HOJE
Briga de gente grande
Por Liga Nacional de Basquete
Terá início neste sábado a segunda fase da LDB 2012; Bauru, Minas, Franca e Pinheiros formam o grupo F e disputam duas vagas nas semifinais da competição

O grupo F é formado por Bauru, Minas, Franca e Pinheiros, e terá início neste sábado (09/02), em Franca (SP)
Vai começar a segunda fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2012. A competição para jogadores até 22 anos teve oito equipes classificadas, que foram divididas em dois quadrangulares e jogarão entre si. A LDB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte.
A disputa do grupo F começará neste sábado (09/02), e será realizado no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP). As equipes do Paschoalotto/Bauru, Minas Tênis Clube, Pinheiros/SKY e o anfitrião Vivo/Franca disputarão duas vagas nas semifinais do torneio.
O outro quadrangular, que será disputado nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, em São José dos Campos, terá a participação de Flamengo, Uniceub/BRB/Brasília, Suzano/Cesumar/Campestre e São José/Unimed. A fase final da LDB será disputada em Brasília, no final de semana do Jogo das Estrelas do NBB, nos dias 02 e 03 de março.
Bauru
Uma das sensações do torneio, o Bauru terminou a primeira fase em primeiro lugar do grupo C, com quatro vitórias em quatro jogos (100% de aproveitamento). Os números podem provar a grande atuação dos bauruenses.
A equipe do técnico Hudson Previdelo tem o melhor ataque (103,7 por jogo), além de ser o time que mais dá assistências (22,2 por jogo), e o mais eficiente (132,0 por jogo). Os bauruenses também são o segundo time que mais rouba bolas da competição sub-22 (14,0 por jogo).

O Bauru terminou a primeira fase invicto com quatro vitórias em quatro partidas (Luiz Pires/LNB)
Dentre os atletas que disputarão a segunda fase da LDB, o ala Gui Deodato é o cestinha da LDB (21,25 pontos por jogo). Já o armador Ricardo Fischer é o segundo maior garçom da competição (10,5 assistências por jogo), e o segundo mais eficiente (27,5 por jogo). Falando em eficiência, o “mamute” Andrezão é o jogador mais eficiente da competição (27,75 por partida) e o segundo em rebotes (11,0 por jogo). Gui e Lucas Avelino são os atletas de gatilho mais afiado no campeonato. Os dois tiveram média de 3,5 bolas convertidas por confronto, e Lucas é o dono da melhor média nos tiros longos (70%).
“O time de Franca é o favorito no grupo por jogar em casa e ter todo o elenco atuando no time principal. Além deles, todos no grupo tem chances de classificação, realmente é um grupo muito difícil, mas temos confiança na nossa equipe e vamos bucar mais uma vez participar do quadrangular final”, afirmou o técnico Hudson Previdelo.
Minas
O time do Minas, que foi um dos clubes sedes da primeira fase, fez bonito diante de sua torcida e ficou em primeiro lugar do grupo D, com três vitórias em três partidas (100% de aproveitamento). A equipe do técnico Cristiano Grama teve como principal característica a defesa, que foi a terceira melhor da primeira fase, com 56,3 pontos sofridos em média. Outra marca do time de Minas Gerais é o grande número de infiltrações. O Minas é o time de maior média de lances livres convertidos por jogo, com 23,67 por jogo.
A principal esperança do Minas é o ala Bruno Irigoyen, de apenas 20 anos. O atleta de 1,99m é o cestinha do time com média de 18,0 pontos por jogo. Outro destaque do time mineiro é Danilo Fuzaro, que surpreende com sua forte defesa e incrível explosão física.

