HOJE
Cabeçaerguida
Por Liga Nacional de Basquete
Jogando a vida na Liga Sul-Americana, Vitória sofre dura derrota para o Guaros de Lara (VEN) e dá adeus à competição continental
O Universo/Vitória encerrou sua participação na Liga Sul-Americana 2017 na noite desta quinta-feira (19/10). Diante de seu torcedor, no Ginásio de Cajazeiras, o rubro-negro baiano lutou até o fim, mas foi derrotado pelo atual bicampeão da Liga das Américas, Guaros de Lara, da Venezuela, por 89 a 62, e terminou na terceira colocação do Grupo C da competição continental.
Pouco a pouco: Foi de forma gradual que o Guaros de Lara conseguiu se impor na partida para sair com mais uma vitória na primeira fase. O time venezuelano venceu os dois primeiros quartos por boas diferenças (oito e três pontos, respectivamente). Na volta do intervalo, o atual bicampeão da Liga das Américas dominou o Vitória, chegando a abrir 28 pontos de frente. Com uma partida de recuperação na reta final do terceiro período e durante toda a parcial final, o rubro-negro baiano tentou reagir, mas terminou 27 pontos atrás do placar.
Põe na conta: Com o resultado negativo, o Vitória abandonou a Liga Sul-Americana com um triunfo em três partidas, na terceira colocação do Grupo C. Avançaram para a fase semifinal o Guaros de Lara, com 100% de aproveitamento, o Estudiantes Corrientes (ARG), com duas vitórias e uma derrota e segundo colocado da chave, e o melhor terceiro colocado dos Grupos A, B e C, o Aguada (URU).
Em grupo: Foi com uma atuação pra lá de coletiva que o Guaros de Lara conseguiu dominar o Vitória nesta noite. Sempre movimentando muito bem a bola no ataque, a equipe venezuelana contou com contribuição de boa parte de sua rotação. Greg Echenique e Nestor Colmenares deixaram a quadra com 13 pontos e seis rebotes cada; o brasileiro Duda Machado também anotou 13 pontos; Luis Bethelmy ficou bem próximo de um duplo-duplo, com 11 tentos e nove sobras; enquanto o maestro Heissler Guillent foi responsável por 11 pontos e seis assistências.
Destaque brasileiro: Figura conhecida do brasileiro fã da bola laranja, Duda Machado foi peça fundamental no elenco do Guaros nesta primeira fase da Liga Sul-Americana. Em três atuações, o ala/armador brasileiro teve médias de 12,0 pontos, 2,7 rebotes e 3,0 assistências.
Tentou de tudo: Principal nome do Vitória nesta Liga Sul-Americana, Nick Okorie foi o destaque da última partida do rubro-negro baiano. Em quadra por mais de 30 minutos, o norte-americano deixou a quadra como cestinha do duelo, com 21 pontos, além de sete rebotes e três assistências.
Foco no NBB CAIXA: Infelizmente para o torcedor rubro-negro, o Vitória está fora da Liga Sul-Americana. O foco agora é apenas no NBB CAIXA, em que o time baiano estreia no dia 07 de novembro (terça-feira), às 20 horas (de Brasília), diante da LSB/Uniso, em Sorocaba (SP).
Seguem vivos: Flamengo e EC Pinheiros, os outros dois brasileiros presentes na Liga Sul-Americana 2017, classificados para a fase semifinal, aguardam o encerramento da primeira fase para conhecerem seus futuros adversários.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca





