#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Caçulas vencem

26-11-2011 | 04:28
Por Liga Nacional de Basquete

Estreantes no NBB, Liga Sorocabana e Tijuca conseguem suas primeiras vitórias na temporada 2011/2012

Divulgação/LNB

Divulgação/LNB

Sábado histórico para duas equipes do NBB. Os estreantes Liga Sorocabana e Tijuca/Rio de Janeiro conseguiram suas primeiras vitórias na temporada 2011/2012. O time do interior de São Paulo superou o Cia. Do Terno/Romaço/Joinville, em casa, por 77 a 63, enquanto os cariocas venceram o Minas, em Belo Horizonte, por 73 a 62. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Logo no segundo jogo do NBB, a Liga Sorocabana conquistou sua vitória. Liderados pelo pivô Mineiro, que anotou um duplo-duplo de 18 pontos e 10 rebotes, os paulistas iniciaram bem a partida abrindo 11 pontos no primeiro quarto (24 a 13). A vantagem no placar fortaleceu o time da casa, que apoiados pela torcida, conseguiram manter a qualidade em quadra e fechar o primeiro tempo na frente por 39 a 25.

O Joinville voltou do intervalo melhor e começou o processo de reação, liderados pelos alas Audrei e André, cestinhas da equipe catarinense com 16 pontos cada. No entanto, a noite era da Liga Sorocabana, que impôs sua defesa e segurou a vitória até o final.

“É uma satisfação muito grande. A equipe foi muito bem na defesa, sofremos apenas 63 pontos. Se conseguirmos manter esse desempenho, de sofrer apenas 63 pontos, virão muitas outras vitórias. E hoje todo mundo entrou alegre e motivado e foi isso que nos deu essa vitória”, comentou o pivô Rafael Mineiro.

Visivelmente emocionado, o técnico e presidente da Liga Sorocabana, Rinaldo Rodrigues, chorou ao final da partida e revelou que este é um sonho que foi realizado.

“Para mim, esse resultado significa muito. Fomos agraciado com essa vitória sobre uma equipe grande e de tradição no basquete nacional. E é um sonho de qualquer equipe poder disputar o NBB”, declarou.

Já o Tijuca, conquistou uma vitória importante fora de casa, após três derrotas no NBB. O pivô Coloneze foi o destaque do time carioca com 18 pontos e nove rebotes. Pelo Minas, o argentino Luciano Gonzalez foi o cestinha, com 19 pontos.

O time visitante começou bem a partida e logo nos primeiros minutos assumiu a frente do placar. Liderados pelo armador Arnaldinho e pelo pivô Coloneze, o Tijuca fechou o primeiro tempo na liderança por 34 a 30.

No terceiro quarto, o Minas continuou não fazendo uma boa partida no ataque e, com isso, os cariocas aproveitaram para abrir vantagem no marcador (44 a 32). Nesse momento, o técnico Raul Togni chamou a atenção da equipe, que voltou mais atenta, principalmente na defesa. O ala/armador argentino Luciano Gonazalez liderou a ofensiva mineira que chegou a encostar no adversário (48 a 47). Porém, a experiência dos cariocas prevaleceu e o Tijuca não permitiu a reação mineira.

“Não fizemos bons três primeiros jogos, ainda falta um pouco de conjunto, mas essa vitória nos dá um alívio e nos motiva para a sequência do campeonato”, afirmou o armador Manteguinha. “A gente está evoluindo, principalmente na defesa, e isso vem fez a diferença hoje”, completou.

Confira os resultados da quarta rodada do NBB:

26/11 (Sábado)
Flamengo 110 x 72 Uniceub/BRB/Brasília
Minas Tênis Clube 62 x 73 Tijuca/Rio de Janeiro
Paulistano/Unimed 94 x 81Unitri/Universo
Pinheiros/SKY 102 x 69 Vivo/Franca
Itabom/Bauru 84 x 78 São José/Unimed/Vinac
Liga Sorocabana 77 x 63 Cia. do Terno/Romaço/Joinville
Vila Velha/Garoto/BMG 51 x 99 Winner/Limeira