Assim como Bauru, o Minas também encerrou a primeira etapa da LDB invicto (João Pires/LNB)
“Este ano tivemos a oportunidade de nos preparar melhor. Fizemos alguns amistosos e jogamos o campeonato Estadual focados nesta disputa. Isso serviu para que o nosso time ganhasse mais ritmo de jogo. Está competição é muito difícil. O nível técnico das equipes é alto, e muitos times, inclusive, o nosso, tem jogadores que disputam o NBB, e por isso tem um equilíbrio muito grande”, disse o técnico Cristiano Grama.
O técnico do Minas sabe da dificuldade do grupo F, exalta os donos da casa, mas confia no entrosamento e motivação de sua equipe para conseguir uma das vagas para as semifinais da LDB 2012.
“Pegamos uma chave com times de muita qualidade. O Franca, por exemplo, além de ter jogadores experientes e fortes, jogará em casa, como jogamos na primeira fase, e isso é um fator favorável ao time. Nós também temos muitas qualidades. O grupo é unido, treina muito e estamos todos muito motivados com essa disputa, vamos tentar fazer uma boa competição e brigar pela vaga nas finais”, finalizou o treinador minastenista.
Franca
Os anfitriões do grupo F são uns dos fortes candidatos não só a vaga nas semifinais, mas também ao título da LDB 2012. Os francanos terminaram a primeira fase na segunda colocação do grupo B, que foi disputado em Brasília (DF). Os comandados de Paulo Berger, o “Paulão”, tiveram campanha de três vitórias em quatro partidas (75% de aproveitamento), perdendo apenas para um dos anfitriões da primeira etapa, o Uniceub/BRB/Brasília.
Falar de Franca é falar de defesa. O time do interior paulista é dono da melhor defesa da competição sub-22, com média de 51,2 pontos sofridos apenas. Os francanos também são o time que mais rouba bolas no torneio, com média de 15,25 desarmes por jogo.
Mas não foi só na defesa que o Franca orgulhou seu treinador. A equipe do técnico Paulão é dona do segundo melhor ataque do torneio, com média de 83,0 pontos por jogo.
O favoritismo dos francanos se deve também ao grande número de jogadores que não só integram, como são peças essenciais do elenco principal do Vivo/Franca no NBB, o que lhes dá experiência e tempo de quadra, fundamental para o tão cobiçado ritmo de jogo.

Os francanos apostam em sua defesa e na força da torcida para se classificar para as semifinais da LDB 2012 (Luiz Pires/LNB)
Pinheiros

Lucas Dias foi o destaque do Pinheiros na primeira fase da LDB 2012 (João Pires/LNB)
O time da capital paulista conquistou a classificação para a segunda fase da LDB 2012 ao ficar em segundo lugar no grupo A, com duas vitórias e uma derrota (66,6 de aproveitamento), sendo superado apenas pelo Flamengo, líder da chave.
Assim como na equipe principal, uma das armas do Pinheiros na LDB é o gatilho afiado nas bolas de 3 pontos. A equipe do técnico Breno Brassioli é a segunda colocada no ranking do fundamento, com média de 7,33 tiros longos convertidos por confronto.
Porém, o esquadrão pinheirense não contará com sua principal esperança, o ala/pivô Lucas Dias, que ficará de fora da competição para se dedicar à equipe adulta que disputa o NBB. O garoto de apenas 17 anos e 2,07m é o cestinha da equipe, com média de 19,6 pontos por jogo. Além disso, o atleta era o segundo colocado nas bolas de 3 pontos, com média de 3,0 bolas longas certas por partida.
“Por uma decisão do departamento técnico aqui do clube, vamos sem o Lucas Dias, que ficará com o time principal. Mas nós não temos nada a perder, esperamos passar experiência para os nossos jogadores, visando também a próxima LDB. Eles terão a vivência de jogar contra jogadores que são praticamente adultos, e isso será muito bom pra eles”, comentou o treinador Brenno Brassioli.
Confira as datas e os horários das partidas do grupo F da LDB 2012, no Ginásio Pedrocão, Franca (SP)
GRUPO F – Franca (SP)
Paschoalotto/Bauru (SP) (1º C)
Minas (MG) (1º D)
Pinheiros/SKY (SP) (2º A)
Vivo/Franca (SP) (2º B)
09/02 – 16 horas – Bauru x Pinheiros (Jogo 33)
09/02 – 18 horas – Minas x Franca (Jogo 34)
10/02 – 16 horas – Perdedor Jogo 34 x Vencedor Jogo 33
10/02 – 18 horas – Vencedor Jogo 34 x Perdedor Jogo 33
11/02 – 16 horas – Perdedor Jogo 33 x Perdedor Jogo 34
11/02 – 18 horas – Vencedor Jogo 33 x Vencedor Jogo 34
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca