#JOGAJUNTO

NBA / NBB Caixa

Experiência na NBA!

12-07-2023 | 10:50
Por Liga Nacional de Basquete

Técnicos de São Paulo e Minas Tênis Clube estão realizando estágio no Sacramento Kings durante a Summer League da NBA

O basquete segue em constante evolução e é claro que na parte tática não é diferente. Procurando o aprimoramento em suas carreiras, dois técnicos de equipes da Liga Nacional de Basquete estão vivenciando uma experiência importante: a troca de conhecimento com profissionais da NBA. Bruno Mortari, comandante do São Paulo, e Léo Costa, treinador do Minas Tênis Clubes, estão nos Estados Unidos para intercâmbio e também acompanhar a Summer League 2023 a convite do Sacramento Kings. A competição, que reúne prospectos dos 30 times da NBA, acontece até o dia 17/07, e tem como principal objetivo apresentar e revelar jovens talentos do basquete.

Leandrinho Barbosa, Bruno Mortari, Léo Costa e Mike Brown, head coach do Kings (Divulgação/São Paulo)

Mortari vai para o seu terceiro ano como Head Coach do São Paulo, mas já faz parte da comissão técnica desde 2018, quando o tricolor retornou seu projeto de basquetebol adulto. Ainda como assistente, participou da conquista do campeonato paulista de 2021, o primeiro título do clube paulista desde sua volta à modalidade. Mas foi como técnico principal, em 2022, que Mortari conseguiu seu maior feito: vencer a Basketball Champions League Américas. Além disso, Bruno levou o São Paulo à uma final e uma semifinal de NBB, além de conquistar o vice-campeonato intercontinental.

“Aqui dentro do complexo que estão tendo os jogos são dois ginásios e tem jogo toda hora e de todos os times. Então dá para ver bem a estrutura que essas equipes carregam para um evento desse, todo corpo técnico, fisioterapia, toda a estrutura mesmo que eles trazem. Isso tudo além dos próprios jogos, né… ver essa garotada nova que está chegando para tentar entrar na NBA, o nível dos jogadores e também consigo acompanhar em um ginásio próximo daqui alguns trabalhos de workout que são treinos específicos para jogadores que estão ou não na Summer League. Lá tem muitos empresários e que vão para assistir esses treinamentos dos jogadores. Tem sido uma experiência muito boa e está sendo válida nesse sentido”, comentou Mortari.

Léo vai para o seu quinto ano no comando do Minas e já esteve presente em grandes campanhas ao longo de sua breve carreira na Tempestade. Em 2022, comandou a conquista do primeiro título nacional da equipe mineira, a Copa Super 8, além de chegar em três semifinais de BCLA ao longo desse período. Também levou a equipe a grandes campanhas no NBB, chegando em três semifinais conduzindo elencos marcantes.

“Tem sido uma experiência muito enriquecedora. Como treinador, procuro estar sempre em busca de evolução e aprendizado e estas experiências internacionais são ótimas oportunidades para isso. Agradeço muito ao Leandrinho pelo convite e também ao Minas, por ter me oferecido toda a estrutura para poder vir para os Estados Unidos e participar desta Summer League”, afirmou o Léo.

Eles estarão presentes no dia a dia da franquia, acompanhando as sessões de treinamento, vídeo, análises e até mesmo os jogos oficiais. O convite veio através de Leandrinho Barbosa, pós-jogador de basquete e atual assistente técnico do Kings. Esse intercâmbio será de suma importância para os técnicos que se preparam para a próxima temporada do NBB.

Além dos dois treinadores, outros três brasileiros estão atuando na Summer League da NBA, porém, como atletas: Gui Santos, do Golden State Warriors, Marcio Henrique, do Atlanta Hawks, e Yago Mateus, do Chicago Bulls. O próximo jogo do Kings acontece quinta-feira (13/07), às 21h, contra o Minessota Timberwolves.