HOJE
Caçulas vencem
Por Liga Nacional de Basquete
Estreantes no NBB, Liga Sorocabana e Tijuca conseguem suas primeiras vitórias na temporada 2011/2012
Sábado histórico para duas equipes do NBB. Os estreantes Liga Sorocabana e Tijuca/Rio de Janeiro conseguiram suas primeiras vitórias na temporada 2011/2012. O time do interior de São Paulo superou o Cia. Do Terno/Romaço/Joinville, em casa, por 77 a 63, enquanto os cariocas venceram o Minas, em Belo Horizonte, por 73 a 62. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Logo no segundo jogo do NBB, a Liga Sorocabana conquistou sua vitória. Liderados pelo pivô Mineiro, que anotou um duplo-duplo de 18 pontos e 10 rebotes, os paulistas iniciaram bem a partida abrindo 11 pontos no primeiro quarto (24 a 13). A vantagem no placar fortaleceu o time da casa, que apoiados pela torcida, conseguiram manter a qualidade em quadra e fechar o primeiro tempo na frente por 39 a 25.
O Joinville voltou do intervalo melhor e começou o processo de reação, liderados pelos alas Audrei e André, cestinhas da equipe catarinense com 16 pontos cada. No entanto, a noite era da Liga Sorocabana, que impôs sua defesa e segurou a vitória até o final.
“É uma satisfação muito grande. A equipe foi muito bem na defesa, sofremos apenas 63 pontos. Se conseguirmos manter esse desempenho, de sofrer apenas 63 pontos, virão muitas outras vitórias. E hoje todo mundo entrou alegre e motivado e foi isso que nos deu essa vitória”, comentou o pivô Rafael Mineiro.
Visivelmente emocionado, o técnico e presidente da Liga Sorocabana, Rinaldo Rodrigues, chorou ao final da partida e revelou que este é um sonho que foi realizado.
“Para mim, esse resultado significa muito. Fomos agraciado com essa vitória sobre uma equipe grande e de tradição no basquete nacional. E é um sonho de qualquer equipe poder disputar o NBB”, declarou.
Já o Tijuca, conquistou uma vitória importante fora de casa, após três derrotas no NBB. O pivô Coloneze foi o destaque do time carioca com 18 pontos e nove rebotes. Pelo Minas, o argentino Luciano Gonzalez foi o cestinha, com 19 pontos.
O time visitante começou bem a partida e logo nos primeiros minutos assumiu a frente do placar. Liderados pelo armador Arnaldinho e pelo pivô Coloneze, o Tijuca fechou o primeiro tempo na liderança por 34 a 30.
No terceiro quarto, o Minas continuou não fazendo uma boa partida no ataque e, com isso, os cariocas aproveitaram para abrir vantagem no marcador (44 a 32). Nesse momento, o técnico Raul Togni chamou a atenção da equipe, que voltou mais atenta, principalmente na defesa. O ala/armador argentino Luciano Gonazalez liderou a ofensiva mineira que chegou a encostar no adversário (48 a 47). Porém, a experiência dos cariocas prevaleceu e o Tijuca não permitiu a reação mineira.
“Não fizemos bons três primeiros jogos, ainda falta um pouco de conjunto, mas essa vitória nos dá um alívio e nos motiva para a sequência do campeonato”, afirmou o armador Manteguinha. “A gente está evoluindo, principalmente na defesa, e isso vem fez a diferença hoje”, completou.
Confira os resultados da quarta rodada do NBB:
26/11 (Sábado)
Flamengo 110 x 72 Uniceub/BRB/Brasília
Minas Tênis Clube 62 x 73 Tijuca/Rio de Janeiro
Paulistano/Unimed 94 x 81Unitri/Universo
Pinheiros/SKY 102 x 69 Vivo/Franca
Itabom/Bauru 84 x 78 São José/Unimed/Vinac
Liga Sorocabana 77 x 63 Cia. do Terno/Romaço/Joinville
Vila Velha/Garoto/BMG 51 x 99 Winner/Limeira
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
