
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
29/07
30/07
31/07
01/08
02/08
03/08
04/08
12/09

Cada vez melhor


Regatas - Campinas
Taubaté deslancha a partir do 2º quarto, bate anfitrião Regatas (SP) e chega ao oitavo triunfo na LDB 2014; equipe segue próxima à zona de classificação
Por Liga Nacional de Basquete


O Taubaté Basketball segue na cola do grupo dos oito primeiros colocados da LDB 2014. Nesta sexta-feira, na rodada de abertura da terceira etapa, a equipe do Vale do Paraíba levou a melhor sobre o anfitrião Regatas (SP), por 71 a 40, e se manteve próximo à zona de classificação à fase da maior competição de base do basquete brasileiro.
Este foi o oitavo triunfo em 13 partidas disputadas do time dirigido pelo técnico Jaú em 13 partidas disputadas. Com a campanha, a equipe paulista se manteve empatada com Franca, Basquete Curitiba e Paschoalotto/Bauru e segue próxima do Flamengo, dono da oitava posição, com nove vitórias também em 13 jogos realizados.
+ Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da edição 2014 da LDB
Autor de 14 pontos, com direito a quatro arremessos certeiros da linha de três pontos, o armador Juninho teve grande importância para a construção do resultado positivo do Taubaté e foi o cestinha da partida, seguido por seus companheiros Igor e Jorginho, que marcaram 13 e 11 pontos, respectivamente.
“Quando a competição começou a gente sabia que seria muito difícil brigar pela classificação. Agora, com o caminhar das coisas, estamos vendo que podemos chegar lá. Vamos continuar pensando jogo a jogo, mas sabendo que estamos no bolo que briga para se classificar”, disse o cestinha Juninho.
Um dos anfitriões da terceira etapa da LDB 2014 – as outras três sedes são em Uberlândia (MG), Macaé (RJ) e Porto Alegre (RS) -, o Regatas, da cidade de Campinas, conheceu seu 12º resultado negativo em 13 jogos disputados na competição Sub-22.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
O jogo
O começo do duelo foi bastante dinâmico. Apresentando muita energia a cada posse de bola, os dois times iniciaram muito bem o duelo e se alternaram na liderança durante praticamente todo o primeiro quarto. Enquanto o Regatas teve sua pontuação baseada apenas em três jogadores – Rafael, João e Léo marcaram 17 dos 20 pontos da equipe na parcial –, o Taubaté contou com um jogo coletivo e sete jogadores pontuaram no período inicial. A força do grupo dos comandados de Jaú fez a diferença e a equipe do Vale do Paraíba conseguiu fechar os primeiros dez minutos do duelo na frente, mas por apenas cinco pontos (23 a 18).
O que estava bom para o Taubaté ficou ainda melhor no segundo quarto. Com uma defesa por zona, a equipe dificultou a produção dos campineiros e teve liberdade para contra-atacar. Desta maneira, o time dominou completamente o período e deslanchou. Ainda com uma pontuação bastante dividida entre seus jogadores, o esquadrão do técnico Jaú venceu o período por 17 a 4 e abriu 18 pontos de frente antes da chegada do intervalo (40 a 22).
Na volta dos vestiários, o domínio do jogo seguiu com o Taubaté. Ainda sem dar espaços aos adversários e com muita paciência em suas movimentações ofensivas, o time azul e branco não teve maiores dificuldades para seguir ampliando a diferença no placar. Então, depois de vencer o terceiro quarto por tranquilos 18 a 8, os comandados de Jaú chegaram para a parcial final com o placar em 58 a 30 a seu favor.
O último período em nada alterou o roteiro do jogo. Sem forças para reagir, o Regatas seguiu com dificuldades para pontuar. Enquanto isso, o Taubaté conseguiu administrar muito bem o ritmo do jogo e confirmou seu oitavo triunfo na LDB 2014 com tranquilidade.
“Não marcamos bem no primeiro quarto. Depois, a partir do segundo, melhoramos muito a defesa e foi isso que ganhou o jogo para nós. Fechamos uma defesa por zona e tivemos boas saídas para os contra-ataques. Depois, soubemos controlar o jogo e confirmamos a vitória”, analisou Juninho, armador do Taubaté.