
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03

Briga esquenta


Tijuca confirma mando de quadra diante do Araraquara e agita ainda mais a disputa pelas últimas vagas nos playoffs
Por Liga Nacional de Basquete


O Tijuca/Rio de Janeiro recebeu o Araraquara em seu ginásio nesta quinta-feira e confirmou a condição de mandante, superando os paulistas por 90 a 78. A vitória dos cariocas esquentou ainda mais a briga pelas duas últimas vagas nos playoffs, contra Liga Sorocabana e Minas Tênis Clube. Com o resultado, os tijucanos chegaram a nove vitórias em 26 jogos na competição (34,.
O cestinha da partida foi o ala/armador Luisinho, autor de 20 pontos que ajudaram a manter Araraquara vivo na partida, mas que não foram suficientes para a vitória. Do lado dos donos da casa, o pivô Rodrigo Bahia foi o maior anotador, com 18 pontos, mas outros cinco jogadores marcaram ao menos dez pontos: Manteguinha (14), Gegê (13), Marcellus (13), Lima (13) e Mineiro (10).
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Gegê, do Tijuca, e Felipe, do Araraquara (Colin Foster/Divulgação)
Dando as “boas vindas” ao rival, o Tijuca começou a partida indo para o ataque e rapidamente abriu 6 a 0 no início de jogo. Mas o domínio dos cariocas durou poucos minutos e logo os paulistas equilibraram as ações, conseguindo o empate em 11 a 11. Com as duas equipes se saindo bem nas bolas de 3 pontos, o jogo se manteve equilibrado e com placar alto. E foi com um arremesso longo de Fernando Mineiro, no estouro do cronômetro, que os tijucanos venceram a primeira parcial por 28 a 23.
No segundo quarto, as bolas de longe deram lugar ao jogo mais próximo a cesta, acionando mais os pivôs. Mostrando profundidade no elenco, o tijuca conseguiu se manter com pequena vantagem, tendo os suplentes Casé e Marcellus como destaque no segundo período. No intervalo, os alvirrubros venciam por 51 a 47.
Diferente das duas primeiras parciais, o terceiro quarto teve um completo domínio dos donos da casa. E foi aí que os cariocas decidiram a partida. O ataque tijucando conseguiu se aproveitar das falhas na defesa de Araraquara e do outro lado da quadra a equipe do técnico Miguel Ângelo da Luz segurou o rival com um baixo aproveitamento nos arremessos. Com essa combinação, o time do Rio de Janeiro abriu vantagem e foi para o quarto derradeiro 14 pontos na frente, 73 a 64.
Araraquara chegou a esboçar uma reação, anotando os cinco primeiros pontos do quarto período, reduzindo a diferença para nove pontos. Mas os mandantes logo recuperam o comando da partida e bastou administrar a boa vantagem para garantir a vitória em casa.
“Foi um resultado positivo que trabalhamos a semana toda por ele. O objetivo do Tijuca, que faz sua temporada estreia no NBB, é conseguir a classificação para os playoffs e o time está focado nisso”, comentou Rodrigo Bahia.
Do outro lado, o ala Luisinho lamentou a derrota, mas se mostrou satifeito com o desempenho do ataque de sua equipe. “Fizemos um bom trabalho ofensivo, mas nossa maior dificuldade hoje foram os rebotes”, analisou o camisa 21.