HOJE
Processo
Por Marcius Azevedo
CAIXA/Brasília Basquete conquista vaga inédita na Copa Super 8 por confiar na construção de uma equipe que começou lá atrás com Dedé Barbosa e agora está dando frutos
A definição principal para o substantivo masculino processo no dicionário Michaelis é ação ou operação contínua e prolongada de alguma atividade. A temporada 2024/25 do CAIXA/Brasília Basquete se encaixa perfeitamente neste contexto. A equipe do técnico Dedé Barbosa saiu da lanterna da última edição do NBB CAIXA para se posicionar no topo da tabela por confiar em um processo de construção que começou há pelo menos duas temporadas.
Com 11 vitórias em 15 jogos, o time do DF ocupa o terceiro lugar na classificação, com 73,3% de aproveitamento, atrás apenas de KTO Minas e Flamengo. O excelente desempenho garantiu o CAIXA/Brasília Basquete pela primeira vez na Copa Super 8, torneio que reúne os oito melhores do primeiro turno e está agendado entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025.
“Olhando para trás, vemos um processo longo. Passamos por muitas coisas internamente, mudanças e convicções que foram mudando com tempo. Foram duas temporadas nos reestruturando internamente e suportando o processo. Montamos uma equipe cascuda, jogadores experientes, mas, ao mesmo tempo, com um físico excelente. Estamos fazendo bons jogos, mas ainda precisamos melhorar muitos pontos. Como o processo interno caminhou, o processo na quadra será o resultado desse trabalho”, afirmou Dedé Barbosa. “Conseguir essa classificação é algo importante para o processo, para o time e, principalmente, para a cidade que nunca viu a equipe no Super 8. Mas seguimos confiando no nosso trabalho, se mantivermos assim, vamos conseguir ótimos resultados para Brasília”, completou.
A vaga foi conquistada com uma vitória sobre o Pato Basquete em uma atuação que resume muito bem o que o time candango tem reproduzido em quadra na atual edição do NBB CAIXA: pace (ritmo) acelerado e muitos chutes de três pontos, inclusive em transição. No triunfo de segunda-feira (16/12), foram 15 arremessos convertidos do perímetro em 32 tentativas, um aproveitamento de 47%.
A química tem sido perfeita entre os jogadores. O elenco foi muito bem estruturado para esta temporada. O técnico Dedé, o coordenador Fúlvio e o supervisor Pedrinho Rava entenderam bem o propósito do time e souberam garimparam o mercado de transferências para montar um time com alto QI de basquete. Ao todo foram 10 reforços: Gemadinha, Von Haydin, Nesbitt, Magna, Matheus Bonfim, Anderson Rodrigues, Lucas Lacerda, Pedro Mendonça, Cook e Guilherme.
Após três temporadas longe do NBB CAIXA, o armador Anton Cook voltou com tudo e tem sido o principal pontuador da equipe do DF. São 20 pontos de média para o americano, que está atrás apenas de Dontrell Brite, do Bauru Basket, que registra 21,9. Além disso, outros quatro jogadores têm médias de mais de 13pontos: Lucas Lacerda (14,8), Von Haydin (14,6), Gemadinha (14,3) e Nesbitt (13,3). Não à toa, o CAIXA/Brasília tem o melhor ataque do campeonato, com 83,6 pontos por jogo.
Para Guilherme Magna, capitão da equipe do DF, para o processo ter ainda mais sucesso é necessário seguir trabalhando, sempre buscando melhorar o rendimento para conseguir erguer taças. “Estamos muito felizes com essa classificação para o Super 8. O time merece, Brasília merece, nossa torcida merece. Sem dúvida nenhuma é fruto do nosso trabalho, um trabalho muito sério que estamos fazendo diariamente, com muita dedicação, com muita intensidade e ver os resultados é sempre muito bacana”, disse o pivô. “A classificação é muito pouco. A nossa ambição é muito maior do que isso, o nosso objetivo é sempre ser campeão, queremos conquistar o título da Super 8, mas isso é só uma parte do campeonato. O campeonato é muito mais longo, vamos com o pezinho no chão. Claro que sempre sonhando muito alto, mas o pezinho no chão. O trabalho vai nos levar onde queremos chegar.”
Como o processo é contínuo, Dedé Barbosa já está pensando no passo seguinte: se posicionar na melhor colocação possível para ter vantagem de decidir em casa na Copa Super 8. “É campeonato tiro curto com as oito melhores equipes do momento, cada detalhe, cada decisão faz a diferença. E nossa torcida vem sendo incrível. Apoiando o jogo todo e empurrando nossa equipe. Então vamos em busca sim desse mando de quadra”, finalizou o treinador.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.