#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Briga esquenta

14-03-2012 | 05:06
Por Liga Nacional de Basquete

Na fase decisiva NBB, luta pelos playoffs promete pegar fogo nas últimas rodadas. Apenas uma vitória separa o 11º do 13º colocado

A briga por um lugar nos playoffs da temporada 2011/2012 promete pegar fogo nas rodadas finais do NBB. Com o mesmo número de vitórias na competição – oito no total -, Tijuca/Rio de Janeiro e Minas Tênis Clube disputam nesta quinta-feira quem assume a 12ª colocação na tabela, a última que concede vaga nos playoffs. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Minas e Tijuca Foto Grande

Os cariocas hoje ocupam o posto, com um aproveitamento de 34,8% em 23 partidas, e na rodada visitam o Unitri/Universo, às 20h, no Ginásio Sabiazinho. Os tijucanos dependem apenas de si mesmos para garantir um lugar na próxima fase.

“A gente demorou um pouco para alcançar esta posição, e o que tenho passado aos jogadores é que, se chegamos, não podemos desperdiçar. O Tijuca participa pela primeira vez do NBB e o nosso objetivo é classificar para os playoffs” , ressaltou o técnico Miguel Ângelo da Luz.

O Minas Tênis Clube está em 13º e, apesar de ter as mesmas oito vitórias que o Tijuca, tem um aproveitamento de 33,3% por ter disputado um jogo a mais que o rival. Para chegar a próxima fase, os mineiros precisam do maior número de vitórias possível e ainda torce por tropeços dos adversários a frente na tabela.

Para dar o primeiro passo, a equipe de Belo Horizonte recebe, na Arena Vivo, o Vila Velha/Garoto/BMG, precisando da vitória para manter vivo o sonho de chegar nos playoffs.

“A gente sabe que para a gente faltam quatro jogos para o fim da temporada e os adversários tem mais jogos a fazer. Isso é uma desvantagem, teoricamente estamos mais distantes. Mas estamos trabalhando, tentando fazer a nossa parte para conseguir classificar”, disse o técnico Raul Togni. “O primeiro degrau é esse jogo em casa, depois temos que buscar fora contra Bauru, Liga Sorocabana e Brasília”, completou.

Liga Sorocabana encara o líder

Em 11º lugar e também na briga pelos playoffs, a Liga Sorocabana tem um grande desafio pela frente. Às 16h, no Ginásio Henrique Vilaboim, em São Paulo, a equipe encara o líder Pinheiros/SKY. Os sorocabanos tem nove vitórias em 23 partida, um aproveitamento de 39,1%. A partida tem transmissão, ao vivo, do SporTV.

“Temos que marcar forte, pressionar bem na defesa e tentar tirar o volume do ataque, sem deixar o jogo do Pinheiros fluir. Temos que ficar espertos com todos os jogadores, não só com o Shamell, mas também com o Olivinha, com o Figueiroa que dá muitas assistências… É um grupo muito forte”, declarou o armador Heitor.

Correndo atrás do líder, o segundo colocado São José/Unimed/Vinac visita o Araraqaura, no Ginásio do Clube 22 de agosto. A partida será realizada às 20h.

No mesmo horário, o Winner/Limeira pode voltar aos 50% de aproveitamento caso superem o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, no Gináio Vô Lucato. A partida é um confronto direto valendo a oitava colocação na tabela.