HOJE
Festa do basquete
Por Liga Nacional de Basquete
CAIXA e Loterias CAIXA contribuem para fazer do Jogo das Estrelas 2024 a experiência completa para o fã da modalidade
O Jogo das Estrelas 2024 foi uma grande celebração do basquete que aconteceu entre 11 e 17 de março em São Paulo e que não teria sido possível sem o apoio da CAIXA e das Loterias CAIXA. Patrocinadora máster do NBB CAIXA, as duas instituições participaram de todas as etapas do evento, desde o próprio duelo entre os astros do basquete nacional e da noite dos torneios individuais, até as ativações da fan zone e o Seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário”, que ocorreu na FIESP.
Festa no Ibirapuera

CAIXA montou espaço de 200m² na fan zone no Ibirapuera (Fotojump/LNB)
O Ginásio do Ibirapuera foi a casa do Jogo das Estrelas 2024, mas a festa não aconteceu apenas na quadra e nas arquibancadas. Na parte externa, foi montada uma fan zone gratuita com diversas atrações e ativações para o apaixonado pelo basquete.
De sexta-feira (15/03) a domingo (17/03), o público pôde visitar o stand de mais de 200m² montado pelas Loterias CAIXA: um espaço moderno, divertido e interativo, com jogos eletrônicos de última geração para transportar o fã do esporte ao universo das quadras e da bola laranja. O espaço contou ainda com uma “árvore de basquete” para arremessos do visitante, além de personalização de camisetas e distribuição de brindes, tudo isso com muita música e performances de break dance.
A CAIXA ainda proporcionou o contato dos fãs de basquete com seus ídolos. No sábado (16/03), dia do Jogo das Estrelas, o stand das Loterias CAIXA recebeu Felipe Motta (Flamengo), Corvalán (UNIFACISA), Hettsheimeir (Corinthians), Douglas dos Santos (Coop/São José) e Augusto (Coop/São José), que participaram das atividades do local e atenderam os torcedores.
Tratamento VIP

Giovannoni e Hettsheimeir interagir com torcedores no stand da CAIXA (Fotojump/LNB)
Os clientes CAIXA aproveitaram o Jogo das Estrelas com um gostinho ainda mais especial. Além de descontos especiais na compra dos ingressos, eles puderam vivenciar experiências únicas. Na sexta-feira (15/03), houve dois treinos abertos aos clientes CAIXA, que tiveram a oportunidade de conversar, tirar fotos e pegar autógrafos dos principais jogadores do basquete brasileiro.
Tanto no dia do Torneios de Habilidades Penalty, do Torneio de 3 Pontos Sportsbet.io e do Torneio de Enterradas, quanto no do Jogo das Estrelas, havia um setor de cadeiras inferiores no Ginásio do Ibirapuera inteiro reservado para clientes CAIXA e Loterias CAIXA.
Durante os eventos, o público que estava no Ginásio do Ibirapuera teve a certeza de que a CAIXA fazia parte da festa, afinal, a marca era constantemente mostrada nos painéis de LED ao redor da quadra, no mega telão instalado no ginásio e em todas as comunicações visuais do evento.
Representantes da CAIXA também estiveram presentes durante as premiações da festa. Gerson Bordignon, Superintendente Nacional de Patrocínios, Eventos e Promoção da CAIXA, deu o troféu de campeão do Torneio de Enterradas a Zu Jr. Já Sérgio Henrique de Oliveira Bini, Vice-Presidente de Fundos de Investimento da CAIXA, entregou uma homenagem ao pós-jogador Valtinho. E Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho, Vice-Presidente Agente Operador Loterias CAIXA, concedeu o prêmio de MVP da final do Jogo das Estrelas a Lucas Dias. Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho também foi à quadra para receber uma homenagem da Liga Nacional de Basquete à CAIXA.

Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho (D) entregou troféu de MVP a Lucas Dias (Fotojump/LNB)
E sabe quem mais recebeu um prêmio da CAIXA? O público, que, durante o Jogo das Estrelas, foi brindado com a apresentação dos especialistas em enterradas do grupo Dunklab para animar a torcida nas paralisações da partida.
Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho falou sobre a parceria entre a entidade e a Liga Nacional de Basquete para o Jogo das Estrelas.
“Foi uma grande satisfação poder participar desse momento de festa do basquete nacional. Preparamos diversas ações para o fã do basquete no Jogo das Estrelas. O apoio ao esporte brasileiro que as Loterias CAIXA e a CAIXA fazem não é de hoje. Há muitos anos, as duas instituições vêm promovendo o desenvolvimento de atletas de elite e de base nas mais diversas categorias e modalidades, seja por meio dos repasses sociais, seja pelos patrocínios. Isso tem se traduzido não só em resultados, títulos, medalhas, mas beneficiando também toda a sociedade”, comentou Pedro Ermirio Freitas.
Ver esta publicação no Instagram
Sustentabilidade
A preocupação da CAIXA não se restringiu apenas a oferecer divertimento aos seus clientes e ao público geral, mas também com o impacto ambiental do Jogo das Estrelas. Por isso, foi implementada, em parceria com a empresa Valora, a Coleta Seletiva CAIXA.
A ação disponibilizou lixeiras específicas para o descarte adequado pelo público, o treinamento da equipe de limpeza para a coleta e armazenamento e transporte dos resíduos.
Foram coletados e encaminhados para a Flacipel, cooperativa especializada em reciclagem, um total de 3,4 toneladas de resíduos. O transporte foi realizado com compensação de carbono.
O futuro do esporte
A atração que abriu a semana de eventos do Jogo das Estrelas foi o Seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário”, sediado no Teatro SESI, na sede da FIESP, em São Paulo, nos dias 11 e 12/03, e organizado pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a plataforma Lei em Campo. A CAIXA também marcou presença nos debates sobre o futuro do esporte no país.
CEO das Loterias CAIXA, Luciola Aor Vasconcellos participou do painel “O financiamento do esporte”, mediado por Alvaro Cotta (diretor de Marketing da LNB) e que também teve participação de Evandro Figueira (vice-presidente da IMG), Fábio Wolff (Wolff Sports & Marketing) e Emerson Apell (Gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC).
A CAIXA, através das Loterias CAIXA, é uma das empresas que mais fomenta o esporte no Brasil. Só em 2023, foram R$ 10,8 bilhões em repasses sociais e R$ 1,7 bilhão repassado diretamente para entidades esportivas. Luciola Aor Vasconcellos falou sobre os objetivos da estatal com estas ações.
“Acho que o objetivo é fomentar principalmente o desenvolvimento. Quando a gente fala de esporte, não estamos falando só do atleta de alto rendimento. Faz parte do processo, mas a gente foca muito na base, no desenvolvimento social, no desenvolvimento das crianças desde a origem para que a gente possa ter essa peneira. E é claro, o alto rendimento é uma consequência disso, mas o foco é mesmo o desenvolvimento. Hoje a CAIXA financia 92 centros de desenvolvimento do esporte em todas as regiões do país. São 27 de excelência. Nós estimamos que são 150 mil pessoas beneficiadas com esse financiamento”, explicou a CEO das Loterias CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS, UMP e Paraty Energia e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca