#JOGAJUNTO

Mais basquete / Seleção Brasileira

Caboclo MVP

07-07-2024 | 05:01
Por Liga Nacional de Basquete

Revelado pelo Pinheiros, pivô conquista o prêmio de melhor jogador do Pré-Olímpico que garantiu o Brasil em Paris 2024: "Foi o melhor jogo que eu poderia imaginar"

A classificação da seleção brasileira masculina para os Jogos Olímpicos de Paris passou, primordialmente, pelo comportamento coletivo na defesa no Pré-Olímpico, mas é impossível não citar o desempenho individual de Bruno Caboclo. O pivô de 28 anos fez um excelente torneio em Riga, na Letônia, e foi eleito o MVP, além de fazer parte do quinteto ideal da competição ao lado do compatriota Leo Meindl.

Bruno Caboclo foi eleito o MVP do Pré-Olímpico de Riga. Foto: FIBA

Revelado pelo Pinheiros, Bruno Caboclo terminou o Pré-Olímpico com médias de 17,7 pontos e sete rebotes, além de 22,5 de eficiência. “Não posso imaginar, não encontro uma descrição exata para o que eu estou sentindo neste momento. Estou muito empolgado. Como vou explicar uma coisa dessas? Foi o melhor jogo que eu poderia imaginar”, afirmou o jogador, que está acostumado em ser MVP de campeonatos, afinal ele foi eleito o melhor jogador do NBB CAIXA na temporada 2011/22 pelo São Paulo.

+ Veja como foi o jogo em que o Brasil garantiu vaga nos Jogos de Paris 2024

A maior atuação de Bruno Caboclo aconteceu contra Montenegro, logo na estreia do Pré-Olímpico, quando ele foi dominante no mesmo garrafão ocupado por Nikola Vucevic, do Orlando Magic. Foram 25 pontos, nove rebotes e três tocos para 34 de eficiência. Na final, diante da Letônia, o pivô foi o cestinha da seleção brasileira com 21 pontos, com uma bola de antes do meio da quadra para fechar o primeiro tempo.

Garantido na Olimpíada de Paris, Bruno Caboclo vai descansar um pouco e já se preparar para o torneio olímpico. A estreia do Brasil acontece no dia 27 de julho, às 12h15, diante da anfitriã França. Ou seja, o primeiro desafio será contra Victor Wembanyama. “Estou empolgado. Nunca menosprezo nenhum jogador. Já joguei contra o Victor quando ele era mais novo na França. É um grande jogador. Não faço ideia do quanto ele está melhor atualmente. Vamos apenas jogar e fazer o nosso melhor”, afirmou o pivô da seleção.

+ Confira o álbum de fotos da partida entre Letônia e Brasil

Na primeira fase, além da França, o Brasil enfrenta Alemanha, atual campeã do mundo e que foi responsável pela seleção brasileira não ter ido para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, no dia 30 de julho, às 16h, e o Japão, em 2 de agosto, às 6h. “Vamos estar preparados para tudo”, afirmou o técnico Aleksandar Petrovic, que também falou da classificação para Paris.

“Há exatamente três anos eu era o treinador do Brasil e jogamos o Pré-Olímpico de Split. Nos primeiros três jogos nós não sofremos, ganhamos os três jogos e fomos jogar com a Alemanha. Estávamos tão estressados que não encontramos uma maneira de ganhar. Neste Pré-Olímpico, corremos o risco de ir para casa contra Camarões. Esse sobe e desce de emoções é algo inacreditável. Mas quando se sobrevive aos momentos difíceis, você se sente preparado e encontra uma maneira de ganhar, porque sofrer se faz ficar pronto”, afirmou o treinador. “A chave para o sucesso é apenas jogar. O que o Brasil jogou nos 10 primeiros minutos foi uma aula de basquete”, acrescentou Petrovic.