HOJE
De volta aos trilhos
Por Liga Nacional de Basquete
Tricampeão do NBB CAIXA, BRB/Brasília se reestrutura para retornar aos tempos de glória no basquete brasileiro
Nos primeiros cinco anos da Liga Nacional de Basquete (LNB), o BRB/Brasília Basquete era a sensação e a grande força do NBB Caixa. Com uma sequência de três títulos seguidos (2010, 2011, 2012), liderados pelos atletas Alex Garcia, Guilherme Giovannoni, Nezinho e Arthur, o time da capital brasileira quebrou recordes de público e conquistas, que ainda mantêm a equipe somente atrás do Flamengo em número de títulos na era da LNB. Nas temporadas seguintes, muita coisa mudou e o projeto enfrentou dificuldades financeiras, econômicas e administrativas, que afetaram a performance técnica, atingindo o pico da crise na temporada 2017/18, quando o time ficou de fora da edição do NBB CAIXA.
+ Conheça o elenco do BRB/Brasília
Desde 2022, o BRB/Brasília entrou em uma fase de reconstrução, com o objetivo de retornar aos tempos de glória. Uma das peças fundamentais neste processo tem sido o ex-armador Fúlvio. Líder em assistências na história do NBB CAIXA com 2.416, o ex-jogador assumiu o cargo de gerente geral do BRB/Brasília em setembro de 2022. Sob orientação da diretoria e ao lado do também pós-atleta Pedro Rava, Fúlvio entende os desafios do processo, mas já começa a perceber sinais de mudança e expectativas positivas com a implantação de uma nova cultura no projeto.

BRB/Brasília registrou recorde de público do NBB CAIXA 2023/24 contra o Flamengo (Matheus Maranhão)
“Estamos sangrando um pouco esse ano para colher os frutos no futuro. Infelizmente, devido a problemas administrativos e financeiros na temporada passada, a gente acabou tendo que optar por uma temporada mais enxuta, com time mais curto, mais barato, até para a gente equacionar todas essas questões financeiras”, explicou.
+ Confira os produtos do BRB/Brasília na Loja NBB
De acordo com Fúlvio, as medidas drásticas que o BRB/Brasília tomou neste ano permitem ao clube projetar um horizonte mais favorável para a próxima temporada.
“A gente está fazendo uma temporada bastante produtiva e coesa. Essa comissão técnica será mantida, até porque a diretoria acredita que é o melhor caminho. Estamos planejando para o próximo ano tanto a questão da montagem do time, quanto a produção de jogos, de como o evento será realizado em nosso ginásio. Estamos fazendo essa preparação com bastante antecedência. Acreditamos que já na próxima temporada a gente venha a evoluir consideravelmente, tentando brigar na parte de cima da tabela”, analisou.
O gerente geral da equipe ressaltou a importância da evolução da estrutura do clube para o desenvolvimento sustentável do BRB/Brasília.
“É mais uma questão de reestruturação extra quadra. A gente tem uma estrutura fantástica de ginásio, com uma entrega fantástica de todo o staff, com muito entretenimento ao público, muita ativação dos patrocinadores. A arena disponibiliza equipe para nos ajudar na promoção. Tem muita gente imbuída no crescimento do BRB/Brasília. Isso está nos dando fôlego e mantendo a nossa credibilidade”, explicou.

Líder em assistências do NBB CAIXA, Fúlvio se aposentou após a temporada 2021/22 (Mogi/Divulgação)
Uma prova da relação do projeto com a comunidade foi o recorde de público na atual temporada do NBB CAIXA, quando o BRB/Brasília atraiu mais de 8 mil pessoas para a Arena BRB Nilson Nelson, no jogo contra o Flamengo. Esses movimentos de retomada para a reconstrução do BRB/Brasília têm sustentação fundamental nos patrocinadores do projeto, conforme destaca Fúlvio.
“Os patrocinadores sem dúvida são importantíssimos, especialmente o BRB que é nosso patrocinador máster. A Montreal nos ajuda bastante na parte de logística das viagens. O Jade Hotel disponibiliza apartamentos de moradia e centro de treinamento para os atletas. O Colégio Everest, que é um parceiro de muitos anos, ajuda na questão de bolsa para filhos de membros do Brasília Basquete”, citou.
Fúlvio acredita que, apesar das dificuldades, o BRB/Brasília está no caminho certo para voltar aos tempos áureos.
“Brasília, por toda a história e as conquistas que teve, pela magnitude que tem o Brasília Basquete, em qualquer campeonato que venha a disputar, ele está sempre credenciado a buscar títulos. A gente não pode apagar todo esse histórico”, concluiu o gerente geral.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca