HOJE
Bruno “Coach” Caboclo
Por Liga Nacional de Basquete
Jovem talento do Toronto Raptors, Bruno Caboclo será técnico do Basquete Sem Fronteiras ao lado de Yao Ming e outras lendas da NBA no All-Star Weekend
Na última sexta-feira, a NBA e a FIBA anunciaram que 53 jovens atletas de 27 países viajarão para Toronto para a segunda edição anual do evento global ‘Basquete Sem Fronteiras’. E um dos técnicos que comandará esta garotada será um jogador que já esteve na mesma situação que eles, mas agora está na NBA: Bruno Caboclo, ex-Pinheiros.
O treinamento será realizado entre os dias 12 e 14 de fevereiro, no Mattamy Athletic Centre como parte da programação oficial do All-Star Weekend 2016, que pela primeira vez acontece em Toronto, fora dos Estados Unidos, e, como faz parte do elenco canadense, Caboclo terá a chance de ajudar estes jovens atletas neste evento.
Ainda como atleta do Pinheiros, Caboclo participou do Basketball Without Borders Américas no ano de 2013 e foi eleito MVP daquela edição. Pela equipe paulista, o ala, que hoje joga no Toronto Raptors, foi campeão da Liga das Américas em 2013, chegou à final do Paulista do mesmo ano. Bruno também participou da LDB em 2013 e anotou 14,5 pontos de média nos 31 jogos que participou.

Hoje no Toronto Raptors, Bruno Caboclo foi o MVP do Basketball Without Borders Américas 2013 (Ligateunafoto.com)
Os adolescentes participantes, que virão de todos os continentes terão a oportunidade de aprender com jogadores e técnicos da NBA e da FIBA. Além do ala Caboclo, o chinês Yao Ming, lendário jogador da NBA, atuará neste evento. O italiano Danilo Gallinari, ala do Denver Nuggets, que atuou pelo Basket Without Borders europeu em 2003, e o venezuelano Greivis Vasquez, armador do Milwaukee Bucks, que também atuou pelo Basquete Sem Fronteiras das Américas em 2004, serão os outros técnicos que comandarão a próxima geração do basquete mundial neste evento.
Yao, Caboclo, Gallinari e Vasquez estarão ao lado do pivô congolês Bismack Biyombo, que atua pelo Toronto Raptors, Jeremy Lamb, do Charlotte Hornets, e Natalie Achonwa, canadense que joga pelo Indiana Fever, da WNBA, além dos ex-jogadores da NBA Zarko Cabarkapa e Vladimir Radmanovic, da Sérvia, Pat Garrity, Randy Livingston, e Jerry Stackhouse, junto com outros jogadores convocados para o BBVA Compass Rising Stars Challenge (partida que reúne calouros e ‘segundo-anistas’ da temporada da NBA).
“O Basquete Sem Fronteiras global é uma grande oportunidade para esses meninos e meninas de aprender direto com jogadores e técnicos, sendo que muitos deles estiveram envolvidos com o programa por muitos anos” disse Brooks Meek, vice-presidente de Operações Internacionais de Basquete da NBA, “O treinamento continue ensinando valores como liderança, trabalho em equipe e respeito, e como isso se aplica dentro e fora de quadra”.
Além dos atletas e ex-atletas da NBA, alguns assistentes técnicos farão parte do evento para ajudar os jovens atletas. Chris Finch, do Houston Rockets, Bryan Gates, do Minnesota Timberwolves, Jama Mahlalela e Nick Nurse, do Toronto Raptors, serão os comandantes do evento. Alguns Generals Managers dos times que compõe a liga norte-americana também farão parte de todo o corpo de direção do acampamento. Dentre eles estão Gersson Rosas, do Houston Rockets, Marin Sedlacek, do Philadelphia 76ers, Masai Ujiri, do Toronto Raptors e Patrick Hunt serão os diretores do acampamento. Outra presença ilustre é a do brasileiro Alessandro Oliveira, fisioterapeuta do Brooklyn Nets.

Gabriel Jaú, do Bauru, foi um dos destaques da Seleção Sub-17 na LDB 2015 (Fernando Da Hora/Divulgação)
Seguindo os passo de Bruno Caboclo, um dos convidados para este evento é o jovem jogador do Bauru, Gabriel Jaú. O ala atuou pela Seleção Sub-17 na Liga de Desenvolvimento de 2015, anotou 8,8 pontos por jogo e acumulou 101 rebotes na competição (6,7 por partida no campeonato). Além disso, Gabriel roubou 27 bolas nos 15 duelos que participou, resultando em uma média de 1,8 bolas recuperadas, e foi um dos três jogadores que jogaram por 15 ou mais jogos, neste campeonato, vestindo a camisa canarinha.
Outro brasileiro neste campo de treinamento é Felipe dos Anjos, atleta da base do Real Madrid (ESP). O pivô de incríveis 2,18 m de altura atuou também pelo EC Pinheiros mas saiu da equipe em 2012 em direção a capital espanhola, onde foi contratado pelos madrilenhos e já vem fazendo história pela equipe. Em janeiro foi eleito MVP do torneio de L’Hospitalet, em Barcelona.
Jogadores e técnicos vão comandar os campistas em uma série de atividades dentro e fora de quadra, incluindo exercícios para melhora de movimentos, desenvolvimento de qualidades, arremessos e desafios de habilidades, jogos de 5 contra 5, e seminários diários sobre temas como saúde, trabalho em equipe, liderança e comunicação. Um garoto e uma menina serão eleitos ‘Melhores Jogadores’ no fim do treinamento, após os trabalhos no fim de semana.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca