#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Cabeçano lugar

13-04-2017 | 04:52
Por Douglas Carraretto

Em busca da sobrevivência nos playoffs, Vasco acertam parte mental para duelo deste sábado contra o Pinheiros: “como se fossem dois Jogos 5”

“Está sendo uma conversa de muito mais conversa”, disse Dedé Barbosa (Thiago Moreira/Vasco.com.br)

O clima de tudo ou nada tomou conta do Vasco da Gama no NBB CAIXA. Perdendo a série oitavas de final contra o EC Pinheiros por 2 a 1, o Gigante da Colina precisa vencer de qualquer maneira para seguir vivo na série e forçar a realização do Jogo 5. O ‘duelo da sobrevivência’ será neste sábado (15/04), em São Januário, às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Mas se engana quem pensa que o treinamento vascaíno foi composto apenas de incansáveis e árduos trabalhos físicos e táticos. Com a corda no pescoço na série, o técnico Dedé Barbosa deu bastante ênfase nas conversas e na preparação mental dos jogadores para essa decisão. Ou como disse o próprio comandante cruzmaltino, “dois Jogos 5”.

“Está sendo uma semana muito mais de conversa, de preparar o grupo mentalmente. Sabemos que a expectativa é grande, pelo clube que estamos, jogando em casa, e esta hora do mata-mata iria chegar. Não podemos mais perder, para nós é como se tivéssemos dois Jogos 5. Conhecemos a força do nosso elenco e da nossa torcida e podemos dar uma grande reviravolta com o torcedor vascaíno ao nosso lado”, disse o treinador do Vasco em entrevista ao site oficial do clube.

Estreante no NBB CAIXA, o Vasco da Gama terminou a fase de classificação na nona colocação. Diante do oitavo colocado Pinheiros, que tem o mando de quadra nas oitavas, a equipe cruzmaltina foi derrotada no Jogo 1 em pleno São Januário, por 83 a 74. Depois, foi à capital paulista e arrancou o empate na série, por 85 a 80. Em seguida, foi superado novamente em SP, por 81 a 78, e deu a chance dos pinheirenses fecharem o confronto no Jogo 4.

“Estou deixando meu corpo e minha mente preparados”, falou David Jackson, cestinha da série ao lado de Holloway (Thiago Moreira/Vasco.com.br)

Cestinha da série até o momento, o norte-americano David Jackson tem média de 17,67 pontos por jogo, a mesma do seu compatriota pinheirense Desmond Holloway. O camisa 32 vascaíno nunca havia disputado as oitavas de final, pois sempre terminou todas as temporadas que jogou no G-4, com Flamengo (11/12) e Limeira (13/14 e 14/15).

“Vamos com tudo, tentando consertar os erros que tivemos nos últimos três duelos contra eles. A torcida vai no ajudar, com certeza, mas eles não vencem a jogos sozinhos. Precisamos estar concentrados e focados em conseguir o resultado positivo para que nossos fãs possam comemorar. Estou deixando meu corpo e minha mente preparados para poder estar 100% no sábado”, disse David Jackson.