#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Cabeça a cabeça!

26-01-2016 | 06:18
Por Liga Nacional de Basquete

Com campanhas idênticas na temporada, Franca e Minas fazem duelo direto na briga por posições no NBB, nesta quarta-feira, no Ginásio Pedrocão

ZZZZ

No duelo válido pelo primeiro turno, o Franca venceu o Minas, por 85 a 75, em Belo Horizonte (Orlando Bento/Divulgação)

Equipes extremamente tradicionais do basquete brasileiro, Franca Basquete e Decisão Engenharia/Minas disputaram todas as edições do NBB, sem exceção. O duelo entre as duas equipes desta quarta (27/01), válido pela 18ª rodada da temporada, ocorrerá no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), às 20 horas (horário de Brasília).

Na temporada 2015/2016, os times têm campanhas exatamente iguais, com oito vitórias em 16 jogos. No primeiro turno, quem se saiu melhor foram os francanos. Mesmo atuando na capital mineira, o elenco comandado por Lula Ferreira alcançou o triunfo, por 85 a 75, com destaques para Antonio (22 pontos), Nezinho (14 assistências) e Mathias (15 rebotes).

“A partida desta quarta será uma grande decisão para o nosso time. A equipe do Minas está com a campanha rigorosamente igual a nossa. Entretanto, temos uma vantagem, pois ganhamos deles em Belo Horizonte. Agora, se somarmos uma vitória jogando aqui em Franca, iremos garantir um upgrade muito grande dentro do G8”, afirmou o treinador Lula Ferreira, do Franca.

Shilton, do Minas, e Mathias, do Franca

Minas vem de vitória sobre Caxias, e Franca está vindo de derrota para o Flamengo (Orlando Bento/Minas TC)

Depois de dois jogos, o Franca voltará a atuar em casa pelo NBB. A equipe esteve no Estado do Rio de Janeiro nas últimas rodadas, onde teve uma vitória e uma derrota. No primeiro jogo, dia 13/01, diante do Macaé, o time se saiu bem e venceu por 89 a 74, com bela atuação coletiva (cinco jogadores anotando 10 ou mais pontos). Já contra o Flamengo o resultado não foi o mesmo. O esquadrão francano não conseguiu segurar os líderes do campeonato, que bateram os rivais, por 83 a 73. O grande nome dos francanos foi Schneider, que mesmo no resultado negativo registrou sua melhor pontuação na temporada, com 25 tentos.

“Acho que o time precisa evoluir e adquirir tranquilidade para conseguir os resultados jogando no Pedrocão. Efetivamente nossa campanha em casa não tem sido boa. Isso fez muita diferença e comprometeu nossa posição na tabela, pois duas ou três vitórias que tivéssemos garantido em casa, poderíamos estar no G-4”, afirmou Lula, lembrando que a equipe venceu apenas três das 11 partidas que fez no Pedrocão .

“Não adianta lamentar. Temos que saber aproveitar o momento de agora. Ainda jogaremos cinco partidas dentro de casa e temos que ter uma performance alta: se não for 100%, pelo menos 80%”, completou Lula.

Já o Minas terá uma semana pelo interior paulista. A equipe enfrentará nas próximas rodadas o Franca e o Pascholotto/Bauru, ambos fora de casa. O time mineiro vem de vitória em seu último jogo, diante do Banrisul/Caxias do Sul, por 77 a 67, em Belo Horizonte. Destaque para o norte-americano Benzor Simmons, que em sua sexta partida pela temporada, anotou sua melhor marca de tentos na edição (18) e converteu três arremessos de 3 pontos.

Empatados com o EC Pinheiros na sétima colocação na temporada, os times farão confronto direto valendo posições na tabela de classificação do NBB. O vencedor do duelo se aproximará do G-4, na busca por folgar na primeira fase dos playoffs. Para isso cada time conta com a belo desempenho coletivo de seus atletas, o Franca conta com cinco jogadores com média superior a 10 pontos por jogo em seu elenco (Mathias, Bruno, Schneider, Isaac e Nezinho), enquanto o Minas tem quatro atletas realizando o mesmo feito (Sosa, Simmons, Siqueira e Ansaloni).

Bruno-Irigoyen-do-Franca

Bruno vive sua melhor temporada no NBB, vestindo o uniforme do Franca (Newton Nogueira/Divulgação)

O confronto ainda registra um reencontro interessante. O ala Bruno Irigoyen, do Franca, fez parte do elenco mineiro desde o primeiro NBB (2008/2009), quando ainda tinha apenas 16 anos, até a última edição (2014/2015). Mesmo tendo atuado no primeiro turno diante dos mineiros, o jogador ganhou muito destaque nas partidas seguintes ao duelo contra o ex-time. De lá para cá são 12 jogos realizados pelo atleta, com média de 14 pontos por jogo.