o jogo por uma vantagem maior que 15 pontos diante do Brasil (70 a 53) e ficaram com o ouro.
Nessa Olimpíada Wlamir, Bira e Menon foram os únicos jogadores a anotar mais de 100 pontos na competição. Sucar, Mosquito, Rosa Branca, Scarpini, Sérgio Macarrão, Edvar Simões, José Aparecido, “Diabo Loiro” Wlamir e o “Velho Togo” participavam de seu último torneio Olímpico, encerrando assim um histórico período de conquistas magníficas para o basquete brasileiro.

Como Brasil, Kanela conquistou dois bronzes e dois mundiais de basquete (Divulgação)
Com Kanela, Wlamir e Amaury, o Brasil passou de dois títulos do Sul-americano de basquete para oito, um vice-campeonato mundial em 1954, o bicampeonato mundial em 1959 e 1963, conquistou o terceiro lugar no mundial de 1967 e vice na edição em 70. Ainda acumulou duas das três medalhas de bronze que o Brasil conquistou nos Jogos Olímpicos, portanto, sete torneios mundiais seguidos terminando entre os quatro melhores do esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca