HOJE
Caboclo MVP
Por Liga Nacional de Basquete
Revelado pelo Pinheiros, pivô conquista o prêmio de melhor jogador do Pré-Olímpico que garantiu o Brasil em Paris 2024: "Foi o melhor jogo que eu poderia imaginar"
A classificação da seleção brasileira masculina para os Jogos Olímpicos de Paris passou, primordialmente, pelo comportamento coletivo na defesa no Pré-Olímpico, mas é impossível não citar o desempenho individual de Bruno Caboclo. O pivô de 28 anos fez um excelente torneio em Riga, na Letônia, e foi eleito o MVP, além de fazer parte do quinteto ideal da competição ao lado do compatriota Leo Meindl.

Bruno Caboclo foi eleito o MVP do Pré-Olímpico de Riga. Foto: FIBA
Revelado pelo Pinheiros, Bruno Caboclo terminou o Pré-Olímpico com médias de 17,7 pontos e sete rebotes, além de 22,5 de eficiência. “Não posso imaginar, não encontro uma descrição exata para o que eu estou sentindo neste momento. Estou muito empolgado. Como vou explicar uma coisa dessas? Foi o melhor jogo que eu poderia imaginar”, afirmou o jogador, que está acostumado em ser MVP de campeonatos, afinal ele foi eleito o melhor jogador do NBB CAIXA na temporada 2011/22 pelo São Paulo.
+ Veja como foi o jogo em que o Brasil garantiu vaga nos Jogos de Paris 2024
A maior atuação de Bruno Caboclo aconteceu contra Montenegro, logo na estreia do Pré-Olímpico, quando ele foi dominante no mesmo garrafão ocupado por Nikola Vucevic, do Orlando Magic. Foram 25 pontos, nove rebotes e três tocos para 34 de eficiência. Na final, diante da Letônia, o pivô foi o cestinha da seleção brasileira com 21 pontos, com uma bola de antes do meio da quadra para fechar o primeiro tempo.
Garantido na Olimpíada de Paris, Bruno Caboclo vai descansar um pouco e já se preparar para o torneio olímpico. A estreia do Brasil acontece no dia 27 de julho, às 12h15, diante da anfitriã França. Ou seja, o primeiro desafio será contra Victor Wembanyama. “Estou empolgado. Nunca menosprezo nenhum jogador. Já joguei contra o Victor quando ele era mais novo na França. É um grande jogador. Não faço ideia do quanto ele está melhor atualmente. Vamos apenas jogar e fazer o nosso melhor”, afirmou o pivô da seleção.
+ Confira o álbum de fotos da partida entre Letônia e Brasil
Na primeira fase, além da França, o Brasil enfrenta Alemanha, atual campeã do mundo e que foi responsável pela seleção brasileira não ter ido para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, no dia 30 de julho, às 16h, e o Japão, em 2 de agosto, às 6h. “Vamos estar preparados para tudo”, afirmou o técnico Aleksandar Petrovic, que também falou da classificação para Paris.
“Há exatamente três anos eu era o treinador do Brasil e jogamos o Pré-Olímpico de Split. Nos primeiros três jogos nós não sofremos, ganhamos os três jogos e fomos jogar com a Alemanha. Estávamos tão estressados que não encontramos uma maneira de ganhar. Neste Pré-Olímpico, corremos o risco de ir para casa contra Camarões. Esse sobe e desce de emoções é algo inacreditável. Mas quando se sobrevive aos momentos difíceis, você se sente preparado e encontra uma maneira de ganhar, porque sofrer se faz ficar pronto”, afirmou o treinador. “A chave para o sucesso é apenas jogar. O que o Brasil jogou nos 10 primeiros minutos foi uma aula de basquete”, acrescentou Petrovic.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca