#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Classificado!

02-08-2024 | 07:55
Por Liga Nacional de Basquete

Com duplo-duplo (33 pontos e 17 rebotes) de Bruno Caboclo, Brasil supera o Japão por 102 a 84 e garante vaga nas quartas de final com triunfo da Grécia diante da Austrália

A seleção brasileira está nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris. Nesta sexta-feira (02/08), o Brasil contou com uma atuação dominante de Bruno Caboclo para superar o Japão por 102 a 84, no estádio Pierre Mauroy, em Lille, e se posicionar na terceira colocação do Grupo B. Alemanha e França já tinham avançado.

Pouco depois, a Grécia superou a Austrália por 77 a 71, pelo Grupo A, e garantiu o Brasil como um dos melhores terceiros colocados entre os três grupos. Resta saber qual será o adversário da seleção brasileira na próxima fase.

Bruno Caboclo comandou o Brasil contra o Japão. Foto: FIBA

Bruno Caboclo foi o grande destaque do Brasil, com um desempenho absurdo nos dois lados da quadra. O pivô registrou um duplo-duplo de 33 pontos e 17 rebotes, sendo sete ofensivos, para 43 de eficiência. Ele foi o primeiro jogador com mais de 30 pontos e 15 rebotes desde o espanhol Clifford Luyk, em Munique-1972. Também alcançou o segundo maior índice de eficiência desde os Jogos do Rio-2016, quando essa estatística passou a valer na Olimpíada, e o quarto em rebotes da história da competição. Vitor Benite contribuiu com 19 pontos e Marcelinho Huertas fechou o jogo com 13 pontos e oito assistências.

+ Confira as estatísticas do jogo entre Brasil x Japão

A seleção brasileira levou dois minutos para acertar o posicionamento defensivo e reduzir o impacto de Yuki Kawamura. Assertivo na defesa, o ataque fluiu. O Brasil contou com um inspirado Bruno Caboclo para abrir 11 pontos de vantagem no primeiro período: 31 a 21. O pivô anotou 15 pontos, quase metade da pontuação da equipe, com 100% de aproveitamento (3/3) nos arremessos de 3 pontos.

No segundo período, Bruno Caboclo permaneceu o tempo todo no banco. O Brasil sofreu um pouco com o volume do Japão no garrafão, que, com uma corrida de 8 a 0, encostou no placar. A seleção brasileira respondeu com um desempenho quase perfeito do perímetro. Foram seis arremessos convertidos em sete tentativas (85,7%). Vitor Benite anotou 13 pontos na parcial e garantiu a manutenção da diferença construída no primeiro quarto: 55 a 44.

+ Veja galeria de fotos do terceiro jogo da seleção em Paris

Assim como aconteceu nos dois primeiros jogos, o Brasil caiu de produção no terceiro período. E o Japão aproveitou. A seleção brasileira não conseguiu segurar Josh Hawkinson, que converteu quatro arremessos de 3 pontos e fechou com  16 pontos na parcial. Yuki Kawamura anotou nove e colocou os japoneses apenas quatro pontos atrás antes do quarto derradeiro: 77 a 73.

No último período, Bruno Caboclo foi determinante para o Brasil segurar o ímpeto do Japão e vencer o jogo. O pivô foi efetivo dos dois lados da quadra, com mais seis pontos, e um toco em Yuta Watanabe em um momento crucial do jogo. Marcelinho Huertas também anotou cinco pontos consecutivos para liderar uma corrida por 5 a 0 e definir o jogo. A seleção brasileira ainda trabalhou para ampliar sua vantagem, fator que foi determinante para garantir vaga nas quartas de final, e fechou com uma vitória por 18 pontos de diferença: 102 a 84.

*Atualizado às 11h16