HOJE
Cabeçano lugar
Por Douglas Carraretto
Em busca da sobrevivência nos playoffs, Vasco acertam parte mental para duelo deste sábado contra o Pinheiros: “como se fossem dois Jogos 5”
O clima de tudo ou nada tomou conta do Vasco da Gama no NBB CAIXA. Perdendo a série oitavas de final contra o EC Pinheiros por 2 a 1, o Gigante da Colina precisa vencer de qualquer maneira para seguir vivo na série e forçar a realização do Jogo 5. O ‘duelo da sobrevivência’ será neste sábado (15/04), em São Januário, às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Mas se engana quem pensa que o treinamento vascaíno foi composto apenas de incansáveis e árduos trabalhos físicos e táticos. Com a corda no pescoço na série, o técnico Dedé Barbosa deu bastante ênfase nas conversas e na preparação mental dos jogadores para essa decisão. Ou como disse o próprio comandante cruzmaltino, “dois Jogos 5”.
“Está sendo uma semana muito mais de conversa, de preparar o grupo mentalmente. Sabemos que a expectativa é grande, pelo clube que estamos, jogando em casa, e esta hora do mata-mata iria chegar. Não podemos mais perder, para nós é como se tivéssemos dois Jogos 5. Conhecemos a força do nosso elenco e da nossa torcida e podemos dar uma grande reviravolta com o torcedor vascaíno ao nosso lado”, disse o treinador do Vasco em entrevista ao site oficial do clube.
Estreante no NBB CAIXA, o Vasco da Gama terminou a fase de classificação na nona colocação. Diante do oitavo colocado Pinheiros, que tem o mando de quadra nas oitavas, a equipe cruzmaltina foi derrotada no Jogo 1 em pleno São Januário, por 83 a 74. Depois, foi à capital paulista e arrancou o empate na série, por 85 a 80. Em seguida, foi superado novamente em SP, por 81 a 78, e deu a chance dos pinheirenses fecharem o confronto no Jogo 4.

“Estou deixando meu corpo e minha mente preparados”, falou David Jackson, cestinha da série ao lado de Holloway (Thiago Moreira/Vasco.com.br)
Cestinha da série até o momento, o norte-americano David Jackson tem média de 17,67 pontos por jogo, a mesma do seu compatriota pinheirense Desmond Holloway. O camisa 32 vascaíno nunca havia disputado as oitavas de final, pois sempre terminou todas as temporadas que jogou no G-4, com Flamengo (11/12) e Limeira (13/14 e 14/15).
“Vamos com tudo, tentando consertar os erros que tivemos nos últimos três duelos contra eles. A torcida vai no ajudar, com certeza, mas eles não vencem a jogos sozinhos. Precisamos estar concentrados e focados em conseguir o resultado positivo para que nossos fãs possam comemorar. Estou deixando meu corpo e minha mente preparados para poder estar 100% no sábado”, disse David Jackson.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
