#JOGAJUNTO

Rio 2016

Bronze dramático!

21-08-2016 | 02:01
Por Liga Nacional de Basquete

Em jogo decidido apenas nos segundos finais, Espanha leva a melhor sobre a Austrália e garante terceiro lugar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Bronze no peito: espanhóis fizeram muita festa após a dramática vitória (FIBA/Divulgação)

Bronze no peito: espanhóis fizeram muita festa após a dramática vitória neste domingo (FIBA/Divulgação)

A disputa pela medalha de bronze do torneio olímpico de basquete masculino foi um verdadeiro teste para cardíaco. Espanha e Austrália fizeram um jogo de altíssimo nível e com equilíbrio do início ao fim. A decisão veio apenas nos segundos finais e quem ficou com um lugar no pódio foi o selecionado europeu, que levou a melhor por 89 a 88, no duelo realizado na manhã deste domingo (21/08), na Arena Carioca 1.

Terceira seguida: Derrotada pelo selecionado dos Estados Unidos nas duas últimas decisões dos Jogos Olímpicos, a Espanha conquistou sua terceira medalha consecutiva no basquete masculino e a quarta na história. A outra foi a prata conquista em Los Angeles 1984. Agora são três pratas e um bronze para os espanhóis.

Sempre ele: O destaque espanhol no duelo deste domingo não poderia ser outro. Com um aproveitamento excepcional de 85% nas bolas de dois pontos – 11 acertos em 13 tentativas –, o pivô Pau Gasol foi o cestinha do jogo, com 31 pontos, e ainda completou seu duplo-duplo ao apanhar 11 rebotes.

Fala aí: “Nosso time foi muito guerreiro, não só hoje, mas todo o torneio. Nossos dois primeiros jogos aqui no Rio não foram muito bons, mas em nenhum momento abaixamos a cabeça. Mudamos nossa postura e agora fomos coroados com a medalha de bronze, algo que representa muito para nós”, disse Gasol, em entrevista ao canal SporTV logo após a partida.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Austrália e Espanha

Jogou muito: Outro grande destaque do torneio de basquete masculino, o ala/armador Patty Mills teve mais uma atuação notória e foi o cara da Austrália neste domingo. O jogador do San Antonio Spurs marcou 30 pontos e encerrou sua participação nos Jogos do Rio com um total de 149 pontos marcados (21,3 por jogo).

Fala aí: “Estou muito desapontado. Queríamos muito essa primeira medalha da Austrália no basquete masculino e fizemos um grande torneio. Infelizmente o bronze não veio por um ponto e isso nos deixa muito triste. No entanto, temos que levantar a cabeça e ter orgulho da grande campanha que fizemos”, afirmou Mills, também em entrevista ao SporTV depois do jogo.

Bem que tentou: Mills teve grande atuação, mas não conseguiu levar Austrália à sua 1ª medalha no basquete masculino (FIBA/Divulgação)

Bem que tentou: Mills teve grande atuação, mas não conseguiu levar Austrália à sua 1ª medalha no basquete masculino (FIBA/Divulgação)

Espanha na frente: Mais regular ofensivamente, o time espanhol liderou o placar de ponta a ponta no primeiro quarto, fechando com vantagem de seis pontos (23 a 14). Para isso, a equipe contou com grande desempenho de seus homens de garrafão Mirotic e Gasol, que juntos marcaram 14 pontos no período.

Abriu, mas teve reação: No início da segunda parcial, a Espanha seguiu no controle do jogo e chegou a estender sua liderança para 12 pontos (40 a 28). No entanto, a Austrália melhorou sua defesa na reta final do quarto e, com destaque para David Andersen, emplacou uma sequência de 10 a 0 para cortar a diferença para apenas dois pontos (40 a 38) antes da pausa para o intervalo.

Equilíbrio demais: Na volta dos vestiários, o duelo ficou parelho e em alguns momentos a Austrália chegou a virar o jogo. Só que a Espanha manteve sua alta produção ofensiva e rapidamente recuperou a liderança. Após um ótimo terceiro quarto dos dois times, o confronto chegou para seus dez minutos finais com as equipes separadas por apenas três pontos (67 a 64).

Teste para cardíaco: O jogo seguiu equilibrado no último quarto e os minutos finais foram dramáticos. Restando pouco mais de cinco minutos para o fim, a Austrália ficou em vantagem (75 a 73) e a partir de então as equipes passaram a se revezar na ponta do placar. Ao todo foram 13 vezes em que a liderança mudou de lado na parcial decisiva.

Lances livres decisivos: Após cesta de Baynes no garrafão, os australianos assumiram a liderança (88 a 87) restando nove segundos para o fim. No ataque seguinte, Sergio Rodriguez infiltrou e sofreu falta. Sem sentir a pressão, o armador converteu os dois lances livres e colocou a Espanha na frente (89 a 88). Os representantes da Oceania ainda tiveram a chance de virar o jogo, mas não conseguiram finalizar a última posse de bola da partida e a festa foi mesmo dos espanhóis.

Falta sofrida por Rodríguez nos segundos finais foi decisiva para o triunfo espanhol (FIBA/Divulgação)

Falta sofrida por Rodríguez nos segundos finais foi decisiva para o triunfo espanhol (FIBA/Divulgação)