#JOGAJUNTO

LDB

Briga de gente grande

08-02-2013 | 01:00
Por Liga Nacional de Basquete

Terá início neste sábado a segunda fase da LDB 2012; Bauru, Minas, Franca e Pinheiros formam o grupo F e disputam duas vagas nas semifinais da competição

O grupo F é formado por Bauru, Minas, Franca e Pinheiros, e terá início neste sábado (09/02), em Franca (SP)

Vai começar a segunda fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2012. A competição para jogadores até 22 anos teve oito equipes classificadas, que foram divididas em dois quadrangulares e jogarão entre si. A LDB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte.

A disputa do grupo F começará neste sábado (09/02), e será realizado no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP). As equipes do Paschoalotto/Bauru, Minas Tênis Clube, Pinheiros/SKY e o anfitrião Vivo/Franca disputarão duas vagas nas semifinais do torneio.

O outro quadrangular, que será disputado nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, em São José dos Campos, terá a participação de Flamengo, Uniceub/BRB/Brasília, Suzano/Cesumar/Campestre e São José/Unimed. A fase final da LDB será disputada em Brasília, no final de semana do Jogo das Estrelas do NBB, nos dias 02 e 03 de março.

 

Bauru

Uma das sensações do torneio, o Bauru terminou a primeira fase em primeiro lugar do grupo C, com quatro vitórias em quatro jogos (100% de aproveitamento). Os números podem provar a grande atuação dos bauruenses.

A equipe do técnico Hudson Previdelo tem o melhor ataque (103,7 por jogo), além de ser o time que mais dá  assistências (22,2 por jogo), e o mais eficiente (132,0 por jogo). Os bauruenses também são o segundo time que mais rouba bolas da competição sub-22 (14,0 por jogo).

O Bauru terminou a primeira fase invicto com quatro vitórias em quatro partidas (Luiz Pires/LNB)

Dentre os atletas que disputarão a segunda fase da LDB, o ala Gui Deodato é o cestinha da LDB (21,25 pontos por jogo). Já o armador Ricardo Fischer é o segundo maior garçom da competição (10,5 assistências por jogo), e o segundo mais eficiente (27,5 por jogo). Falando em eficiência, o “mamute” Andrezão é o jogador mais eficiente da competição (27,75 por partida) e o segundo em rebotes (11,0 por jogo). Gui e Lucas Avelino são os atletas de gatilho mais afiado no campeonato. Os dois tiveram média de 3,5 bolas convertidas por confronto, e Lucas é o dono da melhor média nos tiros longos (70%).

“O time de Franca é o favorito no grupo por jogar em casa e ter todo o elenco atuando no time principal. Além deles, todos no grupo tem chances de classificação, realmente é um grupo muito difícil, mas temos confiança na nossa equipe e vamos bucar mais uma vez participar do quadrangular final”, afirmou o técnico Hudson Previdelo.

 

Minas

O time do Minas, que foi um dos clubes sedes da primeira fase, fez bonito diante de sua torcida e ficou em primeiro lugar do grupo D, com três vitórias em três partidas (100% de aproveitamento). A equipe do técnico Cristiano Grama teve como principal característica a defesa, que foi a terceira melhor da primeira fase, com 56,3 pontos sofridos em média. Outra marca do time de Minas Gerais é o grande número de infiltrações. O Minas é o time de maior média de lances livres convertidos por jogo, com 23,67 por jogo.

A principal esperança do Minas é o ala Bruno Irigoyen, de apenas 20 anos. O atleta de 1,99m é o cestinha do time com média de 18,0 pontos por jogo. Outro destaque do time mineiro é Danilo Fuzaro, que surpreende com sua forte defesa e incrível explosão física.

Assim como Bauru, o Minas também encerrou a primeira etapa da LDB invicto (João Pires/LNB)

“Este ano tivemos a oportunidade de nos preparar melhor. Fizemos alguns amistosos e jogamos o campeonato Estadual focados nesta disputa. Isso serviu para que o nosso time ganhasse mais ritmo de jogo. Está competição é muito difícil. O nível técnico das equipes é alto, e muitos times, inclusive, o nosso, tem jogadores que disputam o NBB, e por isso tem um equilíbrio muito grande”, disse o técnico Cristiano Grama.

O técnico do Minas sabe da dificuldade do grupo F, exalta os donos da casa, mas confia no entrosamento e motivação de sua equipe para conseguir uma das vagas para as semifinais da LDB 2012.

“Pegamos uma chave com times de muita qualidade. O Franca, por exemplo, além de ter jogadores experientes e fortes, jogará em casa, como jogamos na primeira fase, e isso é um fator favorável ao time. Nós também temos muitas qualidades. O grupo é unido, treina muito e estamos todos muito motivados com essa disputa, vamos tentar fazer uma boa competição e brigar pela vaga nas finais”, finalizou o treinador minastenista.

 

Franca

Os anfitriões do grupo F são uns dos fortes candidatos não só a vaga nas semifinais, mas também ao título da LDB 2012. Os francanos terminaram a primeira fase na segunda colocação do grupo B, que foi disputado em Brasília (DF). Os comandados de Paulo Berger, o “Paulão”, tiveram campanha de três vitórias em quatro partidas (75% de aproveitamento), perdendo apenas para um dos anfitriões da primeira etapa, o Uniceub/BRB/Brasília.

Falar de Franca é falar de defesa. O time do interior paulista é dono da melhor defesa da competição sub-22, com média de 51,2 pontos sofridos apenas. Os francanos também são o time que mais rouba bolas no torneio, com média de 15,25 desarmes por jogo.

Mas não foi só na defesa que o Franca orgulhou seu treinador. A equipe do técnico Paulão é dona do segundo melhor ataque do torneio, com média de 83,0 pontos por jogo.

O favoritismo dos francanos se deve também ao grande número de jogadores que não só integram, como são peças essenciais do elenco principal do Vivo/Franca no NBB, o que lhes dá experiência e tempo de quadra, fundamental para o tão cobiçado ritmo de jogo.

Os francanos apostam em sua defesa e na força da torcida para se classificar para as semifinais da LDB 2012 (Luiz Pires/LNB)

 

Pinheiros

Lucas Dias foi o destaque do Pinheiros na primeira fase da LDB 2012 (João Pires/LNB)

O time da capital paulista conquistou a classificação para a segunda fase da LDB 2012 ao ficar em segundo lugar no grupo A, com duas vitórias e uma derrota (66,6 de aproveitamento), sendo superado apenas pelo Flamengo, líder da chave.

Assim como na equipe principal, uma das armas do Pinheiros na LDB é o gatilho afiado nas bolas de 3 pontos. A equipe do técnico Breno Brassioli é a segunda colocada no ranking do fundamento, com média de 7,33 tiros longos convertidos por confronto.

Porém, o esquadrão pinheirense não contará com sua principal esperança, o ala/pivô Lucas Dias, que ficará de fora da competição para se dedicar à equipe adulta que disputa o NBB. O garoto de apenas 17 anos e 2,07m é o cestinha da equipe, com média de 19,6 pontos por jogo. Além disso, o atleta era o segundo colocado nas bolas de 3 pontos, com média de 3,0 bolas longas certas por partida.

“Por uma decisão do departamento técnico aqui do clube, vamos sem o Lucas Dias, que ficará com o time principal. Mas nós não temos nada a perder, esperamos passar experiência para os nossos jogadores, visando também a próxima LDB. Eles terão a vivência de jogar contra jogadores que são praticamente adultos, e isso será muito bom pra eles”, comentou o treinador Brenno Brassioli.

 

Confira as datas e os horários das partidas do grupo F da LDB 2012, no Ginásio Pedrocão, Franca (SP)

 

GRUPO F – Franca (SP)

Paschoalotto/Bauru (SP) (1º C)
Minas (MG) (1º D)
Pinheiros/SKY (SP) (2º A)
Vivo/Franca (SP) (2º B)

09/02 – 16 horas – Bauru x Pinheiros (Jogo 33)
09/02 – 18 horas – Minas x Franca (Jogo 34)

10/02 – 16 horas – Perdedor Jogo 34 x Vencedor Jogo 33
10/02 – 18 horas – Vencedor Jogo 34 x Perdedor Jogo 33

11/02 – 16 horas – Perdedor Jogo 33 x Perdedor Jogo 34
11/02 – 18 horas – Vencedor Jogo 33 x Vencedor Jogo 34